ASN RN
Compartilhe

Programa Líder impulsionará economia da Costa Branca potiguar

Em Tibau encerrou-se, hoje (23), série de encontros na região, com apresentação e detalhamento do programa para líderes de sete cidades
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

A Região da Costa Branca potiguar é foco de uma série de ações, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento territorial sustentável por meio do estímulo às vocações regionais, a partir da chamada economia do mar. Trata-se do Programa LÍDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, que impactará as cidades de Guamaré, Galinhos, Areia Branca, Macau, Grossos, Tibau e Porto do Mangue. A iniciativa abrange setores estratégicos como turismo, pesca, salinas, energia e transporte marítimo e será executada entre julho de 2025 e abril de 2026.

A Costa Branca é a terceira região no RN beneficiada com as estratégias do Programa Líder. A iniciativa já foi implementada nas regiões Seridó e Agreste. Ao longo dessa semana, o Sebrae realizou as primeiras mobilizações de lideranças nos sete municípios que integram a Costa Branca potiguar. Encerrados nesta sexta-feira (23), em Tibau, os encontros reuniram lideranças e contou com a apresentação e detalhamento do programa Líder.

O programa é estruturado em oito encontros sequenciais, com etapas que vão desde a formação de grupos de liderança, passando pela análise das potencialidades regionais, até a consolidação de uma Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional. A iniciativa culmina no Fórum “Amanhã do Nosso Território”, espaço de apresentação pública dos compromissos assumidos e dos planos traçados para o futuro.

Paulo Miranda, gerente da Agência Sebrae no Oeste, com sede em Mossoró, participou da mobilização em Tibau e destaca o potencial transformador do Líder como diferencial do programa. A proposta, ressalta ele, é fortalecer as potencialidades econômicas regionais, especialmente atividades relacionadas ao mar (turismo, pesca, energia e salinas).

“O Programa Líder chega na região para transformar os potenciais existentes em crescimento econômico, social e ambiental dos municípios em prol do desenvolvimento de todo o território. De forma coletiva, vamos promover reflexões, de modo a promover o desenvolvimento local de forma sustentável”, enfatiza.

Papel estratégico

O Sebrae RN exerce papel central no processo, atuando como indutor e articulador das lideranças regionais. A instituição é responsável pela identificação e sensibilização de lideranças locais, pela organização dos encontros e pelo fornecimento de metodologias.

Além disso, o Sebrae fomenta a integração entre os setores público, privado e terceiro setor, fortalecendo a governança regional e impulsionando atividades econômicas relacionadas ao mar, com foco em estratégias sustentáveis, inovadoras e competitivas.

Do total de municípios impactados pela iniciativa, quatro estão na Região do Vale do Açu: Galinhos, Porto do Mangue, Guamaré e Macau. Fernando de Sá Leitão é gerente da Agência Sebrae no Vale do Açu e afirma que a iniciativa marca novo momento no desenvolvimento da região Costa Branca.

“A chegada do Programa Líder ao nosso território representa um marco histórico para o desenvolvimento integrado dos municípios da Costa Branca. É uma grande oportunidade de unir forças, valorizar nossas vocações locais e construir uma agenda estratégica com a cara da nossa gente. Uma das grandes riquezas da nossa região é a economia do mar, e com o apoio do Sebrae, vamos planejar o futuro dessas e de outras atividades de forma sustentável, garantindo renda para nossa população e preservando nossos recursos naturais”, ressalta.

Expectativa positiva

Empresários da região também celebram a chegada do programa. Leopoldo Lopes, que possui um empreendimento na Praia de Alagamar, em Grossos, acredita que a iniciativa será fundamental para impulsionar as potencialidades locais.

“O turismo só acontece se tiver uma junção do poder público, da comunidade e do poder privado. Essa engrenagem só roda se estivermos juntos. Eu fiquei muito feliz com o projeto, porque acredito no Sebrae, que é meu parceiro desde o início. Estou aqui para somar, para fazer acontecer. Fiquei muito feliz, porque esse, sim, é um projeto que vale a pena investir, unir os três setores e fazer, de fato, as coisas acontecerem aqui na região”, afirma.

Sobre o Programa Líder

Presente em 87 municípios brasileiros, com 1.012 projetos e mais de 3 mil participantes, o Programa Líder busca mobilizar e conectar lideranças dos setores público, privado e do terceiro setor, promovendo a formação de uma governança colaborativa voltada ao desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões onde atua.

  • Programa LIDER