ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae leva inovação e identidade potiguar à maior convenção empresarial do RN

Com 28 palestras e painéis e apoiada pelo Sebrae RN, a 22ª Convenção do Comércio e Serviços do RN foi realizada no final de semana, em Mossoró
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Mossoró/RN – Capital do Oeste Potiguar, Mossoró se transformou no centro da capacitação empresarial, ao sediar a 22ª Convenção do Comércio e Serviços do RN. Apoiador da iniciativa, o Sebrae no Rio Grande do Norte marcou presença no evento e promoveu verdadeira aula de imersão e estímulo ao empreendedorismo, por meio de 28 palestras e painéis. As temáticas apontaram tendências, oportunidades, com toques de inovação e identidade potiguar.

A programação aconteceu em apresentações simultâneas, realizadas em três palcos: Experiência do Cliente, Tecnologia para Negócios e Feito Potiguar. As palestras e painéis levaram ao público conteúdos, como orientação empresarial, tendências e comportamentos de mercado, inteligência artificial, estratégias de marketing, além de diferenciais competitivos a partir da produção local.

Um dos destaques da programação, o palco Feito Potiguar se inspirou no programa de mesmo nome, desenvolvido pelo Sebrae-RN e federações para inspirar empreendedores a partir da valorização de produtos e empreendedores locais como diferencial competitivo. Ao destacar parcerias que valorizem a identidade e origem dos produtos, os conteúdos apresentados no espaço revelaram também casos de sucesso com empreendedores potiguares que alçam novos voos a partir da iniciativa do Sebrae-RN.

Entre eles, está o de Lua Andrade, da Elas Vida Leve, empresa de panificação artesanal e inclusiva, especialista na fabricação de produtos sem glúten, conservantes, aditivos e lactose. A empresária participou do painel “Raízes que inspiram: parcerias e histórias autênticas que conectam marcas ao território potiguar”, mediado pela analista técnica do Sebrae-RN Ann Cynthia Ferro, e destacou como o programa Feito Potiguar e as parcerias com produtores locais estão ajudando a alavancar os negócios e fortalecer a economia regional.

Orgulho de ser RN

“Tenho muito orgulho de ser Feito Potiguar. O programa é de suma importância para nos reconhecermos e termos orgulho daquilo que fazemos e produzimos. Fui uma das primeiras empresas a fazer parcerias com outras empresas com selo Feito Potiguar e o resultado tem sido incrível, atingindo outros públicos e fortalecendo as marcas envolvidas. Os resultados têm sido excelentes e mostram o poder de nos reconhecermos e de apostarmos em nossas origens e identidade”, enfatizou.

Embaixador do Programa Feito Potiguar, o chef Jonatã Canela participou do painel “Como colocar em prática o orgulho e pertencimento potiguar”, que contou com a mediação da analista técnica do Sebrae e gestora do Programa Feito Potiguar, Maria Luiza Guimarães. Ao enaltecer a importância da iniciativa para a economia regional, ele lembrou de quanto é estratégico ao gerar conexões a partir da valorização dos produtos genuinamente potiguares.

“O povo que não conhece a sua história está fadado ao esquecimento. Então, não só para manter vivas as nossas tradições, mas o orgulho de pertencer a esse lugar, por que não valorizar o que temos aqui? O Feito Potiguar tem esse propósito, de valorizar esses itens, esses produtos, esses fornecedores para termos negócios cada vez mais ímpares, com identidade, mostrando sua essência, raízes, tradições, o que tem de melhor, e fortalecendo a economia”, defendeu o chef Jonatã Canela.

Outros destaques

Já no palco Experiência do Cliente, o Sebrae-RN abordou práticas para transformar a jornada do cliente, com foco em ambientes de venda atrativos, equipes bem-preparadas, processos eficientes e comunicação integrada. A proposta mostrou como esses elementos, alinhados, criam experiências únicas e elevam o padrão de atendimento.

O espaço realizou palestras com consultores especializados como Marcela Cabral, Tereza Jeanne, Marcelo Bandiera, entre outros. Gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda ministrou a palestra “Como formar um elenco mágico para encantar o seu cliente” e avaliou a programação realizada na Convenção como evento como estratégico para o elevar o potencial empreendedor da região.

“Vivenciamos aqui uma experiência única, de estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento dos pequenos negócios, em um ambiente que respira conexões, tendências, inovação, mercado e oportunidades. O Sebrae acredita no potencial da economia potiguar e investe fortemente para que tenhamos, cada vez mais, negócios sustentáveis e territórios fortalecidos, e a programação que trouxemos ao evento é prova desse compromisso”, avaliou.

Focado na transformação digital, o palco Tecnologia para Negócios apostou em palestras e painéis que apontaram como inteligência artificial, uso de dados e o marketing digital podem ser aplicados por pequenos negócios. A ideia é promover a automatização de processos, melhorar o atendimento e fortalecer a presença online, com estratégias práticas voltadas à eficiência e humanização.

Mariana Carlos, da Tee Brasil.

A empresária Mariana Carlos, da Tee Brasil, participou do painel “Da vitrine ao feed: conexões que convertem”, e compartilhou com o público a experiência de negócio que aposta na presença digital para gerar interação com cliente e elevar vendas. Mediado pela analista técnica do Sebrae RN Jéssica Barros, o encontro contou ainda com a participação de Lizana Lima, empreendedora na área de comunicação.

“Nesse processo, é preciso ter bem definida qual a mensagem você quer passar para o cliente. Tudo tem que ser muito bem pensado. Não dá para fazer tudo de qualquer jeito. Precisamos gerar autenticidade na conexão, de modo que o cliente se identifique com sua marca e seu propósito”, orienta.

Solenidade de abertura

Realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), sob o tema “Experiência do Cliente: Integração entre o Humano e o Mundo FÍGITAL”, a Convenção do Comércio e Serviços do RN abriu oficialmente na noite da sexta-feira (5) e encerrou a programação no sábado (6), no Garbos Eventos, e reuniu empresários, gestores e profissionais de diferentes segmentos.

Presente à solenidade de abertura, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, exaltou a força do empreendedorismo potiguar e destacou a relevância do evento.

“Eu costumo dizer que juntos somos imbatíveis, e estar aqui hoje, testemunhando centenas de empreendedores juntos, buscando conhecimento, capacitação, é uma prova dessa força que temos. Enquanto Sebrae, é um orgulho participar do evento, trazendo uma programação riquíssima, diversificada, que vai fortalecer os negócios do nosso estado”, pontuou o diretor superintendente.

Além das 28 palestras realizadas pelo Sebrae-RN, a Convenção do Comércio e Serviços do RN contou com apresentações de profissionais que são referências nacionais e internacionais do varejo, do marketing e do empreendedorismo, como: Giuliana Morrone – jornalista e especialista em comunicação; Lucas Neves – diretor-executivo da Usaflex; Marcos Rossi – referência nacional em superação; Tony Ventura – especialista em tendências digitais; Giba – campeão olímpico e ídolo do vôlei brasileiro; Fred Alecrim – especialista em varejo, inovação e gestão de negócios; Bruno Félix – especialista em marketing e Larissa Marques – fundadora da health tech Life Sprint e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

  • CDL
  • COMÉRCIO
  • Convenção do Comércio e Serviços do RN