ASN RN Atualização
Compartilhe

Fazendinha Modelo e Meliponicultura atraem produtores no segundo dia da Festa do Boi 2024

Espaço organizado pelo Sebrae-RN oferece atendimento técnico, demonstrações de operações rurais e promove o encontro entre produtores na Fazenda Daniel Dias
Por Especial Festa do Boi 2024
ASN RN Atualização
Compartilhe

Um dos principais atrativos da “Agência Sebrae na Festa do Boi”, organizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, é a fazendinha modelo, batizada de Fazenda Daniel Dias. O espaço oferece aos visitantes uma amostra diversificada de negócios rurais e a oportunidade de receber atendimento técnico diretamente de consultores especialistas, além de acompanhar demonstrações práticas.

A estrutura contempla áreas dedicadas à bovinocultura, aquicultura, avicultura, suinocultura, horticultura orgânica, meliponicultura, tecnologias sociais e agroindústrias. Nesses ambientes, são apresentadas condições ideais de cultivo, com orientações sobre manejo, sanidade, produtividade, gestão e sustentabilidade.

Foto: Moraes Neto

Neste sábado (12), o espaço da meliponicultura, que abriga abelhas sem ferrão das espécies mosquito, jandaíra e uruçu nordestina, atraiu um grande número de produtores, muitos vindos de caravanas. Parte da programação do dia foi focada em palestras sobre apicultura e meliponicultura, transformando o local em um ponto de encontro para a troca de informações e produtos.

Oliveira Silva, apicultor de João Câmara.

Oliveira Silva, 53 anos, produtor de João Câmara/RN, trabalha com abelhas para a produção de mel desde 2010 e há cinco anos recebe assistência do Sebrae. Ele destaca que, por meio da instituição, tem adquirido mais conhecimento e capacitação em técnicas de manejo, o que resultou em um aumento de 40% em sua produção. “Estou conhecendo mais sobre o meliponário, pois estou tentando me adaptar para a produção de mel com abelha sem ferrão, que é mais medicinal”, relata.

Itamar Nobre, professor universitário, dedica-se ao cultivo de abelhas como hobby. | Foto: Moraes Neto
Itamar Nobre, professor universitário, dedica-se ao cultivo de abelhas como hobby. | Foto: Moraes Neto

Itamar Nobre, professor universitário, tem como hobby o cuidado com abelhas há dois anos, com foco na produção de mel e própolis para consumo próprio. Com mais de 30 caixas de abelhas das espécies jandaíra, canudo e uruçu nordestina, ele aproveitou as palestras da Agência Sebrae na Festa do Boi para se aprofundar no tema e marcou encontros com outros produtores, adquirindo novas colônias. “Comecei como uma atividade para desestressar, mas se tornou viciante. Aqui na fazendinha, estou visualizando a estrutura do meliponário e tendo novas ideias para reformar o meu”, revela.

Outro destaque do evento é a Queijeira Artesanal Nivardo Melo, onde os visitantes podem conhecer um modelo técnico validado pelos órgãos reguladores, aprender sobre o processo de produção de queijos e doces, acompanhar ao vivo a fabricação e degustar, com o protagonismo de queijeiros premiados do RN.

Na Pista de Desfile de Animais, além das demonstrações diárias, os visitantes podem testar seus conhecimentos no Quiz Polo Sebrae Agro e participar do Cinema Rural, que exibe casos de sucesso de produtores rurais atendidos pelo Sebrae e seus parceiros.

  • Festa do Boi