Mossoró/RN – A 28ª edição da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP) reafirmou, em 2025, sua grandiosidade e importância para Pau dos Ferros e toda a região. No ponto alto do evento, entre quarta-feira (10) e domingo (14), a Feira de Negócios reuniu expositores de diversos setores. Entre eles, produtos certificados com o selo Feito Potiguar, no Espaço do Sebrae, que se destacou como vitrine da produção local.
Mais do que um selo, o Feito Potiguar é um movimento do Sebrae RN e parceiros, que busca transformar o orgulho potiguar em ações concretas que garantam competitividade, sustentabilidade e crescimento a pequenos e médios negócios. Ao participar da Finecap 2025, o programa fomenta a economia regional, criando oportunidades para pequenos e médios empreendedores do Estado.
Para os expositores, a visibilidade conquistada no evento abre portas para novos mercados e reforça a confiança no futuro dos negócios locais. Entre eles, está a Queijeira Fazenda Barreiras, de Manacés Leite da Silva Filho, que encontrou na Finecap mais uma oportunidade de fortalecer a marca.
Do município de Encanto, vizinho a Pau dos Ferros, a empresa oferece queijo coalho, queijo ao vinho, queijo maturado, queijo trufado goiabada, queijo trufado carne sol, queijo com carne, creme de queijo, doce de leite e doce de leite com café.
Importância da participação
Durante a Finecap, com apoio do Sebrae, a Queijeira Fazenda Barreiras celebrou mais um feito: a conquista da medalha de bronze com nosso queijo coalho no XIX Encontro Nordestino do Setor de Leites e Derivados (Enel), no Ceará, somando-se a outras premiações de ouro e prata conquistados em outras competições.
“Para a gente, é gratificante expor no Espaço Sebrae, no Espaço Feito Potiguar, e poder mostrar nossos produtos. Muitas pessoas que não conheciam passaram a conhecer, e isso só nos fortalece. Apesar de pequenos, temos o sonho de crescer mantendo a qualidade. Não vendemos apenas queijo, vendemos uma história de família, cultura e superação”, destacou o empreendedor.
Outro expositor no Espaço Sebrae na Finecap foi o Café Jaçanã, de Diogo Castro, que levou pela primeira vez seus cafés especiais e gourmets ao Alto Oeste. Ele considera a participação no evento como experiência incrível, de excelente aceitação.
“Após receber o selo Feito Potiguar, nossa missão de resgatar a cultura cafeeira do RN e mostrar o potencial produtivo do nosso sertão ficou ainda mais forte. Hoje temos mais de 20 mil pés de café arábica trabalhados de forma agroecológica, produzindo bebidas de altíssima qualidade. Estar em Pau dos Ferros comprovou que estamos no caminho certo”, comentou.
Também expuseram no Espaço Feito Potiguar do Sebrae RN as empresas Pequena Maria (castanha), Cimsal (sal), Cajuína Potiguar (cajuína), Destilaria Serra de Martins (cachaça) e Massa Taboleiro (bolachas).
Legado da edição 2025
Para o gerente da Agência Sebrae no Alto Oeste, Renato Gouveia, “a presença dos empreendedores certificados com o selo Feito Potiguar mostrou, mais uma vez, que a Finecap é palco não apenas de cultura e lazer, mas também de inovação e desenvolvimento econômico”.
A Feira de Negócios da Finecap, segundo ele, é um espaço de conexão entre empreendedores e consumidores. “Ao articular a participação dos expositores, o Sebrae cumpre sua missão de abrir mercados, gerar novas oportunidades e fortalecer negócios locais”, destaca, ao acrescentar que, a cada edição, os produtos regionais ganham mais reconhecimento, mostrando que empreendedores têm qualidade e competitividade para alçar voos ainda maiores.
Ao longo de uma extensa programação, cerca de 400 mil pessoas, segundo a organização, prestigiaram momentos de fé, cultura, tradição, empreendedorismo e grandes shows na Finecap 2025. No mesmo período do evento, grandes shows movimentaram a Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, consolidando o evento como um dos maiores do interior potiguar.