ASN RN
Compartilhe

ConstruSeridó consolida Caicó como polo de inovação e negócios na construção civil

Mais de 30 estandes apresentaram inovações, enquanto a programação incluiu palestras, oficinas e experiências interativas.
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Caicó/RN – Nos dias 22 e 23 de agosto, Caicó recebeu a ConstruSeridó – 1ª Feira de Construção Civil do Seridó. Evento que já nasceu grandioso ao reunir, em um só lugar, os principais profissionais, empresas, fornecedores, arquitetos, engenheiros, estudantes e clientes finais do setor.

Durante dois dias, o Grand Jardin foi palco de uma intensa programação que movimentou o mercado e mostrou a força da cadeia produtiva da construção civil no interior potiguar. Mais de 30 estandes exibiram soluções, produtos e serviços inovadores, enquanto palestras, oficinas, podcasts, rodadas de conversa e experiências interativas enriqueceram a programação.

A feira foi uma realização do Entrevigas, com apoio do Sebrae-RN, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RN) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RN), oferecendo entrada gratuita e atraindo centenas de visitantes.

Expositores e patrocinadores na abertura da ConstruSeridó. Foto: Diego Vale

Para Pedro Medeiros, gerente da Agência Sebrae Seridó Ocidental, a feira representa um marco para o desenvolvimento regional. Ele destacou que, geralmente, os empresários precisam se deslocar para grandes centros, como São Paulo e Recife, a fim de participar de eventos desse porte, e agora têm a oportunidade de vivenciar uma feira estruturada no coração do Seridó.

“Essa aqui acontece bem no centro da região, com a participação consistente de empresários locais, que se prepararam para estar presentes, trazendo novidades e fornecedores de todo o Brasil. O setor da construção civil é um termômetro da nossa economia e a feira possibilita conexões que fortalecem negócios, instituições de ensino e profissionais da região”, afirmou Pedro Medeiros.

O apoio à ConstruSeridó integra uma estratégia maior do Sebrae de fomentar feiras setoriais no interior do estado, a exemplo da Boné Brasil em Serra Negra do Norte, do próximo Happy Hour da Moda e da Beleza e do Festival Gastronômico de Caicó. Para Pedrinho do Sebrae, “são ações que ampliam a visibilidade de segmentos diversos e reforçam a economia local. A construção civil, em especial, tem grande relevância no Seridó com a presença de setores como cerâmica, mineração e serviços, além de profissionais que atuam em todo o Rio Grande do Norte”.

Os idealizadores do evento, os arquitetos Ywanny Borges e Pedro Henrique, explicaram que a feira foi pensada para atender a quem está construindo, reformando ou sonhando com a casa própria, reunindo lojistas, patrocinadores, empresários e clientes finais. Eles ressaltaram que os mais de 30 estandes ofereceram promoções exclusivas e o público também teve acesso a palestras e rodas de conversa em dois palcos simultâneos, com uma programação diversificada que se estendeu até a noite. Para os organizadores, a proposta foi unir conhecimento prático, aprendizado e oportunidades de negócio em um espaço gratuito e acessível.

A relevância da feira também foi reconhecida por instituições parceiras. Lilian Brito, gerente geral do CAU/RN, destacou que o crescimento da construção civil no Seridó é evidente e um evento desse porte, já em sua primeira edição, mostra o potencial da região. Ela enfatizou que todo processo de edificação começa pelo projeto arquitetônico, estado o Conselho presente para acolher profissionais, fornecedores e também a população, que circulou em busca de informações e soluções para seus projetos de construção e reforma.

Para o jovem arquiteto Guilherme Nogueira, de São João do Sabugi, a oportunidade de ter contato direto com fornecedores no interior vai enriquecer sua atuação profissional. “A feira rompe a lógica de que o mercado da construção está concentrado apenas nas capitais, proporcionando ao Seridó acesso a materiais de qualidade e fortalecendo a comunicação entre arquitetos, fornecedores e clientes”, ressalta o arquiteto sabugiense.

Empresário Marcos Brito, da Bscryl Impermeabilizantes, e jovem arquiteto Guilherme Nogueira, celebram oportunidade de participar do evento e apoio do Sebrae-RN. Foto: Diego Vale

O espaço também foi uma vitrine para empresas do Seridó que se destacam no mercado. Marcos Brito, da Bscryl Impermeabilizantes, de Jardim do Seridó, lembrou que, em oito anos de atuação, ainda não havia conquistado clientes em Caicó, mas a ConstruSeridó abriu essa possibilidade. “Eventos desse porte são fundamentais para valorizar produtos desenvolvidos no interior e ampliar a presença de marcas seridoenses no mercado regional”, frisou o empresário.

Marcos Brito ressaltou ainda o papel do Sebrae no crescimento da empresa, especialmente por meio do Sebraetec, que apoiou consultorias em comunicação visual, mídias digitais e ensaios laboratoriais fundamentais para o fortalecimento do negócio.

Já Nilvandro Azevedo, da empresa de energia solar Sol Energy, explicou que a feira foi uma oportunidade de apresentar os diferenciais do setor, como instalação, pós-venda e linhas de financiamento, além de mostrar ao público os impactos positivos da economia gerada por mais de três mil projetos já instalados.

Fabiana Brito, empresária da Casa & Luz, palestrou sobre iluminação. Foto: Diego Vale

A empresária Fabiana Brito, da Casa & Luz, que também participou como expositora e palestrante, apresentou conteúdos sobre iluminação, ressaltando que, hoje, pensar luz não é apenas clarear ambientes, mas criar efeitos, promover bem-estar e transformar espaços.

Ao reunir expositores, profissionais, instituições e consumidores em um ambiente interativo e inovador, a ConstruSeridó mostrou que o interior do Rio Grande do Norte tem capacidade para realizar eventos de grande porte no setor da construção civil. “O sucesso da primeira edição sinaliza que a feira tem potencial para se consolidar no calendário do Seridó, promovendo negócios, difundindo conhecimento e fortalecendo a economia regional. Mais do que uma feira, a ConstruSeridó se afirmou como um espaço de conexões, onde tradição, inovação e oportunidades se encontram para transformar o futuro da construção civil no interior potiguar”, comemora o gerente da Agência Sebrae Seridó Ocidental.

  • Construção Civil
  • ConstruSeridó