ASN RN
Compartilhe

Projeto de Sêmen Sexado será ofertado para aprimoramento genético na bovinocultura potiguar

Iniciativa do Sebrae-RN visa otimizar a reprodução de gado, aumentando a produtividade e a eficiência no setor leiteiro
Por Especial Festa do Boi 2024
ASN RN
Compartilhe

Com o objetivo de otimizar o processo de reprodução e melhoramento genético do rebanho, o Sebrae-RN anunciou, nesta sexta-feira (18), o lançamento do Projeto Sêmen Sexado para o ano de 2025. O anúncio foi feito durante o Seminário de Bovinocultura, realizado no espaço Agência Sebrae, dentro da programação da Festa do Boi 2024.

Luiz Sartori, coordenador técnico do Instituto BioSistêmico (IBS), apresentou os detalhes da iniciativa, que está prevista para iniciar em fevereiro de 2025. A ação integra o programa Leite e Genética, desenvolvido pelo Sebrae-RN e executado pelo IBS.

O trabalho oferece consultorias técnicas em manejo reprodutivo especializado, visando otimizar a produção leiteira e aumentar o nascimento de fêmeas. Segundo Sartori, o desafio é aumentar a produtividade e a eficiência do sistema atual, utilizando tecnologias que promovam o nascimento de fêmeas para uma produção sustentável e rentável.

Nilson Dantas, gestor da Bovinocultura do Sebrae-RN, destacou que o programa Leite & Genética já está em andamento há 13 anos, melhorando a qualidade do rebanho potiguar e atuando em todas as regiões, especialmente na área do Seridó.

“A expectativa é expandir ainda mais nossa atuação no estado. O Sêmen Sexado é uma nova biotecnologia que beneficiará os produtores de bovinocultura leiteira, possibilitando o nascimento de mais fêmeas, o que é vantajoso para o setor. Essa iniciativa visa aumentar a produtividade e a lucratividade desses produtores”, afirmou Nilson.

Atualmente, os produtores rurais utilizam o manejo convencional, com a reprodução de animais por meio de sêmen tradicional, resultando no nascimento aleatório de machos e fêmeas. A nova abordagem propõe intensificar as ações de manejo para que a reprodução ocorra com sêmen de sexo selecionado, priorizando o nascimento de fêmeas.

Sartori ressaltou as vantagens da iniciativa, que incluem o aumento do número de nascimentos de fêmeas, melhor planejamento produtivo, menor descarte precoce de machos e mais gerações melhoradas aptas à reprodução. Embora o custo por dose seja maior e a taxa de eficácia inferior à do sêmen convencional (de 10% a 20%), Sartori aponta que a vantagem está na garantia de um animal produtivo.

“As propriedades leiteiras tendem a descartar os machos. Portanto, mesmo que a dose tenha um custo maior, evita-se a espera de nove meses apenas para que nasça um macho”, exemplificou.

Sebrae na Festa do Boi

A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição. A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.

  • Agência Sebrae Festa do Boi 2024
  • bovinocultura