O Sebrae-RN está investindo em tecnologia para fortalecer a bovinocultura potiguar em 2025, com o objetivo de melhorar a qualidade da carne e aumentar a produtividade dos produtores no estado. Como parte dessa iniciativa, a instituição vai facilitar aos criadores o acesso à ferramenta de ultrassonografia Software BIA, que, por meio de análises detalhadas dos animais, visa agregar valor ao produto final e ampliar a rentabilidade do setor.
A nova tecnologia, inédita no Nordeste, foi apresentada em uma palestra por videoconferência, pelo zootecnista Caio Moura, da DGT Brasil, durante o Seminário de Bovinocultura, evento que fez parte da programação da Agência Sebrae na Festa do Boi 2024, nesta sexta-feira (18). A DGT, empresa americana fundada em 1995, referência mundial no desenvolvimento de softwares de interpretação de imagens de ultrassonografia de carcaças de bovinos, suínos, aves e ovinos, opera no Brasil desde 2005.
Segundo Nilson Dantas, analista técnico e gestor da Bovinocultura do Sebrae-RN, a instituição facilitará o acesso à tecnologia por meio do programa SebraeTec, que disponibiliza um subsídio de 70% no custo do equipamento. “A ideia é trazer ao produtor ferramentas para um diagnóstico mais preciso. Vamos iniciar o próximo ano com o uso do ultrassom de carcaça, por meio do SebraeTec. É uma nova ficha técnica que está sendo criada para os produtores do RN”, conclui.
Metodologia do Software BIA
Sobre o funcionamento da ferramenta, Caio Moura explica que a ultrassonografia vai além da simples pesagem dos animais, analisando a composição das carcaças. “Animais com o mesmo peso podem ter quantidades diferentes de músculos, gordura e ossos, o que impacta diretamente na qualidade da carne”, afirma.
O Software BIA coleta e armazena imagens que fornecem informações detalhadas sobre a área de olho-de-lombo, espessura de gordura e marmoreio, características essenciais para garantir uma carne de qualidade superior. “Com essas imagens, conseguimos avaliar o marmoreio da carne, que traz mais sabor, suculência e maciez, além de identificar o tamanho do contrafilé e a espessura da gordura”, destaca Moura.
A ferramenta oferece previsões de qualidade ainda no animal vivo, facilitando a seleção dos melhores indivíduos para reprodução e padronização de carcaças, tanto para a engorda comercial quanto para cortes gourmet.
Produtores do RN
Para os produtores, essa tecnologia traz um avanço significativo, como destaca Eduardo de Paula Melo, sócio-diretor da Corte 84. “É uma ferramenta importante para tornar o melhoramento genético dos animais mais assertivo, especialmente na seleção de fêmeas, baseada no objetivo de produção de cada um. O foco é o desempenho dos animais e o rendimento da carcaça”, compartilha. A empresa, que detém toda a cadeia de produção, desde o abate até o processamento, comercializa atualmente mais de 100 produtos no RN e já planeja expandir para estados vizinhos.
Melo ressalta a importância de pensar a longo prazo, especialmente do ponto de vista de um frigorífico. “Podemos ver os efeitos desse tipo de visão no sucesso do projeto Leite Genética, que começou como um projeto embrionário. Após três anos, os resultados foram visíveis, com o rebanho melhorando ano após ano. Hoje, esse sucesso é fruto de um sonho e da visão de alguém lá atrás, e o projeto se tornou uma referência para outros estados”, conclui.
Sebrae na Festa do Boi
A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição. A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.