ASN RN
Compartilhe

Empresas potiguares vão aos EUA com apoio do Sebrae-RN para missão de e-commerce de moda

Ação da ApexBrasil selecionou 20 empresas brasileiras para participar da Jornada Exportadora em Miami, de 1º a 5 de junho
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Natal/RN – Com apoio do Sebrae-RN, três empresas potiguares foram selecionadas para participar da Jornada Exportadora de E-commerce para o Setor de Moda nos Estados Unidos, que será realizada em Miami, entre os dias 1º e 5 de junho deste ano. Ao todo, 20 empresas brasileiras foram escolhidas para a missão, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Sebrae Nacional – que viabiliza passagem e hospedagem para até 15 das selecionadas.

Uma das empresas do RN selecionadas é a marca de roupas Dali, da estilista Daliana Ramalho, que trabalha com estampas que valorizam a história e cultura potiguar. Com um negócio em estágio de consolidação e crescimento, a empreendedora precisou se reinventar e transformou um momento de dificuldade em uma oportunidade de expansão, agora com expectativas no mercado internacional.

Daliana Ramalho, estilista e fundadora da marca autoral potiguar “Dali”. Foto: cedida

Apaixonada por moda desde a infância, Daliana começou a empreender ainda na adolescência, revendendo roupas e acessórios. Na fase adulta, fundou a loja Dali e, durante treze anos, atuou no varejo de moda com loja física. No entanto, a pandemia levou ao fechamento do ponto comercial. “Foi um momento em que precisei parar, pensar e recalcular a rota. Foi então que cursei Design de Moda e dei vida ao meu sonho de ter uma marca autoral”, relata a estilista.

Atualmente, ela enxerga a Dali em um estágio emocionante de crescimento e transformação. “Estamos solidificando nossa identidade como uma marca autoral genuinamente potiguar, repleta de histórias e tradições nordestinas em cada estampa e coleção. Nossa marca vem para contar essas histórias, e o Sebrae tem sido um parceiro incrível nessa jornada”.

A instituição de apoio aos pequenos negócios tem auxiliado a empreendedora com consultorias e conexões estratégicas. “Com esse apoio, conseguimos direcionar melhor nossas estratégias e aproveitar oportunidades valiosas, como o edital da Apex, que vai nos abrir portas para a exportação”, afirma.

Agora, o avanço desejado pela estilista é a expansão da marca. Nesse contexto, a Jornada Exportadora dá essa possibilidade de levar a Dali ao mercado internacional. “Ela vai nos proporcionar conhecimento estratégico, informações logísticas e networking — elementos essenciais para encarar esse novo desafio. Estou muito feliz e animada para aprimorar nossas práticas de negócio e fortalecer a presença da moda brasileira no mercado global, de Natal para o mundo”.

Jornada Exportadora de E-commerce

A missão internacional para participar da Jornada Exportadora de E-commerce é voltada para micro, pequenas e médias empresas do setor de moda que tenham potencial exportador ou estejam iniciando sua atuação no mercado internacional por meio do comércio eletrônico.

As empresas selecionadas terão acesso a uma série de atividades, como preparação prévia para a missão, inclusão do perfil empresarial na plataforma Buy Brazil, encontros técnicos sobre as oportunidades e desafios do mercado norte-americano, visitas técnicas, reuniões de negócios com potenciais parceiros e fornecedores, além do apoio de tradutores — conforme disponibilidade local — e o acompanhamento da equipe da ApexBrasil durante toda a missão.

Entre as selecionadas, são as três empresas potiguares, além da marca Dali, as marcas autorais “Fils To” e “Nosara”. Elas terão a oportunidade de apresentar seus produtos a compradores internacionais e ampliar sua presença no mercado global.

O principal objetivo da Jornada é conectar pequenas e médias empresas brasileiras do setor de moda ao mercado dos Estados Unidos, oferecendo experiências práticas, rodadas de negócios e capacitações estratégicas que possibilitem aos participantes conhecer o funcionamento do varejo e da distribuição naquele país, explica Ariadna Lima, gestora de Expansão Comercial do Sebrae-RN.

No Rio Grande do Norte, o Sebrae-RN, por meio das Unidades de Inovação e Tecnologia e de Desenvolvimento Setorial, teve papel decisivo na mobilização e preparação das empresas interessadas. Em março de 2025, foi realizada uma reunião com dez empreendedores locais do segmento de moda, na qual foram apresentados os detalhes da oportunidade, explicados os critérios do edital da ApexBrasil e fornecidas orientações sobre como se preparar para a jornada.

-

  • Apex
  • exportação
  • Jornada Exportadora de E-commerce
  • moda