ASN RN
Compartilhe

Imersão em Gestão da Inovação para a Saúde reúne empresas e profissionais do setor

Capacitação destaca estratégias e ferramentas para inovação no setor de saúde
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Com o objetivo de capacitar gestores de empresas do setor de saúde em práticas inovadoras, o Sebrae-RN realizou a “Oficina de Gestão da Inovação para o Polo Saúde” nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. O evento, realizado na Agência Sebrae Grande Natal, reuniu especialistas, empreendedores e consultores em uma imersão voltada ao desenvolvimento de processos estruturados de inovação nas organizações participantes.

A programação abordou temas como a introdução à gestão da inovação, a importância das soft skills para projetos inovadores e a criação de uma cultura organizacional voltada à inovação. Facilitadores renomados, como Larissa Marques e Gileno Negreiros, conduziram atividades práticas que incluíram metodologias de fomento à geração de ideias. As técnicas apresentadas ajudam as empresas a identificar oportunidades e a estabelecer prioridades para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Outros destaques incluíram sessões sobre métricas e indicadores de inovação, fundamentais para avaliar o progresso e o impacto das iniciativas nas empresas, e uma introdução à inovação aberta, incentivando as empresas a explorarem parcerias externas e desenvolverem Provas de Conceito (POCs). Também foi abordado o papel do venture capital e de fundos de investimento no apoio a startups, assim como diretrizes jurídicas importantes para projetos de inovação.

Isabela Cavalcanti, analista técnica do Sebrae-RN e gestora de projetos de Inovação em Saúde

A oficina foi concluída com a elaboração de um plano de implementação, no qual os participantes foram orientados a desenvolver um roadmap de inovação, abrangendo desde a concepção de ideias até a validação junto a clientes e stakeholders. “Essa imersão representa uma oportunidade única para empresas do setor de saúde avançarem em suas estratégias de inovação e ganharem competitividade no mercado”, destacou Isabela Cavalcanti, analista técnica do Sebrae-RN e gestora de projetos de Inovação em Saúde.

Rodrigo Furtado, médico intensivista, palestrante e escritor, participou da imersão e saiu bastante entusiasmado com os conhecimentos adquiridos. “O que mais me chamou a atenção foram as oportunidades de projetos de inovação e de fomento. Saber que, por meio do Sebrae, existem canais de apoio que podem viabilizar novos projetos é algo muito relevante”, descreveu.

Para o profissional, com essa iniciativa, o Sebrae-RN reforça seu compromisso em fomentar a inovação no setor de saúde, capacitando profissionais e empresas a se conectarem com as novas tendências e se prepararem para os desafios do mercado. “O setor de inovação em saúde carece de iniciativas como essa, com uma amplitude de informações que incentivam a geração de novos conteúdos”, concluiu.

  • Inovação em Saúde