Intitulado “Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027”, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, elaborado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur, Sebrae e Ministério do Turismo foi apresentado ao Rio Grande do Norte. Com o objetivo de posicionar o Brasil e seus estados como um destino ainda mais atrativo no exterior, o documento destaca direcionamentos para o RN a fim de promover a imagem do estado potiguar como destino turístico sustentável, democrático e inclusivo.
A apresentação ocorreu no Centro de Convenções de Natal, nesta segunda-feira (16), com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; da governadora Fátima Bezerra; do diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti; além de gestores municipais, parlamentares e representantes do trade turístico.
O plano foca na consolidação de destinos já reconhecidos internacionalmente — como Natal, Pipa, Genipabu e São Miguel do Gostoso — e na estruturação de novos atrativos, como o Geoparque Seridó, reconhecido pela UNESCO. De acordo com os dados da Embratur, o estado teve destaque com um recorte específico de dados que revelam crescimento de 38% nas entradas de turistas internacionais no Brasil pelo RN entre 2024 e 2025, e a realização de 391 voos internacionais neste ano. A Argentina, com previsão de aumento de 141% nas reservas para 2025, lidera o ranking de países emissores.
Com cerca de 225 mil turistas estrangeiros recebidos anualmente, o RN também se consolida como polo de turismo de aventura e transição energética, destacando-se na geração de energia eólica. A estratégia apresentada permite mapear os mercados com maior potencial, orientando decisões promocionais e investimentos de forma mais eficaz.
Para o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, o “Plano Brasis” é, acima de tudo, uma reafirmação do valor da identidade brasileira. “Um programa como esse, pelo próprio nome, já é a valorização do nosso país. Brasil com S. Isso faz com que tenhamos uma identidade, isso é importante para retomar todo um trabalho feito durante anos, solidificando, divulgando esse destino que é tão apreciado no mundo”, afirmou.
João Hélio também ressaltou o impacto direto das ações no fortalecimento dos pequenos negócios. “O Brasil da paz, sem guerra, com tantos atrativos turísticos, bateu recorde de 6,7 milhões de visitantes estrangeiros no ano passado. Isso que estamos fazendo repercute nos pequenos negócios, no artesanato, em tudo o que gira em torno do turismo e fortalece a economia. Junto com a Embratur, o governo do estado, municípios e outros parceiros, queremos levar o nome do Brasil para fora e fortalecer não só o turismo do RN, mas do Nordeste e do nosso país. O Geoparque Seridó é um exemplo disso: um destino que une sustentabilidade, identidade e potencial internacional”, concluiu.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou a importância da atuação conjunta com o Sebrae e destacou que “se hoje comemoramos números como nunca antes, é graças a essa parceria. Quando falamos em turismo, falamos de micro e pequenas empresas, falamos de gente, e falamos muito do Sebrae. É preciso transformar nosso orgulho em produto, e o Plano Brasis vem para nos orientar nesse caminho”.
A governadora Fátima Bezerra destacou o bom momento do estado no setor. “Nos últimos dois anos, o turismo internacional cresceu 54% no RN, acima da média nacional. Hoje temos um setor que emprega diretamente mais de 120 mil pessoas com carteira assinada. O plano chega em boa hora, somando-se a investimentos em infraestrutura, segurança e promoção do estado. Não é só sol e mar: temos gastronomia, aventura, cultura, história, religiosidade e o calor humano do nosso povo”, afirmou.
A programação contou ainda com a apresentações culturais e de campanhas publicitárias desenvolvidas pela Emprotur, incluindo peças protagonizadas pelo embaixador Dorgival Dantas e ações voltadas ao público argentino e europeu.
Com o “Plano Brasis”, o Brasil pretende não apenas aumentar a chegada de turistas estrangeiros, mas também estruturar destinos com base em inteligência de dados, promovendo um turismo mais sustentável, diverso e competitivo — com o Rio Grande do Norte cada vez mais presente nesse mapa.
Para quem desejar ter acesso ao plano, pode conferir através do link: https://embratur.com.br/para-o-trader/plano-brasis/