Caicó/RN – O programa InovaPan – iniciativa do Sebrae-RN de capacitação aos empreendedores do setor de panificação -, segue nestas últimas semanas de maio com a realização de oficinas na região do Seridó, nas cidades de Caicó e Currais Novos. A proposta é levar conhecimento técnico, boas práticas e soluções produtivas para fortalecer os negócios locais a fim de qualificar empresários e colaboradores do setor com foco em inovação, produtividade e competitividade.

As oficinas práticas – com foco em receitas de massas salgadas, semi-doces e doces – têm duração de três dias em cada uma das cidades. Em Caicó, a oficina iniciou na última terça-feira (20) e segue até esta quinta-feira (22), sendo realizada na fábrica de massas dos Produtos Dona Vanda, no bairro Vila do Príncipe. Em Currais Novos, a programação começa na próxima terça-feira (27) e será realizada nas dependências da loja Rede Mais.
O cronograma de palestras, consultorias, mentorias e oficinas iniciou em março e se estende até julho, com novas oficinas, contando com o suporte das agências regionais do Sebrae em Caicó (Seridó Ocidental) e Currais Novos (Seridó Oriental). Com este programa, o Sebrae-RN pretende impulsionar o setor de panificação por meio de capacitações em áreas estratégicas como gestão financeira, gestão de pessoas, liderança, atendimento ao cliente, ferramentas digitais, boas práticas de fabricação, qualidade e produtividade.

“Já realizamos os módulos de gestão — como gestão financeira, de pessoas, liderança e atendimento ao cliente. Também trabalhamos com boas práticas de fabricação, com foco em produtividade e qualidade do pão. As empresas participantes já foram visitadas por nossos técnicos e consultores. Agora, estamos na etapa das oficinas práticas, para aperfeiçoamento das técnicas”, explica a analista técnica do Sebrae e gestora do InovaPan, Vitória Mauad.
Aprendizado saboroso
Com 28 anos de experiência na Panificadora Ideal, em Caicó, Maria José de Araújo comemora os aprendizados. “Gostei muito de aprender a fazer pães rústicos. Já fornecemos um tipo especial de pão para restaurantes, e essa proposta vai enriquecer ainda mais nosso cardápio”, afirma.
Outro participante é o empreendedor José Marcílio Paiva, da Panificadora Arte Pão de Ipueira, que levou dois colaboradores para a oficina. “Estamos sempre buscando melhorias. Tínhamos alguns desafios na produção e estamos tendo a oportunidade de resolvê-los. A empresa existe desde 2001, mas passamos um período desmotivados. Agora voltamos com força total, querendo reconquistar e ampliar nosso espaço no mercado. Com o apoio do InovaPan, estamos preparando o time para novos investimentos”, diz.
Já o jovem empreendedor Marcelo Augusto destaca os novos conhecimentos: “Abri a mente para detalhes que eu já tinha notado, mas ignorava, como o controle de estoque, o processo produtivo e a organização do espaço da indústria. Além dos monitores, aprendemos muito com outros empresários, trocando experiências sobre maquinário e otimização da produção”, relata.

O supervisor regional de vendas do Grande Moinho Cearense, Marco Antônio Gonçalves, que participa da programação em Caicó, destaca sua empolgação com o projeto. “Quando conheci o InovaPan, ficamos muito motivados a apoiar. Nossa indústria atua diretamente com o mercado transformador da panificação, que hoje é altamente diversificado. Existem massas para todos os tipos de produtos. Seguindo as regras, receitas e procedimentos, é possível produzir pães de qualidade e atrair ainda mais clientes”, afirma Marco.
Oficina apresenta diversidade de matérias-primas
Durante as oficinas, o Grande Moinho Cearense apresentou seu portfólio de farinhas de trigo, que inclui: farinha doméstica com e sem fermento (1kg), farinha para pizza (1kg), farinha para pão integral, farinha para pizzas e salgados, além da novidade: a farinha extra clara. “Essa nova farinha é de grau superior, deixa o miolo do pão mais branco e a casca mais crocante. Em Natal, algumas padarias já oferecem dois tipos de pães franceses, sendo um deles o ‘branquinho’, feito com essa farinha, o que ajuda a aumentar as vendas pela diferenciação”, detalha Marco Antônio.
O técnico de panificação do Grande Moinho Cearense, Cristiano Freitas, também demonstrou diversas possibilidades de formatos e recheios de pães. “Essa é uma semana importante para os padeiros que realmente colocam a mão na massa. É uma oportunidade de despertar a consciência sobre a importância da qualidade e da apresentação dos produtos. O padeiro precisa se atualizar, até porque o setor enfrenta escassez de mão de obra”, ressalta.

Fábio Júlio, técnico da Comercial do Trigo, participou da oficina apresentando novas possibilidades para pães rústicos e pães franceses. “A programação garante o entrosamento entre os padeiros e representantes de marcas. O padeiro já sabe trabalhar e aqui ele vai absorver mais conhecimento e técnicas que a gente desenvolve no dia a dia”, observa Fábio. A Comercial do Trigo abriu recentemente uma nova loja em Caicó, na Avenida Coronel Martiniano, para atender às padarias e confeitarias da região.
Programa InovaPan
O programa InovaPan é um encadeamento produtivo de iniciativa do Sebrae-RN com o apoio de parceiros como Comercial do Trigo, Grande Moinho Cearense, RICH’S, LESAFFRE, ADINOR e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SindiPan).
Durante as palestras e oficinas, os consultores observam as particularidades das padarias locais e apresentam sugestões de produtos adaptadas à realidade de cada empresa, incentivando a inovação e divulgando os lançamentos das marcas parceiras do InovaPan. “Nas oficinas, os padeiros entendem melhor os processos e como o uso de bons ingredientes impactam diretamente no produto final. Dependendo da necessidade de cada empresa, nossos técnicos também visitarão as empresas para realizar ajustes nos processos produtivos”, complementa Vitória.
No segundo semestre de 2025, o InovaPan abrirá 30 vagas para empresas da Grande Natal. As inscrições estão disponíveis no link: https://app.pipefy.com/public/form/eq6jCoFV