Consolidada como a maior caprifeira do Rio Grande do Norte, a Festa do Bode chega à 24ª edição em 2024, reunindo representantes de toda a cadeia produtiva da caprinovinocultura do estado em Mossoró, entre os dias 8 e 11 de agosto. Parceiro na realização do evento, o Sebrae-RN desenvolverá programação especial e apontará alternativas com foco no fortalecimento deste, que é um dos mais representativos setores da economia não só da Região Oeste Potiguar, mas do Rio Grande do Norte.
As intervenções vão desde a orientação sobre sanidade animal até a degustação de cortes nobres de caprinos e ovinos, segundo Lecy Gadelha, analista técnico do Sebrae. A ideia é promover o melhoramento do rebanho, ao mesmo tempo que estimula o consumo e fomenta a produção e a comercialização de cortes especiais. Destaca-se a carne de cordeiro, reconhecida pelo elevado potencial de mercado e valor agregado.
“O Sebrae RN, nesse sentido, capacitará restaurantes cadastrados para o preparo de pratos à base de cortes especiais. Posteriormente, as receitas produzidas durante o evento poderão integrar os cardápios dos empreendimentos”, informa Gadelha.
Visibilidade ao pequeno
No estande instalado no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, local da Festa do Bode, produtores atendidos por projetos do Sebrae RN farão exposição de diversos produtos oriundos da agricultura familiar, como mel, café, cachaça, além de frutas e peixes ornamentais.
O espaço também contemplará a oficina “Queijo Quente”, com Lucenildo Firmino, conhecido como “Galego do Queijo”, produtor premiado do município de Tenente Laurentino Cruz. Ele produzirá, ao vivo, o famoso queijo quente, apreciado em todo o Brasil.
Numa estrutura dotada de equipamentos laboratoriais específicos, denominada de “Bode Móvel”, produtores presentes à Festa do Bode poderão acessar diversos exames de sanidade animal. O mecanismo garante também a realização de ultrassonografias e orientação no processo de escolha de animais durante a comercialização.
Referência
A Festa do Bode de Mossoró faz parte do calendário estadual de exposições agropecuárias. Serve como plataforma para a exposição e comercialização de caprinos e ovinos, permitindo que criadores apresentem seus animais e fechem negócios importantes.
O evento também incentiva a produção local, com a participação de agricultores familiares e artesãos, promovendo a economia regional e a sustentabilidade, além da programação científica, que promove capacitação e conhecimento no meio rural.
Além do aspecto agropecuário, a Festa do Bode também é um evento cultural, com shows, apresentações e atividades que atraem um grande público, fortalecendo a identidade cultural da região. Destaca-se ainda a distribuição de prêmios para os melhores expositores e criadores, incentivando a melhoria contínua na qualidade dos animais e produtos apresentados.
A Festa do Bode, dessa forma, é um evento multifacetado que contribui significativamente para o desenvolvimento da caprinovinocultura e ovinocultura, promovendo a cultura e a economia da Região Oeste e do Rio Grande do Norte.