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“Feito Potiguar” é lançado com proposta de valorização da produção local

Movimento reconhece empresas locais com selo de reconhecimento e fortalece o orgulho potiguar
Por Redação
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Mais do que um novo programa de empreendedorismo, o “Feito Potiguar” nasce como um movimento de valorização da identidade e da produção local do Rio Grande do Norte. A iniciativa foi lançada ao público nesta quarta-feira (16), em evento realizado na sede do Sebrae-RN em Natal, reunindo autoridades, representantes do setor produtivo e empreendedores potiguares. O programa visa reconhecer e promover, junto à sociedade, os produtos potiguares, fortalecendo a economia local e o sentimento de pertencimento.

A manhã de lançamento foi marcada por um café com produtos locais e uma feira montada dentro da sede do Sebrae, onde os participantes puderam conhecer e degustar produtos produzidos no estado. Estiveram presentes empresários, imprensa e representantes de instituições públicas e privadas  Além da apresentação oficial do programa, também foram esclarecidos os critérios para adesão e funcionamento da iniciativa, inclusive com apresentação do site oficial com todas as informações sobre o programa: feitopotiguar.com.br

O lançamento foi acompanhado por um café da manhã com itens produzidos no RN. Fotos: Moraes Neto

União de forças do setor produtivo

A iniciativa é fruto de articulações entre os representantes das instituições que compõem o setor produtivo do estado. Participaram da estruturação do movimento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso; o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio), Marcelo Queiroz; o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz; e o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (FAERN), José Vieira. E ainda os diretores Técnico e de Operações do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti e Marcelo Toscano.

Foto: Moraes Neto

O movimento conta ainda com a adesão do Governo do Estado, representado no evento de lançamento pelo secretário extraordinário de Gestão e Projetos Especiais do RN, Adriano Gadelha, e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), representada por seu presidente, Babá Pereira.

Itamar Manso Maciel, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN. Foto: Moraes Neto

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso, também representando a Fecomércio no evento de lançamento, destacou o caráter colaborativo da iniciativa. “O movimento é de todos; é coletivo. Por isso esse ‘Feito’ vem com esse simbolismo — a união do Sebrae, das federações e de todos os parceiros. Pois ninguém faz nada sozinho. É um movimento que destaca o potiguar. O protagonista é ele”, disse.

Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN. Foto: Moraes Neto

Para o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, o “Feito Potiguar” tem a força necessária para alcançar todo o Estado graças à união das entidades do setor produtivo e à adesão do Governo do Estado e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) ao movimento. “Poucas vezes tive a oportunidade de fazer algo tão importante. O que a gente tem de mais valioso para mostrar somos nós mesmos. Esse é um projeto para valorizar o que é potiguar. A gente apoia, reconhece, dá suporte a quem é do RN. Começando pelos pequenos e alcançando todos — até porque os que se tornaram grandes começaram pequenos”, afirmou.

Selo Feito Potiguar 

O programa visa conceder o Selo Feito Potiguar a empresas locais que possuam produtos com forte conexão com a identidade e a economia do Rio Grande do Norte. Serão contempladas empresas dos setores de agronegócio, alimentos e bebidas — incluindo produtores rurais, artesanais, agroindústrias e indústrias — que apresentem maturidade gerencial e comercial, atendendo aos requisitos estabelecidos.

Elton Alves, gestor do Feito Potiguar. Foto: Moraes Neto

“O selo é uma forma de valorização e origem, que aguça a percepção do valor do produto. É um manifesto de pertencimento. É levar no peito o desejo de posicionar nosso estado — do RN para o mundo. Vamos fomentar o empreendedorismo, a rastreabilidade e a competitividade dos negócios potiguares. Queremos posicionar o estado como referência na agregação de valor aos nossos produtos e na construção de marcas fortes”, destacou Elton Alves, um dos gestores do programa.

Neste primeiro momento, trinta empresas foram reconhecidas e receberam o selo, como forma de impulsionar a iniciativa e estimular o engajamento de outras marcas locais. A expectativa é de que o número cresça nos próximos meses.

A Boutique da Abelha, empresa de apicultura sediada em Pureza/RN, é uma das marcas que receberam o selo durante o evento, em reconhecimento aos seus produtos à base de mel. No mercado há cerca de três anos, a empresa preza pela qualidade e pela condução correta dos processos.

Gerlânia Bezerra recebe o selo Feito Potiguar das mãos de Itamar Manso, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN. Foto: Moraes Neto

“Sempre buscamos fazer as coisas da maneira certa, para que realmente pudéssemos merecer um tipo de reconhecimento como esse. Nosso trabalho, nossa dedicação e o apoio do Sebrae estão refletidos neste selo. Então, ter esse reconhecimento é saber que estamos no caminho certo”, relatou Gerlânia Bezerra, proprietária do negócio.

No segmento de produção de queijos e derivados, a empresa Dona Branca Artesanais também recebeu o selo. Com atuação integrada desde o cultivo do capim até a produção do leite e dos queijos, a empresa oferece uma linha diversificada que inclui queijo de coalho, ricota, maturado, meia cura e, mais recentemente, iogurtes naturais.

Ainda está caindo a ficha, principalmente ao ver a magnitude do projeto. Ser reconhecido como Feito Potiguar é muito importante. Vai nos dar ainda mais visibilidade, não só aqui no estado, mas em todo o Brasil. Com o apoio do movimento, acho que vamos alcançar novos ares, pois a gente tem muito mercado para entrar, Vitor Rezende, proprietário da queijaria Dona Branca Artesanais.

Mesmo empresas com longa trajetória no mercado enxergam no “Feito Potiguar” uma oportunidade de reforçar suas raízes. É o caso da fábrica Sam’s, indústria com 78 anos de história, que produz balas e pirulitos para o mercado nacional e também exporta para outros países.

“Depois de tantos anos, a Simas tem produtos conhecidos em todo o mundo, mas, até hoje, a gente ainda encontra pessoas que consomem e não sabem que são feitos aqui, no Rio Grande do Norte. Então, essa oportunidade de colocar um selo e dizer ao consumidor ‘essa balinha que você está comendo é feita aqui, no estado, sempre foi aqui’ é fundamental. Seja indústria, queijo, bebida ou fruta — precisamos valorizar o que é nosso. Mas, pra isso, temos que saber o que é feito aqui”, ressaltou Luís Eduardo Gadelha, representante da empresa.

Trinta empresas potiguares foram reconhecidas com o selo Feito Potiguar no lançamento do programa. Foto: Moraes Neto

As empresas que desejarem obter o reconhecimento do Selo devem se inscrever no site oficial (feitopotiguar.com.br) preenchendo um formulário com informações sobre sua empresa e produtos. Após a inscrição, o pedido será analisado com um diagnóstico da empresa.

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