ASN RN Atualização
Compartilhe

Conexão ODS promove debates sobre crescimento econômico e trabalho digno no Brasil

Painelistas discutiram como conciliar lucratividade com valorização dos colaboradores e impacto social.
Por Especial Conexão ODS
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal/RN – O segundo dia do Conexão ODS 2025 em Natal trouxe à tona discussões profundas sobre o desafio de conciliar crescimento econômico com a criação de oportunidades de trabalho digno. No painel “Crescimento Econômico com Desenvolvimento de Oportunidades de Trabalho Digno”, especialistas de diferentes setores debateram como empresas podem ir além do simples emprego para gerar um impacto social e econômico real.

A fundadora e diretora criativa da marca Catarina Mina, Celina Hissa, abriu a conversa destacando que o propósito de seu trabalho vai além da produção artesanal. Com 15 anos de história e uma rede de mais de 400 artesãs, Celina enfatizou a importância de valorizar as pessoas por trás dos produtos. Seu projeto, “Uma Conversa Sincera”, busca reverter a lógica de mercado que prioriza o produto e o marketing em detrimento do artesão.

“A gente precisa colocar quem faz nessa equação, dar visibilidade e protagonismo para essas mulheres, que são guardiãs da nossa cultura”, afirmou.

A co-diretora do Pacto Contra a Fome, Maria Siqueira, trouxe um alerta: apesar de o Brasil ter saído do mapa da fome, a insegurança alimentar ainda é uma realidade para muitos, inclusive para pessoas empregadas. Ela questionou a suficiência da responsabilidade social corporativa que se limita a empregar, argumentando que as condições de trabalho e remuneração muitas vezes não garantem acesso a direitos básicos como a alimentação adequada. “O direito à alimentação adequada é um direito constitucional que está sendo ferido todos os dias”, pontuou.

Representando o setor varejista, Raphael Frigerio, gerente de sustentabilidade e compliance da Riachuelo, defendeu que o cuidado com os colaboradores é o ponto de partida para qualquer organização. Ele ressaltou que é possível inovar e gerar lucratividade ao mesmo tempo em que se melhora as condições de trabalho.

“É possível fazer dinheiro e cuidar dos colaboradores. Eles que fazem este Brasil”, disse Frigerio, reforçando a necessidade de uma colaboração genuína.

O painel, que também contou com a participação de Glauber Gentil, CEO da Gentil Negócios, foi moderado por Presley Vasconcelos, economista e criador de conteúdo.

Foto: Luana Tayze.

Sobre a Conexão ODS

A Conexão ODS é uma iniciativa colaborativa que reúne lideranças empresariais, representantes de governos, instituições, organizações da sociedade civil e comunidades para acelerar a implementação da Agenda 2030 no Brasil. Promovido por Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, Sebrae-RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade, o evento tem formato itinerante e temático, estimulando a construção de soluções sustentáveis por meio do diálogo, da articulação e da formação de parcerias estratégicas. A programação inclui debates sobre justiça climática, uso consciente da água, investimentos de impacto, novos modelos de negócios e outros temas centrais para a transição rumo a um futuro mais justo e resiliente.