ASN RN
Compartilhe

Fórum Sebrae de Energia Solar debate tendências e oportunidades em São Paulo

Evento está na quarta edição e reúne empreendedores, especialistas e integrantes do setor em evento paralelo da feira Intersolar
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Palestras inspiradoras, networking estratégico e oportunidades de negócios são os pilares do Fórum Sebrae de Energia Solar, evento realizado nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de agosto, em São Paulo. O Fórum é promovido pelo Sebrae Nacional, Polo Sebrae de Energias Renováveis do Sebrae-RN, em parceria com o Sebrae-SP.

A proposta do Fórum é proporcionar um espaço para discutir tendências, desafios e oportunidades, além de fazer conexões e impulsionar os negócios no mercado de energia solar. A quarta edição ocorre simultaneamente a Intersolar, maior evento Solar da América Latina, e reúne cerca de 200 empreendedores, especialistas e integrantes do setor de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima.

“Os momentos de integração desse ecossistema são essenciais e o Fórum de Energia Solar é fundamental nesse sentido para discutir, valorizar e analisar as dores para que a gente possa evoluir conjuntamente”, afirmou o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Fábio Krieger.

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, destacou a satisfação de São Paulo em sediar e apoiar a realização do Fórum. “Trata-se de uma grande cadeia produtiva estratégica para o nossos País e muitas startups apoiadas pelo Sebrae tem essa vertical na sua estratégia de negócio. Existe muita procura por negócios inovadores conectados a energia solar e o papel do Sebrae é ser parceiro do empreendedor nessa jornada tão desafiadora que é empreender”, disse.

“O Fórum reúne mais de 200 empresas e estamos aqui trocando experiências, discutindo a questão do armazenamento, da inovação, novas tecnologias e mercado para o desenvolvimento do mercado” ressaltou o Diretor-Superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, Zeca Melo.

A gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis, Lorena Roosevelt, pontuou que o Brasil é liderança mundial quando o assunto é energia limpa. “O grande desafio é tornar nosso potencial de geração em oportunidades de negócios e as pequenas empresas precisam se qualificar para entrar no mercado de forma competitiva. E o Polo de Energia está constantemente gerando conteúdos e conexões que geram negócios”, completou.

O evento também contou com a participação do coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Edlailson Pimentel. “Estamos debatendo temas atuais, como armazenamento de energia, mobilidade, energia por assinatura. Essa troca de experiências com empresários de diversos estados e as discussões sobre as oportunidades do setor são fundamentais”, afirmou.

Apresentações
Marco Conte, da Greener, apresentou a palestra “Mercado em Movimento: de onde viemos e para onde vamos?” com uma série de dados, como o crescimento da capacidade acumulada de energia solar, que passou de 1,1 GW em 2017 para 60,1 GW em agosto de 2025.

Thiago Lima, CEO da Solar Z, apresentou o tema “Como fugir da guerra de preços e construir uma empresa realmente lucrativa”. O engenheiro e empreendedor destacou a importância do pós-vendas para as empresas. “Um estudo mostra que conquistar um cliente novo pode custar de 5 a 25 vezes mais caro do que reter a sua própria base. Ter ou não ter um pós-venda significar a chave de performar e não performar”, disse.

A programação do primeiro dia contou ainda com um painel sobre tendências de mercado e oportunidades com a participação de Ariel Martins, gerente comercial da Hoymilles; e Williman Oliveira, CEO do Grupo WSO Solar; com a moderação da gerente de marketing da Hoymilles, Débora Garcez.

Williman Oliveira (esquerda), Débora Garcez e Ariel Martins durante painel no Fórum Sebrae de Energia Solar 

Williman Oliveira é de Natal e marca presença em todos os eventos do Sebrae sobre o tema. “Na Intersolar temos a oportunidade de encontrar distribuidores, fabricantes, tecnologias e adquirir conhecimento. E o Sebrae tem esse cuidado com o empresário, de trazer informações mais retas e diretas para estimular o crescimento”, comentou.

A palestra “Continue a refletir” do professor Clóvis de Barros encerrou o primeiro dia do Fórum. A programação do segundo dia seguirá com discussões sobre o futuro da Geração Distribuída, mobilidade elétrica e o DNA da inovação solar chinesa, que será mediado pelo diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo.

-

*Com informações do Sebrae/SP

  • Fórum Sebrae de Energia Solar