Natal – Expedição de alvarás do município para funcionamento da empresa, orientação para gestão do negócio, consultorias técnicas especializadas, atendimento na área contábil, formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) e todas as soluções e capacitações oferecidas pelas agências do Sebrae no Rio Grande do Norte. Esses são alguns dos serviços que a Loja do Empreendedor passa a oferecer a partir de agora aos empresários que mantêm atividades na zona Norte de Natal. O espaço foi oficialmente inaugurado na noite da quinta-feira (4) e já está em operação. Seguindo um modelo mais compacto e moderno, a Loja do Empreendedor está instalada no segundo piso do Partage Norte Shopping, funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. A expectativa é atender cerca de mil empreendedores por mês no local.
A Loja do Empreendedor é um espaço de atendimento idealizado pelo Sebrae-RN em parceria com o município, visando fomentar o empreendedorismo através de atendimento presencial ou remoto, fornecendo orientações e instrumentos que permitam melhorar a competitividade das empresas atendidas. No espaço serão oferecidos todos os serviços de atendimento do Sebrae e os serviços das secretarias municipais, que impactam no cotidiano empresarial – como Semurb, Vigilância Sanitária e Semtas – capitaneados pelos Agentes de Desenvolvimento, nomeados pelo município. A ideia é ampliar a taxa de cobertura do trabalho de atendimento já realizado pela Agência Sebrae Grande Natal na zona Norte.
A solenidade de inauguração contou com a presença dos diretores da instituição José Ferreira de Melo Neto (superintendente), João Hélio Cavalcanti (técnico) e Marcelo Toscano (de Operações), além do vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Itamar Manso Maciel, e dos secretários municipais de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, e de Turismo, Fernando Fernandes, além de outros convidados.
“A loja representa um resgate do compromisso que o Sebrae tinha com o empresariado da região, que tem um potencial gigante envolvendo cidades circunvizinhas. A ideia de abrir no shopping foi muito acertada, assim como a parceria com a Prefeitura, que passa a trazer os serviços do município para dentro desse espaço”, diz o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto. Ele também destacou que a loja acaba funcionando como uma Sala do Empreendedor para o município, já que a Lei Geral exige essa estrutura.
O titular da Secretaria Muncipal de Planejamento (Sempla), Adjuto Dias, também destacou a importância da parceria entre Prefeitura e Sebrae-RN para concepção da Loja do Empreendedor. “É o início das atividades desse importante equipamento que vai proporcionar apoio e orientação aos empreendedores da Zona Norte e todos aqueles que querem iniciar um negócio próprio. Com a Loja do Empreendedor, a Prefeitura passa a oferecer serviços e suporte, que sozinha não teria condições de ofertar. É aí onde entra todo o conhecimento técnico e a expertise do Sebrae na área de empreendedorismo. Temos certeza que a partir de agora esse espaço vai prestar um grande serviço para toda a população da Zona Norte de Natal”, enfatiza Adjuto, que representou o prefeito Álvaro Dias.
A Loja do Empreendedor será coordenada pelo analista técnico do Sebrae-RN, Everton Lucena, que enxerga no espaço uma forma de estar mais próximo dos empreendedores da região. “É uma inovação estar dentro de um local tão movimentado como é um shopping com uma estrutura moderna e enxuta. São mais de 20 mil negócios existentes nessa área e a gente sabe que a grande maioria precisa de orientação para gestão empresarial. Esperamos de fato contribuir para o aumento da produtividade e competitividade desses negócios”, afirma Everton.
Além da expedição de alvarás da Vigilância Sanitária e órgão ambiental do município, a Loja do Empreendedor terá um contador a disposição dos empresários entre o horário das 14h às 20h para tirar dúvidas e prestar atendimento. Everton também adianta que serão oferecidas capacitações, como é o caso do Empretec, cuja turma está prevista para março do próximo ano. Segundo o analista técnico do Sebrae-RN, as capacitações serão ministradas em instituições parceiras, como universidades e associação comercial, que são parceiros tradicionais do Sebrae no Rio Grande do Norte.