ASN RN
Compartilhe

Foco no NE pode ser a saída para marca local alcançar mercados

A coordenadora do Nordestesse, Daniela Falcão, que por três décadas foi editora da Revista Vogue Brasil, afirma que posicionamento de marca baseado na identidade da região faz diferença para
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Natal – Para uma empresa que produz moda no Rio Grande do Norte, ainda é uma tarefa árdua driblar a barreira do regional e alcançar o mercado nacional. Um dos caminhos possíveis é descobrir o que marca detém de único, peculiar, não apenas investir em produtos bons de qualidade. E o elemento nordestino, intrínseco aos negócios locais, é a aposta mais certeira. A recomendação é da jornalista baiana e diretora de conteúdo criativo da plataforma Nordestesse, Daniela Falcão, que por quase 30 anos foi editora da Revista Vogue Brasil. “Para se chegar a um mercado novo, não basta ter um produto bom, porque milhares fazem produtos bons. É preciso ter uma boa estória para contar. E, comumente, as marcas não sabem contar sua estória”.

Daniela Falcão fala do assunto com muita propriedade, já que abraçou a missão de projetar o talento de empreendedores dos nove estados do Nordeste, com ênfase no design autoral e no resgate de tradições, saberes e matérias-primas da região, nas áreas de moda, design, artes visuais, gastronomia e hotelaria. A plataforma Nordestesse reúne mais de cinquenta profissionais e marcas da economia criativa da região, cujos produtos estão disponíveis no marketplace da Magalu, iniciativa resultante da parceria entre Sebrae e uma das gigantes do varejo nacional com a plataforma nordestina de difusão de marcas novas.

A especialista é mentora de 12 marcas potiguares do ramo de moda autoral, que são atendidas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, e veio a Natal, no último dia 18, participar do Meeting da Moda, evento aberto para empresários do setor promovido pelo Projeto Setorial de Moda do Sebrae-RN. Daniela Falcão ministrou a palestra ‘Como uma Marca Regional pode Conquistar o Mercado Nacional’, e, ao lado da designer de joias potiguar Sheila Morais, dialogou sobre estratégia e trajetória com empresários potiguares. “Contar, para quem ainda não conhece uma marca, a história, de onde ela vem e como trabalha, é interessante para formar a persona da marca. E, de preferência, usando os atributos que só o Nordeste tem”, ressalta.

Daniela Falcão reforça que há um movimento no Brasil, e no mundo, de valorizar o que é feito à mão. “Usar um pouco mais as artesanias, colocar um detalhe em crochê, um bordado, sem mudar o DNA da marca. O Rio Grande do Norte tem uma vasta riqueza de bordados. As grifes que produzem uma alfaiataria leve, linho, devem explorar isso. Não tem quem saiba, por exemplo, trabalhar tanto o linho no Brasil quanto o Nordeste. A sabedoria de vender uma moda resort já é um grande diferencial”, garante a jornalista.

Isso porque, mais que uma mera peça de roupa, o que consumidores das demais regiões do Brasil buscam é uma grife que retrate diálogos com saberes ancestrais, com as raízes nordestinas, associados a um trabalho autoral de design que faz o produto ter um apelo contemporâneo. “Hoje em dia, o consumidor tem curiosidade para descobrir coisas novas. Acabou a hegemonia de grandes grupos internacionais. A mulher busca novidade para usar, e não uma peça que todos sabem de onde vem. Quer uma peça que as pessoas perguntem: ‘nossa que linda! De onde é?’. Essa mudança de comportamento do consumidor permite muito que pequenas empresas façam sucesso. Vem essa vontade de se conectar com o que é diferente”.

A especialista dá ainda um recado aos novos empreendedores do segmento, que ainda persistem em envergonhar-se de assumirem nordestinos. “Sempre recomendo, não use nomes em inglês. Busque palavras em português e que tragam em sua estética, em sua logomarca, essa história regional, porque isso vai fazer brilhar os olhos das pessoas. Às vezes, é quase que dar autoestima. Assume esse seu lado, não fica com vergonha que você tem de único. Talvez seja a melhor ferramenta de marketing que você vai ter”.

Como a transformação digital já uma realidade e as redes sociais se consolidam como plataformas para fazer negócios, Daniela Falcão também tem um conselho, principalmente para aqueles que caem na cilada da ansiedade e querem expor todas as peças em lojas virtuais no Instagram, por exemplo. “É preciso usar essa excelente ferramenta de vendas de maneira que pare o olho de quem vê. Não adianta colocar todos os produtos no Instagram. Deixa isso para a sua loja física, site ou catálogo. Na rede social, você tem de escolher uma estória que quer contar sua ou da marca”.

  • Daniela Falcão
  • marca
  • moda
  • nordestesse