O Sebrae-RN, em parceria com a Receita Federal, ampliará o acesso aos Pontos de Atendimento Virtual (PAVs) em mais 36 municípios do Rio Grande do Norte que possuem Salas do Empreendedor. Até então, apenas quatro dessas salas ofereciam esse tipo de serviço. A expectativa é que o atendimento seja estendido a todas as 163 salas no estado, com capacitações contínuas para o aprimoramento do suporte.
Os novos PAVs serão instalados em cidades como Baía Formosa, Goianinha, São José de Mipibu, Lagoa Nova, São Miguel do Gostoso, Parelhas e Pau dos Ferros, entre outras. A iniciativa visa permitir que cidadãos e empreendedores resolvam questões fiscais em seus próprios municípios, sem a necessidade de se deslocarem para cidades que contam com unidades da Receita Federal.
Na terça e quarta-feira, dias 17 e 18 de setembro, agentes de desenvolvimento e atendentes das salas do empreendedor participaram de uma capacitação em Natal, promovida pela Receita Federal, com o objetivo de prepará-los para o atendimento especializado nas Salas do Empreendedor.
Thales Rodrigues, analista técnico do Sebrae-RN e gestor das salas do empreendedor do RN, destacou a importância da iniciativa: “Antes desta turma, só tínhamos quatro PAVs no RN; agora serão 40. Isso facilita muito para o cidadão e o empreendedor, que poderão resolver questões fiscais diretamente na Sala do Empreendedor, sem precisar viajar para outra cidade”, explicou.
As Salas do Empreendedor são espaços criados pelo Sebrae, em parceria com as prefeituras, para fornecer uma série de serviços essenciais, como orientação para formalização de negócios, emissão de documentos e consultorias especializadas, voltadas para empreendedores em diferentes estágios de seus negócios.
Com a inclusão dos PAVs, esses espaços também passarão a oferecer serviços da Receita Federal por meio do Portal e-CAC. No local, os cidadãos poderão realizar consulta de pendências fiscais, obter cópias de declarações e recibos, regularizar o CPF, consultar a restituição do Imposto de Renda, formalizar e dar baixa no MEI, emitir boletos, entre outros serviços, sem necessidade de agendamento prévio.
A iniciativa reforça o papel das Salas do Empreendedor como uma extensão do Sebrae nos municípios do interior do estado, garantindo mais proximidade e agilidade no atendimento às demandas dos empreendedores locais.