A 51ª Exposição Agropecuária do Seridó, em Caicó, foi palco do encerramento do circuito Sebrae Delas – Mulheres do Agro 2024, que aconteceu neste sábado (25). A iniciativa do Sebrae-RN tem como objetivo potencializar o sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres, destacando suas competências, comportamentos e habilidades, além de fomentar a difusão e a profissionalização do empreendedorismo feminino.
A ação integra o programa AgroNordeste, uma iniciativa que tem como meta aumentar a competitividade e sustentabilidade das pequenas e médias propriedades rurais.
“É um esforço que o Sebrae direciona para evoluir a gestão nos negócios rurais, transferindo tecnologia e oferecendo capacitações,” afirmou o gestor do programa, Elton Alves.
De acordo com um levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), quase 11 milhões de mulheres trabalharam no agronegócio brasileiro em 2023. No Rio Grande do Norte, a presença feminina no setor ainda é discreta – apenas 17%, conforme explicou Mona Paula Nóbrega, gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae. “Por isso, queremos incentivar o protagonismo feminino no setor rural,” disse ela. “Nós, do Sebrae, percebemos que as mulheres têm empreendido cada vez mais e, de acordo com nossas pesquisas, estão muito preparadas para enfrentar os desafios,” completou o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.
A edição de Caicó contou a história de mães e filhas empreendedoras. Da Fazenda Carnaúba, situada no município de Taperoá/PB, participaram Inês Pereira Dantas Vilar e Manuela Dantas Vilar Campos, filha e neta, respectivamente, de Manelito Vilar, um dos nomes mais respeitados da agropecuária e da agroindústria do Nordeste. “Nós nascemos nesse meio, e as mulheres da nossa família sempre tiveram um papel importante,” destacou Inês, que, ao lado dos irmãos, continua a gestão do empreendimento deixado por seu pai.
Outra convidada foi a “influenciadora da roça,” como ficou conhecida pela imprensa nacional, Maria Lúcia Pereira da Silva. Residente no município potiguar de Riachuelo, a agricultora aposentada ganhou milhões de seguidores mostrando a vida no campo. “Lá no sítio, comecei a gravar meu cotidiano. Então, minha filha viu que poderíamos usar as redes sociais. As pessoas se impressionam, inclusive com o meu ‘skincare’ ao levantar para depois cuidar das coisas de casa,” contou Maria Lúcia.
Impactos do Sebrae Delas
A programação do Sebrae Delas – Mulheres do Agro 2024 foi conduzida em colaboração com as agências regionais do Sebrae-RN e parceiros locais, incluindo sindicatos rurais e prefeituras. As atividades, que combinaram o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, foram realizadas por meio de palestras técnicas e encontros de negócios, abordando temas macroeconômicos, de mercado e setoriais.
Ao todo, a edição de 2024 reuniu cerca de 300 participantes nas ações realizadas em Currais Novos, Santa Cruz, Portalegre e Caicó. “O Sebrae Delas tem sido fundamental para ampliar a participação das mulheres no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. Desde seu início em 2021, já beneficiamos diretamente mais de 1150 mulheres, fornecendo capacitação e orientações essenciais sobre empreendedorismo”, destaca Elton Alves.
O circuito Sebrae Delas Mulheres do Agro 2024 é uma iniciativa patrocinada pelo Banco do Nordeste (BNB), contando com a colaboração de diversos parceiros como o SENAR, o AgroSertão, e integrando o plano estratégico do ELI Agro – Ecossistema Local de Inovação do Agro no RN.
Confirma mais fotos do evento: