ASN RN
Compartilhe

ELI Agro consolida avanços para a agropecuária potiguar em 2024

Rede de inovação fomenta ações estratégicas e destaca o potencial da agropecuária em todo o estado
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Com o propósito de fortalecer a cadeia produtiva da agropecuária no Rio Grande do Norte, o Ecossistema Local de Inovação do Agronegócio (ELI Agro) consolidou-se em 2024 como uma rede de apoio eficiente e abrangente. Reunindo diversos atores do setor, a iniciativa promoveu comunicação e colaboração dinâmicas, impactando mais de 100 municípios potiguares por meio de ações estratégicas.

Entre os destaques do ano estão o projeto “Aqui Tem Sim”, o Desafio ELI Agro, a capacitação das Salas do Empreendedor e a promoção da Rota de Culturas Exóticas. Essas iniciativas impulsionaram a formalização, a inovação e a capacitação no setor agropecuário, além de evidenciar novas oportunidades produtivas para o estado.

O projeto “Aqui Tem Sim” incentivou a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), uma certificação que assegura a qualidade higiênico-sanitária de produtos elaborados por estabelecimentos que seguem as normas do Serviço de Inspeção Municipal. Mais de 100 prefeituras aderiram à primeira etapa do projeto, recebendo o Marco Regulatório revisado para implementar o selo.

Desafio Eli Agro mobilizou instituições de ensino e ecossistemas regionais de inovação. | Foto: Luana Tayze

Já o Desafio ELI Agro mobilizou instituições de ensino técnico e superior e ecossistemas regionais de inovação em uma competição voltada para criar soluções inovadoras e acessíveis ao produtor rural. Focada na melhoria da qualidade de vida e na eficiência produtiva, a iniciativa fomentou uma ampla rede colaborativa em todo o estado.

Outro marco importante foi a capacitação de mais de 140 Agentes de Desenvolvimento, responsáveis pelas Salas do Empreendedor. A formação, realizada em todas as regiões do Rio Grande do Norte, preparou os agentes para orientar produtores e fortalecer o empreendedorismo rural.

Encerrando o ano com impacto significativo, a promoção da Rota de Culturas Exóticas, organizada pelo ELI Agro com o apoio do Sebrae-RN, destacou o potencial de culturas como açaí, cacau, eucalipto, maracujá e café. A ação integrou estratégias para aproximar produtores e fomentar novas oportunidades no estado.

Rota de Culturas Exóticas, promovido pelo Eli Agro, apresentou produção de açaí no RN, entre outras culturas.

O Ecossistema do Agronegócio do Rio Grande do Norte é o primeiro ecossistema setorial a alcançar todos os municípios potiguares, consolidando-se como um exemplo de inovação e integração. Para Elton Alves, gestor do Programa AgroNordeste no Sebrae-RN e representante da Governança do ELI Agro, a iniciativa demonstra a importância de uma abordagem integrada e colaborativa.

“Estas ações atraíram as pessoas, despertando nelas o interesse em compreender a grandeza do segmento e as diversas formas de atuação dos produtores. A integração com os demais ecossistemas trouxe novas perspectivas e fortaleceu os atores e toda a governança que envolve o agro. Promovendo e ofertando soluções de crédito, de produtividade e sustentabilidade para os negócios rurais. Toda essa movimentação e dinamismo, evidenciou o desejo das pessoas de verem o setor rural do Rio Grande do Norte ainda mais dinâmico e inovador”, enfatiza Elton.

Se você deseja saber mais e fazer parte das ações do ELI AGRO RN, entre na Comunidade do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GygBZ4bqrqg6Aj287KIQDq

  • ELI AGRO