ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae RN e Sinduscon consolidam rede colaborativa em prol do desenvolvimento sustentável da construção civil

A ELICC reflete um movimento inédito de colaboração entre instituições, empresas e poder público em prol da inovação na construção civil potiguar
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

O Rio Grande do Norte deu mais um passo decisivo para o fortalecimento da inovação e da sustentabilidade na construção civil. Após meses de articulações e workshops, foi lançado oficialmente na última quarta-feira (5) o Ecossistema Local de Inovação da Construção Civil (ELICC), iniciativa voltada a promover o desenvolvimento tecnológico, inovação, a integração entre os diferentes agentes do setor e a criação de um ambiente mais competitivo e sustentável.

Em cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), o Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN), apresentou os resultados do mapeamento realizado neste segundo semestre, que identificou os principais atores (construtoras e outras empresas privadas, universidades, bancos, instituições do setor público), recursos (editais, parcerias, incubadoras, startups, ONGs, entre outros), eventos de inovação (Cientec – UFRN, Expo UnP, Go! RN – Sebrae, Brasil Offshore, entre outros) e programas de incentivos (feiras, eventos, cursos).

Também foram detalhados o propósito do ecossistema, o plano estratégico estruturado pelo método OKR (Objectives and Key Results) e a governança que conduzirá as próximas etapas do projeto.

“O lançamento do ELICC marca um novo capítulo para a construção civil do Rio Grande do Norte. Pela primeira vez, conseguimos integrar de forma estruturada todos os agentes do setor em torno de um propósito comum: impulsionar a inovação e a sustentabilidade. Esse ecossistema será fundamental para fortalecer a competitividade das empresas, estimular o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo, aprimorar a formação profissional e preparar o mercado potiguar para os desafios de um novo ciclo de crescimento”, comemora Sérgio Azevedo, presidente do Sinduscon-RN.

Movimento de união e transformação
A criação do ELICC reflete um movimento inédito de colaboração entre instituições, empresas e poder público em prol da inovação na construção civil potiguar. O projeto nasce de uma parceria sólida entre o Sinduscon-RN e o Sebrae-RN, com apoio estratégico, e tem como objetivo transformar desafios do setor em oportunidades de desenvolvimento sustentável e competitivo.

“O ELICC é um exemplo concreto de como a cooperação pode gerar transformação. Ao reunir empresas, entidades e instituições de ensino, estamos criando as condições para que a inovação aconteça de forma estruturada e com impacto real no setor produtivo. O Sebrae acredita que o desenvolvimento sustentável nasce quando o conhecimento se transforma em ação coletiva”, destaca Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN.

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, reforça a importância da iniciativa como catalisadora de avanços tecnológicos e de competitividade para o estado. “O ecossistema é um passo decisivo para consolidar uma nova mentalidade na construção civil do Rio Grande do Norte. Quando unimos esforços e compartilhamos conhecimento, fortalecemos toda a cadeia produtiva, criamos oportunidades e impulsionamos a economia de forma mais inteligente e sustentável”, afirma.

Além do Sinduscon-RN, Sebrae-RN e Fiern, participam da governança do ELICC instituições como Senai, Coopercon, Metrópole Parque UFRN, ITNC-IFRN, Pax, CREA-RN, Idema, Corpo de Bombeiros, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Objetivos e perspectivas
O ELICC está alicerçado em cinco grandes objetivos estratégicos, de acordo com a metodologia já aplicada pelo programa adotado pelo Sebrae RN. São eles: estruturar o intercâmbio de boas práticas entre construtoras, com a meta de identificar seis boas práticas; promover três Reuniões Tecnológicas para divulgação dessas iniciativas e criar um Núcleo de Estudo, Pesquisa e Tendências da Construção Civil, voltado à geração de conhecimento e inovação no setor.

Fomentar a automatização dos processos de análise e aprovação de projetos, promovendo maior agilidade nas legalizações. A meta é reduzir em 50% os prazos de aprovação e garantir integração total entre os órgãos municipais responsáveis pela legalização dos projetos.

Fortalecer a digitalização das obras de infraestrutura do Rio Grande do Norte, por meio da implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling) em cinco projetos, da capacitação de 50 profissionais na ferramenta e da divulgação de três cases de sucesso em digitalização de obras no estado.

Estimular negócios inovadores que solucionem as principais dores da construção civil, por meio da realização de um Fórum de Inovação e da criação de uma plataforma digital voltada ao mapeamento de desafios e conexão dos atores do ecossistema.

E por fim, fortalecer a integração entre Indústria e Comércio Varejista para fomentar a inovação e a inserção de tecnologias na Cadeia de Fornecimento, desenvolvendo maior competitividade e melhorando a experiência do cliente da Construção Civil do RN. A meta é atingir pelo menos 30% de adesão entre parceiros varejistas e industriais e elevar em 20% o índice de satisfação do cliente da construção civil potiguar, promovendo uma experiência mais moderna, eficiente e sustentável.

Cada objetivo foi desdobrado em grupos de trabalho, responsáveis por planejar e executar as iniciativas que darão forma a esse ecossistema de inovação, com metas e ações programadas até 2027.

-

*Com informações da Sinduscon

  • ELI Construção Civil