Um dos principais programas de aceleração de startups do Nordeste, o Startup Nordeste anunciou, nesta quarta-feira (26), os 60 projetos inovadores selecionados para a terceira e última fase do ciclo 2024/2025. As startups escolhidas terão acesso a capacitações e mentorias especializadas e receberão a Bolsa Sócio-Empreendedor, no valor mensal de R$ 6.500,00, pelo período de seis meses.
A atual edição do programa iniciou em agosto de 2024, tendo destaque para o Rio Grande do Norte, com 233 startups selecionadas entre as centenas de candidaturas inscritas. Na primeira fase, os participantes receberam capacitação e apoio estratégico na chamada etapa de pré-aceleração. Desses, 80 avançaram para a fase seguinte, dedicada ao programa de aceleração, e agora 60 startups seguem para a etapa final.
Nesta edição, o Startup Nordeste conta com a parceria do Sebrae Nacional, Sebrae-RN e da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN).

Uma das startups classificadas é a BRCLightning, fundada pelo engenheiro eletricista Biagione Rangel. A empresa desenvolveu um aplicativo para avaliação da efetividade do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, os chamados para-raios, e auxiliar no seu dimensionamento.
Já aposentado, Biagione conta que foi contratado para analisar sistemas de proteção contra raios, percebeu que muitos apresentavam desvios normativos. Em vez de prover proteção às instalações, essas falhas poderiam, na verdade, potencializar os riscos.
Biagione já participou do programa Centelha, que o ajudou a transformar a ideia em negócio. Agora, com os recursos do Startup Nordeste, pretende desenvolver os canais de venda e comercialização do seu software. Inicialmente, o foco será no Rio Grande do Norte e na Paraíba, com planos de expansão nacional e internacional.
Para solucionar o problema identificado, facilitar sua análise e embasar recomendações corretivas, ele codificou as normas em equações matemáticas e as implementou em um software. Dessa forma, uma análise que antes levava horas pode ser realizada em poucos minutos em um dispositivo eletrônico, como um notebook ou smartphone.
Segundo o engenheiro, somente no Brasil existem cerca de 74 milhões de edificações. Dessas, aproximadamente 1,6 milhão requerem sistemas de proteção que precisam ser projetados e mantidos com avaliações anuais, representando um grande mercado potencial para sua solução, que incorpora agilidade, inovação e mobilidade.
Outra startup contemplada é a Light Talk, plataforma voltada à saúde mental. Para Pedrita Bezerra, publicitária e cofundadora do negócio, a bolsa recebida será essencial para a expansão da solução. “Nosso foco será aprimorar a experiência de psicólogos e pacientes, fortalecer o marketing e a presença digital para ampliar nossa visibilidade e atrair mais profissionais e empresas”, afirma.
Além disso, a empreendedora destaca que os recursos também serão investidos no desenvolvimento de um dashboard corporativo, que permitirá às empresas acessarem dados estruturados sobre a saúde mental de seus colaboradores. A ferramenta facilitará a atuação do setor de Recursos Humanos em ações psicossociais, especialmente na implementação da NR-1, norma que regula a saúde mental e psicossocial no ambiente de trabalho.
Para Pedrita, participar do Startup Nordeste tem sido uma experiência transformadora.
Tivemos acesso a aulas coletivas e mentorias individuais que foram essenciais para estruturar a Light Talk e aprimorar nossa proposta de valor. A mentoria de vendas, em especial, nos mostrou a importância de estar presente em espaços estratégicos. Essas conexões são fundamentais para atrair psicólogos interessados em ampliar sua atuação e empresas que buscam soluções para o bem-estar de seus colaboradores, destaca Pedrita Bezerra, publicitária e cofundadora da Light Talk.
A Light Talk busca facilitar o dia a dia dos psicólogos, reduzindo o tempo gasto com demandas burocráticas para poderem se dedicar mais ao atendimento. Um dos diferenciais da plataforma é o Match Inteligente, que utiliza inteligência artificial para conectar pacientes ao profissional mais adequado às suas necessidades, tornando o processo mais ágil e eficiente.
Para mais informações sobre o programa e para conferir a lista dos projetos selecionados, acesse o link: https://programas.sebraestartups.com.br/in/startupnordestern