“O futuro não pertence às marcas que empurram mensagens. Pertence àquelas que constroem mundos e comunidades”. A frase marcou a palestra “TikTok Live: A Economia da Comunidade”, apresentada por Kauan Viana, líder de TikTok Live na América Latina e especialista em Creator Economy, durante o Go!RN 2025 — maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Rio Grande do Norte, realizado até este sábado (8) no Centro de Convenções de Natal.
Com dados e exemplos práticos, Kauan mostrou como a revolução do conteúdo ao vivo vem moldando uma nova cultura digital, na qual o senso de pertencimento se tornou o principal ativo. “Hoje a gente está numa era que é a era do conteúdo. Onde as pessoas estão buscando conexões reais. Chega de mundo perfeito, de pessoas perfeitas. O TikTok Live é sobre conexões reais. E as pessoas vão se aproximar de você ou da sua marca por conta dessa conexão real”, afirmou.

Segundo o especialista, as redes sociais se movem por três principais motivações: escapismo, voltado ao entretenimento; intencionalismo, relacionado a buscas objetivas; e comunidade, que é o topo da pirâmide — onde nasce o verdadeiro engajamento. “O sucesso não está tão longe desde que se conecte com seus fãs. Não importa quantos seguidores você tem, e sim a história que você veio para contar”, destacou.
Kauan ressaltou que o TikTok se diferencia por seu algoritmo, que entrega o conteúdo para pessoas que ainda não seguem o criador, ampliando as chances de alcance e crescimento. Esse modelo tem impulsionado a chamada Economia das Lives, um movimento que ganhou força durante o isolamento social e abriu espaço para novas formas de monetização e surgimento de criadores.
Um dos exemplos citados foi o do criador Felca, que viralizou ao interpretar personagens do tipo NPC (do inglês non-player character). Em apenas sete dias, ele arrecadou mais de 30 mil dólares por meio de presentes virtuais enviados por seguidores durante transmissões ao vivo — uma forma de reconhecimento e apoio financeiro cada vez mais comum na plataforma.
Além disso, Kauan destacou que o foco atual das marcas e criadores deve estar na formação de comunidades, e não apenas em grandes audiências. “A métrica que realmente importa hoje é o engajamento, não o número de seguidores”, reforçou. Ele também apresentou novas tendências do TikTok Live, como a Batalha TikTok — formato interativo que aproxima criadores e público em desafios ao vivo — e a nova aba de “novelas”, que transforma o espectador em coautor das histórias.
Entre os exemplos de inovação, o palestrante mencionou a primeira novela vertical produzida pela Globo, pensada exclusivamente para o formato de celular, como reflexo da transformação na forma de consumir conteúdo digital.
Ao final, Kauan deixou uma mensagem inspiradora: “Crie a sua comunidade, independentemente do produto final. Seja você, seja sua live, seja seu negócio. A comunidade vem primeiro — o resto é consequência”.

