ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae-RN destaca avicultura caipira e regularização na Festa do Boi 2024

Programação abordou sanidade, vacinação e certificação de unidades de beneficiamento de ovos, temas importantes para o desenvolvimento e profissionalização dos pequenos produtores no RN
Por Especial Festa do Boi
ASN RN Atualização
Compartilhe

Parnamirim – A Agência Sebrae Festa do Boi 2024 trouxe ao palco Juntos Pelo Agro temas essenciais para o desenvolvimento da avicultura potiguar, abordando a sanidade das aves, protocolos de vacinação e a legalização de unidades de beneficiamento de ovos. Realizado no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o espaço do Sebrae-RN na feira agropecuária reuniu especialistas que compartilharam conhecimentos e soluções voltadas para o pequeno produtor. A Festa do Boi segue até 19 de outubro, oferecendo uma rica programação para fortalecer o agronegócio e os pequenos negócios no estado.

O zootecnista e veterinário Ernesto Guevara, consultor credenciado pelo Sebrae-RN, especialista em Manejo do Semiárido e mestre em Produção Animal, abriu as discussões sobre a avicultura caipira na Festa do Boi, abordando o manejo sanitário na criação de aves. Guevara enfatizou que, apesar das instalações rústicas das pequenas criações, elas não precisam ser sujas ou desorganizadas.

“O pequeno produtor não deve se descuidar da organização. Quanto maior a quantidade de galinhas, maiores os riscos sanitários. Por isso, é fundamental dimensionar a criação de acordo com a capacidade de manejo.”

Entre as principais práticas de manejo, Guevara destacou o controle de roedores e aves, a importância da higiene nos ninhos e o monitoramento constante das fezes para avaliar a saúde intestinal das galinhas. Ele também ressaltou que as aves são especialmente exigentes quanto à qualidade da água, o que afeta diretamente a produção. “A água de boa qualidade e a higienização regular são essenciais para evitar doenças que comprometem a produtividade,” explicou.

Dando continuidade à programação, Débora Villar conduziu a palestra “Certificação de Unidades de Beneficiamento de Ovos – Casas de Ovos”. Veterinária e Fiscal Estadual Agropecuária no IDIARN, Débora trouxe ao evento sua experiência na inspeção de produtos de origem animal, abordando os desafios e regulamentações que envolvem o setor.

O gestor do projeto de Avicultura e analista técnico do Sebrae-RN, Fernando José Medeiros, destacou os temas abordados na programação do dia na Agência Sebrae Festa do Boi, enfatizando que são questões desafiadoras para muitos produtores.

Foto: Moraes Neto

“Hoje tratamos tanto da saúde das aves quanto da regularização das unidades de beneficiamento, que ainda representam um grande obstáculo para pequenos produtores. A falta de unidades legalizadas dificulta o acesso desses produtores ao mercado,” explicou.

Na oportunidade, o gestor ressaltou que o Sebrae-RN já atua há oito anos no projeto de avicultura, focando no manejo e estruturação das propriedades. Com o apoio do IDIARN, o projeto alcançou resultados significativos, com dez unidades registradas que já têm seus produtos nas gôndolas de supermercados da Grande Natal. “Esse trabalho permite que pequenos produtores, que antes não tinham acesso ao mercado formal, agora possam comercializar seus produtos de forma legal e sustentável,” afirmou Fernando.

Ele ainda enfatizou a importância de profissionalizar a produção, que anteriormente era feita de forma artesanal e sem controles sanitários adequados. Hoje, mais de 50 granjas participam do projeto, com dez já acessando o mercado formal. “Estamos promovendo uma mudança significativa na avicultura rural do estado, dando a esses produtores uma nova perspectiva de crescimento,” concluiu.

Sebrae na Festa do Boi

A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição. A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.