ASN RN Atualização
Compartilhe

Projeto Município Mais Empreendedor já conta com 80 cidades potiguares inscritas

Desenvolvido em parceria entre o Sebrae, Assembleia Legislativa e Femurn, o programa pretende implantar salas do empreendedor em todos os 167 municípios do estado_
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O Projeto Município + Empreendedor deve chegar em dezembro com todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte com uma sala do empreendedor – aquele local destinado na cidade para atendimento ao empreendedores e potenciais empresários para abertura e encerramento de empresas – implantada e em funcionamento. A meta foi estabelecida nesta quarta-feira (27), durante reunião na Assembleia Legislativa do Estado entre o diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, e o presidente da casa legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira.

O encontro foi programado para avaliar o andamento do programa, que é desenvolvido em parceria entre as duas Instituições e conjuntamente com a Federação dos Municípios do RN (Femurn) e prefeituras. Até agora, o projeto Município + Empreendedor já conta com 80 municípios inscritos, onde em casa um será instalada uma sala do empreendedor, cobrindo 100% das cidades potiguares até o fim do ano.

“Esta é uma grande iniciativa que deve contribuir para uma verdadeira revolução na economia das pequenas cidades do Estado. Vamos levar para todas as cidades do RN a orientação, informação e capacitação necessária para que os empreendedores potiguares possam ter sucesso com seus negócios onde quer que estejam”, disse Ezequiel.
O encontro contou ainda com as presenças do presidente do Conselho do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, e do diretor de operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, da diretora-administrativa da ALRN, Dulcinéia Brandão, do diretor da Presidência da ALRN, Fernando Rezende, e do chefe de gabinete do presidente da ALRN, Fernando Maia.

As salas do empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais dedicadas a fomentar a abertura de novos negócios, facilitando os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, assim como a oferta de serviços exclusivos a Microempreendedor Individual (MEI). Os gestores municipais podem acessar o site do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br) para inscrever os municípios.

“A Sala do Empreendedor é o passo mais avançado e concreto para implantar efetivamente a Lei Geral das Microempresas, aprovada na Assembleia por unanimidade”, argumenta o superintendente do Sebrae, também conhecido por Zeca Melo.

Ele garante que o projeto não consiste apenas em um espaço físico, mas em levar para todos os empreendedores potiguares o padrão de atendimento oferecido pelo Sebrae em suas agências, com informações e orientações técnicas sobre o mercado, legislação, linhas de créditos, capacitação e inserção em programas e projetos setoriais.

Outra meta do programa é implementar a Lei Geral das Microempresas em cada um dos 167 municípios potiguares, trabalhando em conjunto políticas públicas de incentivo aos pequenos negócios, como um programa de compras públicas para este setor. O Sebrae-RN está capacitando 28 consultores que atuarão coordenando 167 agentes de desenvolvimento que estarão presentes nas cidades.