ASN RN Atualização
Compartilhe

Produtos com Selo Feito Potiguar se destacam no Festival Gastronômico de Martins

Seis empresas do Oeste e Alto Oeste, apoiadas pelo Sebrae RN, ocuparam espaço exclusivo, que gera visibilidade e atrai a atenção e o paladar dos visitantes
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

A identidade, o sabor e a tradição do Rio Grande do Norte foram celebrados na 17ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, com a participação de empresas que integram o Projeto Feito Potiguar, desenvolvido pelo Sebrae RN. O evento teve início nessa quinta-feira (10) e terminou domingo (13), reunindo milhares de visitantes no centro histórico da cidade serrana do Alto Oeste.

O Sebrae RN marca presença no festival com um espaço exclusivo, estrategicamente localizado em frente à igreja matriz, onde são expostos seis produtos com o Selo Feito Potiguar, desenvolvidos por empresas das regiões Oeste e Alto Oeste do estado. O espaço, além de funcionar como vitrine para a produção local, promove a valorização do que é genuinamente potiguar, contribuindo para o fortalecimento dos pequenos negócios e o desenvolvimento dos territórios.

O Projeto Feito Potiguar é uma estratégia do Sebrae para impulsionar a economia local, fomentar o empreendedorismo regional e conectar produtores a novos mercados, por meio de ações que certificam e promovem os produtos que carregam a essência, a cultura e os sabores do RN. “O Selo Feito Potiguar chancela produtos que se destacam pela originalidade, qualidade e identidade territorial, criando um diferencial competitivo tanto no mercado local quanto nacional”, destacou o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

No espaço Sebrae, os sabores do Rio Grande do Norte têm encantado os visitantes, com destaque para produtos à base de caju, fruta símbolo da cultura potiguar. A Cajuína Potiguar, de Severiano Melo, e o CajuFit, doce de caju natural produzido em Apodi, são exemplos de inovação com raízes regionais. Marcos Melo, produtor da cajuína 100% natural, comemora a aceitação do público e a visibilidade alcançada com o selo.

“Temos um produto diferenciado, com 100% de suco de caju, sem açúcar, sem conservantes, sem corante, sem gás, e as pessoas estão provando e aprovando. Esse é o terceiro evento do Sebrae do qual participamos, e minha expectativa é que, com selo Feito Potiguar e frequentando esses eventos do Sebrae, o meu produto seja divulgado e os clientes possam saborear a verdadeira cajuína, a cajuína legítima, e que eu possa conquistar o paladar dos norte-rio-grandenses e de consumidores de outros estados”, destaca.

Pela primeira vez participando do Festival Gastronômico de Martins, a CajuFit, empresa que produz doce de caju natural, tem atraído a atenção dos visitantes do evento. Adriene Lima, que conduz o negócio ao lado do esposo, Milton Cortez, está otimista com as possibilidades de crescimento a partir do acesso a novos mercados, especialmente pela conquista recente do Selo Feito Potiguar ao produto.

“Estamos muito felizes de estar aqui hoje representando o nosso município, o nosso Rio Grande do Norte, a partir do Selo Feito Potiguar, e o festival é uma grande oportunidade para mostrarmos nosso produto e levar ainda mais longe o sabor diferenciado do nosso doce, o diferencial do nosso negócio, que sempre teve o Sebrae como decisivo para o nosso crescimento ao longo desses quatro anos de mercado”, enaltece.

Além da Cajuína Potiguar e do CajuFit, participam da exposição no espaço Sebrae as empresas Queijeira Fazenda Barreiras (Encanto), Castanha Pequena Maria (Severiano Melo), Cervejaria Elétrica (Pau dos Ferros) e Cachaça Serra de Martins (Rafael Fernandes). Todas elas representam o potencial produtivo, criativo e sustentável do interior potiguar.

Qualidade e identidade

Presente na abertura do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel, enalteceu a importância do festival e reafirmou o compromisso da instituição no apoio aos pequenos negócios. Em prol do desenvolvimento regional.

“O Festival Gastronômico e Cultural de Martins é um exemplo de como a valorização da cultura, da gastronomia local e do empreendedorismo caminham juntos para fortalecer a economia dos municípios do interior do estado, e nós apoiamos a iniciativa, com a presença de projetos como o Feito Potiguar, que mostram a força do que é produzido aqui, com qualidade e identidade regional”, pontuou.

O Festival Gastronômico e Cultural de Martins contou, além da exposição de produtos, com atrações como o concurso “O Melhor Prato do Ano”, que valoriza ingredientes locais como o caju e o suíno de sol, além de apresentações e shows com artistas regionais e reconhecidos nacionalmente.

  • Feito Potiguar
  • Festival de Martins