ASN RN Atualização
Compartilhe

Startup Day movimenta ecossistema de inovação e destaca potencial de games no RN

Evento reforça potencial de Caicó como berço de novas startups e soluções inovadoras
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Caicó sediou, no último sábado (21), mais uma edição do Startup Day, evento nacional promovido pelo Sebrae que acontece simultaneamente em diversas cidades do Brasil. Realizado no auditório da Faculdade Caicoense Santa Teresinha (FCST), o encontro reuniu universitários, empreendedores, empresários e representantes do setor público em torno de um objetivo comum: discutir inovação, tecnologia e novas possibilidades de negócios a partir da realidade local.

Em sua quarta edição no município, o Startup Day consolidou-se como um espaço estratégico para fortalecer o ecossistema de inovação do Seridó. Com a temática “Gamificação além dos jogos: aplicações em educação, saúde e negócios”, o evento trouxe reflexões sobre como o universo dos games ultrapassa o entretenimento e já impacta setores fundamentais da sociedade, além de movimentar uma economia global em expansão.

Pedro Medeiros, gerente da Agência Sebrae Seridó Ocidental, em Caicó.

O gerente da Agência Sebrae Seridó Ocidental, Pedro Medeiros, destacou o papel do evento como ponte entre diferentes atores do desenvolvimento regional. “O Startup Day é um momento em que as vertentes do Sebrae que trabalham fortemente o empreendedorismo de inovação buscam fortalecer a conexão entre o ambiente acadêmico, os estudantes, as empresas e os setores econômicos da região. A ideia é que essa comunidade desenvolva soluções inovadoras que catalisem o desenvolvimento regional”, afirmou Pedrinho do Sebrae.

Para o analista técnico do Sebrae, Ítalo Bruno, o evento também marca o início de uma agenda mais ampla de ações voltadas à inovação. “O Startup Day é o ponto de partida para os eventos e ações que o Sebrae promove ao longo do ano. A proposta é engajar as pessoas e estimular o surgimento de novas soluções e startups, conectando os participantes a iniciativas como o Startup Weekend, o GoRN e o Startup Summit”, explicou.

A escolha da temática voltada à gamificação, segundo o analista, está alinhada ao potencial local. “Caicó possui cursos como Sistemas de Informação e Engenharia de Software, que juntos têm grande capacidade de desenvolvimento. Além disso, a economia dos jogos já movimenta um faturamento superior ao da indústria cinematográfica, o que demonstra o tamanho das oportunidades”, acrescentou.

A programação reuniu nomes de referência no cenário da inovação, tecnologia e empreendedorismo, promovendo debates e troca de experiências. Entre os destaques estiveram representantes de instituições de ensino, startups e iniciativas ligadas ao desenvolvimento tecnológico.

Coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica do IFRN Caicó, Francisco Souza, contribuiu com o evento representando as instituições de ensino.

O coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica do IFRN Caicó, Francisco Souza, ressaltou a importância da integração promovida pelo evento. “O Startup Day proporciona a conexão entre estudantes, professores, empresários e diversos atores do empreendedorismo. Esse ambiente favorece o desenvolvimento de soluções e fortalece a inovação na nossa cidade”, destacou.

Segundo ele, o IFRN tem papel ativo nesse processo, por meio de projetos de pesquisa, extensão e da incubadora tecnológica, que apoia ideias desde a fase inicial até a entrada no mercado. “Qualquer pessoa da comunidade pode submeter seu projeto e passar por uma jornada de mentorias, pré-incubação e incubação. Isso fortalece o empreendedorismo local”, explicou Francisco Souza.

A presença de startups também evidenciou o potencial inovador da região. Emanuel Bruno, idealizador da startup Auris, apresentou uma solução voltada para pessoas com deficiência visual. “Estamos desenvolvendo um aplicativo que reconhece o ambiente, identifica obstáculos e orienta o usuário por meio de áudio durante o trajeto. É uma solução que une tecnologia e impacto social”, afirmou.

Para ele, o Startup Day tem papel fundamental nesse processo. “É um evento que provoca as pessoas a pensarem fora da caixa, a criarem soluções e a inovarem no dia a dia. Caicó é um polo onde surgem grandes ideias e precisamos fortalecer esse movimento”, completou.

Emanuel Bruno, idealizador da startup Auris, e Soniete Carvalho, da Empregacitar.

Além de Caicó, o Startup Day foi realizado em outros municípios potiguares, como Assú, Currais Novos, Macaíba, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz, ampliando a conexão entre os diferentes polos de inovação do estado.

Ao reunir universidade, mercado, poder público e sociedade civil, o Startup Day reafirma que a inovação também nasce no interior e pode gerar soluções com impacto regional e nacional.

Empregacitar transforma realidades e fortalece liderança feminina

Entre os exemplos de impacto social apresentados durante o evento está a startup Empregacitar, que atua na inserção e recolocação de pessoas no mercado de trabalho, com foco especial em mulheres.

Representada por Soniete Carvalho, a iniciativa surgiu a partir da participação em uma edição anterior do próprio Startup Day. “Eu sou fruto de um Startup Day. Foi nesse evento que despertou em mim o desejo de empreender e de criar uma solução para uma dor existente na nossa região”, contou.

A Empregacitar trabalha com capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, preparando os participantes antes mesmo do ingresso nas empresas. Atualmente, cerca de 80% do público atendido é composto por mulheres que estavam fora do mercado de trabalho.

“Atualmente, atendemos cerca de 500 pessoas, sendo mais de 400 mulheres. Nosso objetivo é não apenas inserir essas pessoas no mercado, mas ajudá-las a se reconhecerem como agentes de desenvolvimento”, destacou Soniete.

A startup também está desenvolvendo um projeto tecnológico com uso de inteligência artificial para tornar processos seletivos mais assertivos, conectando empresas e candidatos de forma mais eficiente.

O Sebrae tem sido parceiro direto da iniciativa, especialmente por meio do edital Regenera, voltado para negócios de impacto socioambiental. “O Sebrae foi fundamental tanto na conexão com o ecossistema quanto no apoio financeiro e nas mentorias que impulsionaram o nosso crescimento”, reforçou.

Ecossistema de games cresce e desponta como oportunidade no RN

A temática da edição 2026 do Startup Day em Caicó trouxe à tona o crescimento do mercado de jogos eletrônicos no Rio Grande do Norte, destacando novas possibilidades profissionais e de negócios.

Para Tábata Diniz, presidente da Federação de Esportes Eletrônicos do RN, o estado já ocupa posição de destaque nacional. “Hoje o Rio Grande do Norte é referência no desenvolvimento de políticas públicas e oportunidades para jovens no cenário dos esportes eletrônicos. Existe uma demanda gigantesca, porque praticamente todo mundo já teve contato com jogos em algum momento da vida”, afirmou.

Tábata Diniz e Klebia Karina, empreendedoras da área de Games, compartilham suas experiências.

Apesar do potencial, ela ressalta que ainda há espaço para crescimento. “Precisamos deixar de ser apenas consumidores e nos tornarmos produtores. O mercado de games é um negócio e precisa ser encarado com gestão, planejamento e visão empreendedora”, pontuou.

A profissionalização do setor envolve diversas áreas, como desenvolvimento de jogos, produção de eventos, psicologia, nutrição e streaming, ampliando as oportunidades para quem deseja atuar no segmento.

Outro destaque é o desempenho do estado em competições internacionais. Segundo Klebia Karina, organizadora da Game Jam Plus no RN, o estado já conquistou reconhecimento global. “Já fomos a série do mundo com maior número de troféus na Copa Internacional de Desenvolvimento de Jogos. Hoje temos projetos competindo com mais de 30 países, o que mostra o nível dos nossos desenvolvedores”, destacou.

A Game Jam Plus, inclusive, vai além da criação de jogos, incentivando o empreendedorismo. “Os participantes não apenas desenvolvem protótipos, mas também aprendem a apresentar seus projetos para investidores, transformando ideias em negócios”, explicou.

-

  • Ecossistema de Inovação
  • Inovação
  • Startup Day