ASN RN
Compartilhe

Sebrae/RN reforça compromisso com a sustentabilidade

Instituição recebeu certificação de Impacto Positivo pela neutralização de 1.300 tons de CO2
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O Sebrae-RN ganhou reconhecimento ao ser certificado como Empresa de Impacto Positivo pela Plantis Inteligência em Sustentabilidade, em uma premiação que ressalta as iniciativas sustentáveis conduzidas pela instituição em diversos eventos em que realiza. A entrega do certificado, realizada no dia 20 de março, destacou as ações de compensação de emissões de gás carbônico acumuladas ao longo de três anos (2021, 2022 e 2023).

Durante esse período, a instituição neutralizou mais de 1.300 toneladas de CO₂, fruto da estratégica aquisição de créditos de carbono. Em especial, para os anos de 2022 e 2023, foram comprados 1.097 créditos que correspondem a reduções certificadas na emissão de gases de efeito estufa. Esses créditos foram obtidos junto aos projetos; Teerus Carbon Coffee, que impulsiona a agricultura regenerativa – uma prática que restaura e fortalece a saúde do solo e dos ecossistemas agrícolas, ao mesmo tempo em que retira da atmosfera uma tonelada de CO₂ por crédito e o Projeto MDL da Usina Eólica Porto do Delta voltado para geração de energia renovável que utiliza recursos energéticos eólicos no Delta do Parnaíba, no Piau .

“A conquista ressalta o compromisso ambiental do Sebrae/RN, em promover práticas de baixo impacto ambiental e em alinhar suas ações com as tendências de mercado e regulamentações ambientais vigentes. Por meio dessas ações, vamos buscando promover a economia verde no Rio Grande do Norte, incentivando projetos ambientais que pavimentam o caminho para uma transição efetiva rumo a uma economia de baixo carbono. É o nosso compromisso com a diminuição de gases de efeito estufa”, disse João Hélio Cavalcanti, diretor Técnico do Sebrae-RN.

Em 2025, a instituição segue ampliando sua atuação sustentável. Em janeiro, o Sebrae-RN firmou parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar. Nesse acordo, a Agência do Sebrae no município destinou material reciclável, de forma quantificada, à Associação de Catadores da cidade, demonstrando o comprometimento com a responsabilidade socioambiental. Além disso, novas medidas direcionadas à sustentabilidade já estão sendo planejadas para os próximos eventos, reforçando o papel do Sebrae-RN no cenário ambiental e econômico regional.

Segundo Rejane Monteiro, gerente da Unidade de Gestão Administrativa, que coordenou as atividades “essa trajetória exemplifica como práticas sustentáveis podem gerar impactos positivos, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, servindo de inspiração para outras organizações que buscam integrar a sustentabilidade em suas estratégias de atuação”.

A certificação como Empresa de Impacto Positivo representa mais do que um reconhecimento, representa uma materialização do compromisso contínuo do Sebrae-RN com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. A neutralização de mais de 1.300 toneladas de CO₂, por meio da aquisição estratégica de créditos de carbono, reflete uma atuação planejada, consciente e alinhada às boas práticas ambientais.

  • Carbono verde
  • Sustentabilidade