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Projeto “Empreenda na Escola” incentiva alunos a criar negócios inovadores

Realizado pelo Sebrae-RN em parceria com o Senac, a iniciativa oferece ensino prático de empreendedorismo para estudantes de escolas públicas em Natal
Por Redação
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Despertar o interesse de jovens pelo empreendedorismo e promover o protagonismo no desenvolvimento de suas carreiras. Essa é a proposta do projeto Empreenda na Escola, realizado pelo Sebrae-RN em parceria com o Senac, que oferece aos estudantes de escolas públicas um ensino prático sobre como criar negócios inovadores. Em fase piloto, a iniciativa está sendo aplicada em 2024 para alunos do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) em seis escolas do bairro Cidade da Esperança, com a previsão de expandir as atividades para outros bairros de Natal no próximo ano.

Nesta quinta-feira (19), nove grupos formados das seis escolas apresentaram seus protótipos de negócios a uma banca avaliadora, composta por especialistas do Sebrae-RN, CRC-RN e do Senac. As quatro melhores ideias foram premiadas com mochilas, carregadores portáteis e garrafas térmicas. Os critérios de avaliação incluíram a solução proposta para o problema, inovação, aplicabilidade, impacto social e o cumprimento do tempo estabelecido.

 Foto: Tiago Lima

O grande vencedor da disputa foi o grupo da Escola Municipal Celestino Pimentel, com o aplicativo D.S.T. – Denúncias Sigilosas dos Trabalhadores, que consistia em uma ferramenta para queixa de condutas ilegais por parte das empresas. Integrante do grupo vencedor, Gabriel Valentim, de 15 anos, afirmou que este foi o melhor projeto em que já participou. “Faz muita diferença saber que você tem potencial para competir com outras escolas. Para nós, de uma escola pública, isso é especialmente significativo”, disse.

 Everton Lucena, gestor de Educação Empreendedora no RN. | Foto: Tiago Lima

Everton Lucena, gestor de Educação Empreendedora no RN, vê o projeto Empreenda nas Escolas como uma oportunidade de despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo e incentivá-los a buscar apoio no Sebrae. “Queremos que eles conheçam o Sebrae e, ao pensarem em empreender, busquem o nosso apoio. Se tiverem um empreendedor na família ou no ciclo pessoal, que possam nos indicar como a casa do empreendedorismo, da inovação e da gestão empresarial”, afirmou Lucena.

Itamar Manso, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RN, participou da entrega de prêmios aos vencedores e em sua fala ressaltou a capacidade de bairros periféricos em desenvolver iniciativas empreendedoras, destacando a importância da educação nesse processo. Segundo ele, o objetivo principal do projeto é que, ao final, as pessoas envolvidas não apenas ganhem prêmios, mas desenvolvam seus potenciais.

Com relação ao desempenho dos alunos, Rose Câmara, gerente de carreiras do Senac e membro da banca avaliadora, ficou entusiasmada: “É gratificante ver como conseguimos unir forças para promover ações que impactam essa comunidade jovem, que muitas vezes não tem tanto incentivo no empreendedorismo”, afirmou.

Já Radna Rocha,Radna Rocha, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRN, elogiou a qualidade das ideias apresentadas. “Fiquei impressionada com tantas ideias sensacionais e projetos transformadores, vindo de alunos tão jovens.” Ela também ressaltou a importância da educação empreendedora: “Ela transforma vidas e tem um grande potencial para o desenvolvimento da sociedade.”

Desenvolvimento do projeto Empreenda na Escola

Na primeira atividade do projeto, cerca de 360 alunos participaram do jogo “Jogando com Empreendedores do Futuro”, desenvolvido pelo Sebrae-RN. Com duração de três horas, o jogo foi aplicado em sala de aula e incentivou os estudantes a vislumbrar ideias de negócios a partir de suas realidades.

Dentre os participantes, 65 estudantes foram selecionados por seu desempenho para participar de uma oficina de prototipagem no Senac, onde aprenderam a transformar suas ideias em realidade e conheceram exemplos de como negócios inovadores podem surgir. Após a oficina, os alunos tiveram uma semana para preparar seus protótipos de negócios, que foram apresentados em formato de pitch de três minutos a uma banca examinadora.

Participaram do Empreenda nas Escolas as seguintes instituições: IERN – Natal, EE Lauro de Castro, EE Raimundo Soares, EM Celestino Pimentel, EE Professora Mª Ilka de Moura e EE Belém Câmara.

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