Natal/RN – Com o objetivo de promover conhecimento, networking e uma nova mentalidade para os negócios, o Sebrae Experience confirmou seu sucesso logo na primeira edição, realizada pelo Sebrae-RN. O evento impactou cerca de 1.300 participantes e foi oficializado como parte do calendário anual da instituição no Rio Grande do Norte.
A programação incluiu palestras, painéis, ativações e três keynotes de destaque com o especialista em inovação Arthur Igreja, o CEO do Grupo Heineken no Brasil, Maurício Giamellaro, e a atriz e empresária Flávia Alessandra. As falas abordaram temas como inteligência artificial, liderança e transformação pessoal.
Para o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, o evento superou as expectativas de todos os envolvidos. Segundo ele, o sucesso foi tão significativo que o Sebrae Experience agora passa a integrar oficialmente a carteira de grandes eventos do Rio Grande do Norte.
Foi um evento construído a muitas mãos, com conteúdos entregues com muita qualidade. Uma verdadeira experiência Sebrae — tanto para a equipe de trabalho quanto para quem estava no palco, para os parceiros e, principalmente, para o motivo da nossa existência, o empresário de pequenos negócios, afirmou Marcelo Toscano, diretor de Operações do Sebrae-RN.
Tereza Jeanne, empresária e CEO da Performanser — que há 28 anos atua com consultoria e serviços nas áreas de gestão de pessoas, comercial e financeira — destacou o Sebrae Experience como uma oportunidade para ampliar repertório e gerar ainda mais valor aos seus clientes.
Atendo muitas empresas e vim justamente em busca de insights que possam ser aplicados na prática para gerar resultados concretos. O evento trouxe palestrantes de grande credibilidade, o que reforça ainda mais a qualidade do conteúdo apresentado, afirmou a empresária Tereza Jeanne.
Com o tema “Tecnologia e Inovação”, Arthur Igreja destacou o desafio da sociedade em lidar com mudanças. “Cerca de 25% dos adultos têm pânico de injeção, mas 29% têm pânico de tecnologia. A tecnofobia já supera o medo da seringa”, comparou. Segundo ele, a inteligência artificial ainda está em estágio inicial e deve ser vista como uma ferramenta de produtividade. “O empreendedor pode usar IA no financeiro, no marketing… Não precisa de curso caro. É ir ao YouTube e perguntar: como a IA pode me ajudar com esse problema?”, recomendou.
Arthur citou o crescimento da Character AI, atualmente a quarta ferramenta de IA mais utilizada, com destaque para a adoção acelerada pela geração Z. No entanto, alertou para os limites da eficiência tecnológica ao dar o exemplo da NBA, que adotou estratégias orientadas por IA. “O uso de dados levou a mais arremessos de três pontos, mas isso afastou o público dos jogos. A IA gera comoditização; o diferencial está no que se faz com ela. Relações artificiais não engajam como o humano para humano”, afirmou.
Já o segundo keynote, conduzido por Maurício Giamellaro, abordou o tema “Liderando a mudança e o crescimento através das pessoas”. Ele compartilhou a trajetória da Heineken no Brasil, destacando a importância de educar o consumidor. “O Rio Grande do Norte é hoje um dos três estados que mais consomem Heineken no país — seis em cada dez cervejas consumidas são da marca”, revelou.
Giamellaro explicou que a entrada da marca enfrentou desafios como o nome difícil e o sabor mais amargo. Para superar essas barreiras, a empresa rompeu com os padrões tradicionais de comunicação do setor. “Quebramos o ciclo das propagandas com praia e mulher de biquíni. Mostramos campanhas que respeitam e incluem a mulher como consumidora”, disse.
Ele também refletiu sobre a diferença entre liderança e gestão. “O líder dá a visão, o gerente cumpre a missão. O líder faz perguntas, o gerente responde. O líder delega, o gerente controla”, resumiu.
Fechando a programação, Flávia Alessandra compartilhou sua trajetória de vida e empreendedorismo, desde o início precoce na arte, conciliando estudos com a carreira. Além de atriz, é sócia de uma agência que gerencia sua carreira em família, do salão Marcos Proença, da clínica de estética Royal Face — que, segundo ela, democratiza o acesso à beleza —, do podcast “Pé no Sofá” e do portal “O Meu Ritual”.
Flávia destacou lições aprendidas em sua jornada empreendedora. “Empreenda em algo que você domina. E não invista tudo de uma vez. Lembre-se de que, até o negócio engajar, você vai precisar se sustentar”, aconselhou.