ASN RN Atualização
Compartilhe

Fórum debate estratégias para consolidar o turismo religioso e cultural no Seridó

O evento discute estratégias para estimular as modalidades de turismo religioso e cultural como alternativas para o desenvolvimento territorial integrado e sustentável
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Caicó – As estratégias para estruturar o turismo religioso no Seridó e traçar uma série de ações de fomento cultural e econômico na região são o alvo das discussões do II Fórum de Turismo Religioso do Seridó, que está sendo realizado até esta quinta-feira (28). Durante os três dias do evento, os participantes estão avaliando os potenciais e diferenciais que as cidades da região detêm para atrair mais visitantes. A programação segue em formato híbrido, com apresentações de trabalhos remotos, palestras presenciais e atividades culturais nas cidades de Caicó e de Currais Novos. O fórum conta com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte.

O evento integra a programação oficial da Festa de Sant’Ana de Caicó desde a sua primeira edição e o tema deste ano é “Turismo Religioso: diálogos e conexões com a fé”, que visa despertar no Seridó a importância das modalidades de turismo religioso e cultural como alternativas para o desenvolvimento territorial integrado e sustentável, visando a valorização dos patrimônios material e imaterial característicos do lugar, sim como os trabalhos pastorais e o fomento de negócios criativos e inovadores nas diferentes realidades sociais da região

O Fórum de Turismo Religioso é uma das ações motivadas pelo ingresso da Diocese de Caicó no Conselho de Turismo do Polo Seridó, que integra as principais governanças que definem ações e estratégias para o desenvolvimento do turismo regional, e tem o suporte de instituições, como UFRN, Sebrae, ADESE, governos municipais e estadual, que também fazem parte do conselho.

Levando-se em conta o potencial e a diversidade das expressões religiosas na região, em todas as vertentes, durante as discussões do conselho observou-se a necessidade de organizar essas atividades a partir de estratégias de fomento, qualificação profissional, criação de roteiros a partir de iniciativas e campanhas publicitárias para dar uma maior visibilidade ao setor.

Além da Festa de Sant´Ana de Caicó, registrada pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil, o Seridó possui diversas uma variedade de festas de padroeira e expressões religiosas de outras denominações, santuários tradicionais em Carnaúba dos Dantas e Florânia, a tradição bicentenária dos Negros do Rosário, patrimônios arquitetônicos religiosos e personalidades históricas.

Dentro desse propósito de estimular o turismo religioso, a ADESE, Diocese e FELCS definiram várias ações, desde a realização de um inventário cultural e de ofertas turísticas dos municípios do Seridó que fazem parte do Mapa do Turismo no Brasil, além da estruturação de roteiros e calendários de eventos regionais e a criação do Fórum de Turismo Religioso do Seridó.

Pedro Medeiros. gerente da Agência Sebrae no Seridó Ocidental

“O Sebrae tem esse olhar na perspectiva de contribuir com esse desenvolvimento regional focado no turismo religioso. O Fórum é de grande importância para discutir quais as propostas e caminhos a seguir. Quais serão as prioridades a partir de agora. A ideia é criar um ambiente para potencializar essas ações que já são naturalmente fortes no Seridó”, contextualizou o gerente da Agência Sebrae no Seridó Ocidental, Pedro Medeiros.

Ele reitera que, além de fortalecer negócios que já existem, a perspectiva é de que, com essa premissa do turismo religioso, seja possível criar novos modelos de negócio que podem fortalecer o turismo regional.

Visitantes durante todo o ano

Um dos produtos lançados nesta edição do fórum foi a rota de peregrinação “Caminhos de Sant´Ana”, entre Caicó e Currais Novos, passando pela zona rural desses municípios. O peregrino pode percorrer a rota, a pé, de bicicleta ou de carro, em qualquer época do ano, passando nesse caminho por queijeiras artesanais, casas de fazenda tradicionais e museus da região. De acordo com o gestor do projeto de turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, esse nicho vem sendo trabalhado para que as atividades turísticas sigam além dos períodos sazonais das festas religiosas, gerando fluxo de turistas e, dessa maneira, tornando a atividade turística mais perene.

Ao estruturar roteiros que podem ser visitados em qualquer época do ano, outros setores como o gastronômico, cultural e turismo de aventuras ganham ainda mais notoriedade. Essa perspectiva foi apresentada no painel coordenado por Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae na Paraíba, que possui larga experiência em ações no litoral e brejo paraibano.

A gestora contextualizou a importância da economia criativa para o presente e o futuro dos negócios. “O turismo religioso pode ser criativo e competitivo, gerando experiências a partir da conexão com a economia criativa, o pensar criativo, sem perder a identidade cultural”, justificou.

Durante o painel foram apresentados exemplos práticos do como é possível fazer diferente com recursos intangíveis (criatividade, cultura, conhecimento e tecnologia, agregando valor aos negócios do turismo. Os cases de sucesso da comunidade rural de Chã de Jardim em Areia/PB e do Shopping Rural Doces Tambaba em Conde/PB foram apresentados como modelos de negócios inspirar o que se pretende fazer na região do Seridó.

O Fórum é uma realização da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), da Diocese de Caicó e do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN). Conta também com o apoio da Faculdade Católica Santa Teresinha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Sebrae.