O Sebrae no Rio Grande do Norte deu início, nesta quarta-feira (13), às inscrições da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedor (PSPE). O lançamento aconteceu na tarde de ontem (12)no restaurante Tábua de Carne, em Natal, reunindo autoridades, gestores municipais e representantes de entidades parceiras para celebrar mais um ciclo de valorização das boas práticas de gestão pública.
Todas as prefeituras potiguares poderão se inscrever no prêmio, desde que desenvolvam ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios e à promoção do desenvolvimento econômico local.
A competição será realizada em duas etapas. A fase estadual vai de agosto de 2025 a abril de 2026, quando serão conhecidos os vencedores do Rio Grande do Norte em cada categoria. Já a etapa nacional, marcada para maio de 2026, reunirá as iniciativas campeãs de todo o país.
O regulamento completo, com informações sobre categorias, critérios de participação e prazos, está disponível no site oficial: prefeituraempreendedora.sebrae.com.br
Criado pelo Sebrae em 2001, o PSPE é voltado a reconhecer projetos inovadores que geram resultados concretos para os pequenos negócios, estimulando a competitividade, o crescimento sustentável e o protagonismo dos municípios brasileiros no fomento ao empreendedorismo.

“O prêmio é uma forma de reconhecer o empenho e a criatividade das gestões municipais que entendem o empreendedorismo como motor para o desenvolvimento. É também um incentivo para que novas ações sejam implementadas e ampliadas”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo.
Ao longo das 12 edições anteriores, centenas de prefeituras já foram premiadas em todo o Brasil, consolidando o PSPE como uma das mais importantes iniciativas de valorização da gestão pública voltada aos pequenos negócios.
A prefeita de Baraúnas, Divanize Alves, reconhecida na edição 2024 do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, representou outros prefeitos premiados e celebrou a conquista como um marco histórico para o município.

“Receber esse reconhecimento na última edição, especialmente na categoria Inclusão Produtiva, com o projeto Mulheres Empreendedoras e seus impactos sociais na comunidade, foi mais do que uma honraria — foi a prova do trabalho árduo, da união e do compromisso da nossa gestão e da nossa população com o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Quando investimos em pessoas, investimos no futuro das nossas cidades”, destacou.
O presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Babá Pereira, reforçou a relevância da parceria com o Sebrae no RN.“O Sebrae é um parceiro estratégico para os municípios. Quando fui prefeito de São Tomé, implantamos uma sala do empreendedor que transformou a economia local, incentivando formalizações e novos negócios. Isso é essencial, já que as prefeituras não conseguem gerar todos os empregos de que a população precisa.”
Na mesma linha, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e ex-prefeito de Apodi, Alan Pinto, destacou as conquistas obtidas com o apoio da instituição.
“Firmamos diversas parcerias com o Sebrae. Uma delas resultará, no próximo dia 25, na inauguração da primeira Loja do Empreendedor no interior do RN, em Apodi — um marco para o fortalecimento da economia local.”
O lançamento foi encerrado com a apresentação da gerente de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Cátia Lopes, que mostrou o portal de inscrições e explicou, passo a passo, as regras e categorias do prêmio.
Estiveram presentes na solenidade de lançamento pelo Sebrae-RN, os diretores João Hélio Cavalcanti (Técnico) e Marcelo Toscano (Operações), membros do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN e equipe técnica; representando a Assembleia Legislativa, os deputados estaduais Kleber Rodrigues e Hermano Morais; representando a Prefeitura de Natal, a vice-prefeita, Joana Guerra.