Natal – A proposta de produzir de forma sustentável alimentos com valores nutricionais elevados, sem a adição de químicos e de forma limpa, utilizando o mínimo possível de insumos e sem gerar resíduos, rendeu à indústria potiguar Sabor de Coco o título de campeã da quarta edição do Prêmio Brasil Criativo na categoria Gastronomia. O resultado saiu nesta semana e a solenidade de entrega dos troféus ocorreu na noite desta terça-feira (24), no Centro Cultural São Paulo. A premiação tem a chancela desde 2014 do Ministério da Cultura e celebra a economia criativa brasileira.
A cerimônia contou com a presença dos finalistas e profissionais de diversos segmentos. A premiação é realizada pela Elo 3 e World Creativity Organization, com apresentação da 3M, patrocínio do Sebrae, apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho de São Paulo, Unesco, Progen, Fórum Nacional de Cultura e parceria institucional da CriaBrasilis. “Nesta edição, vimos uma diversidade incrível de projetos, além da capacidade e a vontade de empreender e criar algo único e socialmente relevante”, afirma Lucas Foster, idealizador e curador do Prêmio.
A Sabor de Coco concorreu na categoria Gastronomia com outras duas empresas finalistas, o Instituto Pontes da Terra, de São Paulo, Nas ramas da esperança, de Petrolina (PE). A potiguar se saiu melhor e levou o troféu de campeã. O empresário Bruno Talarico participou da cerimônia de premiação na capital paulista.
-
”O prêmio é a consolidação e a certeza de que a empresa Sabor de Coco está no caminho certo quando se trata de inovação e sustentabilidade. O Sebrae-RN, juntamente com a Finep e a UFRN, foram de total importância nesse processo de busca, orientando e mostrando o caminho que deveriam ser traçados. A criatividade foi impulsionada pela busca de conhecimento técnico e acadêmico”, declarou o empresário.
-
O Prêmio Brasil Criativo é a premiação oficial da Economia Criativa no Brasil. São onze categorias regulares e uma categoria de reconhecimento rotativo, que serão selecionadas por júri, e três categorias de reconhecimento, que serão premiadas por indicação de um comitê. O prêmio acontece nas seguintes etapas: Inscrições online, seleção de oito semifinalistas pela comissão de organização, avaliação de três jurados por categoria, para selecionar três finalistas. No evento de premiação, é feito o documentário Brasil Criativo, cujos protagonistas são os vencedores do prêmio, legado cultural que retrata a Economia Criativa brasileira.
Apoio do Sebrae
Acompanhada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, a Sabor de Coco está instalada em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, e funciona há oito anos no mercado de produtos derivados do coco.. Com o aumento da demanda, o empresário decidiu, há dois anos, abrir uma nova divisão da empresa, a Macnova Automação Industrial, que serve como braço tecnológico do primeiro negócio e com capacidade de comercialização dos equipamentos desenvolvidos.
A proposta da Macnova foi efetivamente viabilizada com a seleção no edital do programa Centelha, que destina aporte financeiro para a área de inovação com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Sebrae no Rio Grande do Norte, desde 2019. A empresa recebeu aporte financeiro para implementar as operações. E os resultados só aumentam, culminando com a conquista do prêmio.
Confira a lista completa dos vencedores abaixo:
Arquitetura
Museu Judaico de São Paulo – São Paulo, SP – Projeto promove a salvaguarda e uso educativo de patrimônio cultural representado pelo templo Beth El, a primeira grande sinagoga da comunidade judaica de São Paulo.
Arte Urbana
Festival Concreto – Fortaleza, CE – Festival internacional de arte urbana, com eventos e intervenções.
Artesanato
Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico – Conselheiro Lafaiete, MG – Fundadora e diretora do Ponto de Cultura AMAR, a bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz, de 89 anos, ministra cursos de bordado livre. Junto com suas alunas, produz coleções inspiradas em locais de Minas Gerais.
Audiovisual
Ava Amazônia – Belém, PA – O I Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia fomenta a produção e formação audiovisual indígena por meio de um espaço inédito de pesquisa, diálogo, conexão e desenvolvimento.
Criadores de conteúdo
Guia Negro – Guilherme Soares Dias – São Paulo, SP – Hub de conteúdo que incentiva que mais pessoas viajem e conheçam a história e a cultura negra.
Design
Olhe VoteMude – Natal, RN – Campanha criada pela Politize! para informar, educar e capacitar a população brasileira sobre as eleições e o que elas significam para o fortalecimento da democracia e o futuro do Brasil.
Gastronomia
Sabor de Coco / Indústria Eco Sustentável – Parnamirim, RN – Uma fábrica móvel sustentável, que utiliza energia solar (limpa) em sua produção de alimentos e busca o reaproveitamento de resíduos de grande impacto ambiental.
Game
Não me Toca Seu Boboca – Teresópolis, RJ – Um jogo de tabuleiro que ensina educação sexual de forma lúdica, com informações sobre partes do corpo, limites e sobre como buscar ajuda em casos de abuso ou violência sexual.
Moda
Marca Foz – São Paulo, SP – Marca de moda que aposta no artesanato tradicional, com produção permanente junto a quatro grupos produtivos em Alagoas, entre projetos pontuais que levam renda e capacitação técnica para as artesãs.
Música
Rádio Sucata – Mogi Mirim, SP – Projeto que fomenta o fazer criativo ligado ao artesanato musical, em diversas classes sociais e faixas etárias, sobretudo em organizações sociais e culturais públicas e da sociedade civil.
Publicidade
Bamboo Stock – São Paulo, SP – Banco de vídeos que tem o objetivo de representar a diversidade do povo brasileiro, além de formar novos profissionais do audiovisual por meio do compartilhamento de conhecimento de forma gratuita.
Tecnologia
Smart Tour Brasil – Florianópolis, SC – Projeto de inovação tecnológica, inclusão social, cultural e digital, auxiliando o setor turístico e econômico das cidades, tornando o patrimônio acessível, com novas formas de vivenciar e ampliar o conhecimento sobre ele.
Lideranças Criativas
Anderson Bosh – Campo Grande, MS – Criador de um movimento de moda e design, que culminou na realização da 1° Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul e que entrou para o calendário cultural do estado.
Comunidades Criativas
Bando de Teatro Olodum – Salvador, BA – O coletivo Bando de Teatro Olodum cumpre o importante papel de divulgar a produção de arte da cultura negra, organizando eventos, festivais e Fóruns de Performance Negra.
Territórios Criativos
Distrito Criativo de Porto Alegre – Porto Alegre, RS – Projeto que divulga e apoia economicamente os artistas e empreendedores de economia, valorizando e defendendo o patrimônio histórico, a memória e o patrimônio ambiental.