ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae-RN fortalece aproximação com municípios do estado em agenda estratégica pelo interior

Instituição leva inovação e inteligência artificial para fortalecer gestão municipal no interior do estado
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) está intensificando sua aproximação com os municípios potiguares por meio de uma agenda estratégica no interior do estado. A iniciativa busca estreitar laços com os gestores municipais e apresentar soluções elaboradas pelo Sebrae na área de gestão pública e uso da inteligência artificial voltadas para o desenvolvimento local.

Foto: Jhônatas Praxedes

A ação conta com a participação do superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, o diretor técnico João Hélio Cavalcanti, o diretor de operações Marcelo Toscano, bem como do presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Itamar Manso, e equipe técnica do Sebrae-RN.

A programação iniciou nesta terça-feira (4) na Agência Sebrae Agreste, localizada em Nova Cruz, reunindo prefeitos, vice-prefeitos e agentes de desenvolvimento representando os 23 municípios atendidos pela Agência Sebrae Agreste.

Nos dias seguintes, a equipe estará na região do Trairi, em Santa Cruz, e Seridó Oriental, em Currais Novos. Até março, a iniciativa contemplará todas as regiões do estado, incluindo Grande Natal, Vale do Açu, Alto Oeste, Seridó Ocidental e Oeste. Ao todo, os prefeitos dos 167 municípios do Rio Grande do Norte foram convidados a participar das reuniões em suas respectivas regiões.

Para Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN, com essa iniciativa, a instituição reforça seu compromisso com o desenvolvimento dos municípios, com o desejo de fomentar um ambiente mais favorável para o empreendedorismo e o crescimento econômico local.

Nossa finalidade é gerar novas parcerias e ampliar o impacto das ações voltadas para os pequenos negócios em todo o estado. Afinal, no Rio Grande do Norte, 87% das empresas ativas são pequenas empresas. Com base nisso, a gente percebe que só estimula o crescimento econômico e desenvolvimento social de um local se apoiar as pequenas empresas. Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN.

Segundo Itamar Manso, presidente do CDE, o Sebrae-RN vem inovando e colocando novos produtos na prateleira para oferecer melhor suporte ao empreendedorismo potiguar.

Estamos com as portas abertas para todas as prefeituras, apresentando uma prateleira de oportunidades, pois são os pequenos negócios que geram renda e movimentam a economiaItamar Manso, presidente do CDE do Sebrae-RN

De empresário atendido pelo Sebrae a gestor público parceiro da instituição, João Nogueira, conhecido como Joquinha, prefeito de Nova Cruz, destacou a importância da parceria. “O que o Sebrae proporciona para nós e agora na gestão pública que eu estou vendo de perto, é só crescimento para a minha cidade. Então, cada vez mais eu estou procurando o Sebrae para isso, para que eu possa desenvolver e tornar a minha cidade cada vez mais empreendedora”.

Joaquim Nogueira, prefeito de Nova Cruz, relata que pretende intensificar a parceria com o Sebrae-RN. (Foto: Jhônatas Praxedes)

Da mesma forma, Kauanny Terto, prefeita de Serrinha, já vislumbra atividades a serem realizadas em parceria com a instituição. “É essencial para o nosso comércio e a economia das cidades. Vejo que há vários projetos que tenho para Serrinha que podem ser realizados em parceria”, declara.

Soluções em gestão e IA

O foco dos encontros é apresentar aos gestores públicos as soluções que o Sebrae pode oferecer para fortalecer a administração municipal, incluindo os projetos da Agência Sebrae da região, além de oportunidades para melhor gestão pública e ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas pelo IALab, hub de inteligência artificial do Sebrae-RN.

Entre as iniciativas apresentadas, destacam-se a capacitação gratuita em IA para servidores municipais e agentes de desenvolvimento; a solução Engajaí, um chatbot de IA que opera no WhatsApp para auxiliar a gestão pública na identificação de problemas que impactam a população; o Datalab, estrutura voltada para a análise de dados e apoio à tomada de decisão das prefeituras; e o Hub MEI, plataforma que facilita a contratação e o pagamento de serviços prestados por Microempreendedores Individuais (MEI), promovendo mais eficiência e transparência na gestão pública.

Novas soluções em Inteligência Artificial foram apresentadas aos gestores públicos. (Foto: Jhônatas Praxedes)

Outro tema de destaque foi o papel estratégico das Salas do Empreendedor como ponto de apoio para a formalização e crescimento dos pequenos negócios, além de outras iniciativas voltadas à gestão pública, como o projeto Cidade Empreendedora, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e o Sebrae Pro Catadores.

Além dos projetos voltados à gestão pública, foram apresentadas iniciativas desenvolvidas na região Agreste, com destaque para o setor do turismo. Entre elas, destacam-se o projeto Gestão 360°, que oferece um ano de acompanhamento para empresários; o Sebraetec, programa de inovação e tecnologia; o ELI Nova Cruz, iniciativa voltada ao empreendedorismo local; e o evento Conecta Expo Negócios, que promove networking e oportunidades de mercado para os empreendedores da região.

  • Agenda no RN
  • políticas públicas