O Sebrae no Rio Grande do Norte tem intensificado as ações voltadas ao melhoramento da bovinocultura leiteira e da suinocultura, duas das principais atividades agropecuárias do município de Rafael Godeiro, no Médio Oeste Potiguar. Desenvolvido em parceria com a prefeitura local, o trabalho é fruto do Projeto Agroeste e resulta em ações estratégicas, como o dia de campo, realizado na última terça-feira (30), na comunidade rural Sítio Formoso.
No dia de campo, os produtores rurais assistidos pelo Projeto Agroeste participaram de duas palestras ministradas por consultores do Sebrae RN, com ênfase no manejo sanitário da bovinocultura leiteira e de suínos. Também acompanharam visita técnica à área de plantio da palma forrageira, largamente utilizada na alimentação animal, especialmente em períodos de estiagem.
A atividade tem como objetivo promover melhorias e elevar a competitividade dos rebanhos, levando conhecimento técnico e inovação para criadores de bovinos e suínos. De acordo com o gerente da Agência Sebrae no Alto Oeste, Renato Gouveia, aliado às demais intervenções previstas ao longo de um ano de vigência do projeto, o dia de campo deve fortalecer a agropecuária de Rafael Godeiro e ajudar a elevar as propriedades rurais contempladas ao status de negócio sustentável.
“Esse é o grande objetivo do projeto. A cada ação realizada, vamos levando mais assistência técnica, ampliando o alcance do conhecimento e contribuindo para que os criadores de bovinos e suínos do município enxerguem na atividade um negócio, capaz de gerar renda e contribuir para o fortalecimento da economia local e regional”, pontuou.
Teoria e prática
A ação desta terça-feira beneficiou produtores como Francisco de Assis Bezerra. Criador de suínos no município, ele avalia que as informações adquiridas nas palestras devem atuar para minimizar a ocorrência de práticas antigas relacionadas ao manejo sanitário.

“Eu acho de muita importância porque, para os produtores que ainda mantêm aquelas tradições, aqueles mitos locais, vão quebrando os mitos e as pessoas vão se esclarecendo. É bastante positivo esse momento, principalmente por orientar sobre tecnologia e trazer informações técnicas para a comunidade”, opinou.
Quem também participou do dia de campo foi o criador de bovinos Unilson Pereira Júnior. Com pouco mais de 30 anos de atuação na bovinocultura, ele acredita que a intervenção de cunho prático e teórico atuará fortemente para uma melhor convivência da atividade com o semiárido.
“O município precisava muito passar por uma capacitação como essa que a gente contar hoje, com essa parceria do Sebrae com a prefeitura para nos ajudar a se adaptar na convivência com o semiárido, focar no novo e o novo com certeza vai aparecer depois desse grande trabalho, dessa apresentação que o Sebrae apresentou aqui no nosso município”, enfatizou.
Além dos produtores rurais, a programação do dia de campo contou com a presença da prefeita de Rafael Godeiro, Ludimila Amorim, a secretária de Agricultura do município, Edjane Oliveira, e equipe técnica do Sebrae RN.
Sobre o Agroeste
Lançado em julho deste ano, a partir de Acordo de Cooperação Técnica assinado entre as partes envolvidas, a iniciativa impacta diretamente um grupo de 20 produtores rurais. O Agroeste capacita os produtores assistidos com ações contínuas que promovam, entre outros benefícios, acesso à orientação técnica sobre gestão da propriedade e a novas tecnologias para o campo.
Para promover o desenvolvimento, o projeto prevê um conjunto de ações práticas, como palestras e seminários sobre vendas digitais, crédito, produtividade e gestão no agro; oficinas de comercialização e controles financeiros; além da participação em feiras e caravanas, incluindo a tradicional Festa do Boi 2025.
-
As soluções de longo prazo incluem a disseminação de boas práticas agrícolas e pecuárias, melhorias em processos produtivos e incentivo ao uso de genética avançada, como inseminação artificial. A expectativa é de que essas medidas contribuam para elevar a produtividade, garantir competitividade e consolidar a agropecuária como motor de desenvolvimento econômico em Rafael Godeiro.