Currais Novos – Nos dias 6 e 7 de outubro, Currais Novos sediou o workshop Catalisa Gov, um evento voltado para o fortalecimento da inovação na gestão pública, que reuniu gestores, servidores e parceiros do Ecossistema de Inovação para discutir estratégias que possam impulsionar a modernização dos serviços públicos e promover soluções com impacto positivo para a população.
A programação foi estruturada em dois dias, com atividades práticas e teóricas. O primeiro dia foi dedicado à sensibilização sobre inovação e inovação aberta, com uma palestra que introduziu os participantes aos conceitos e metodologias que estão transformando a gestão pública no Brasil. Já o segundo dia focou no mapeamento e priorização dos desafios de Currais Novos, com a utilização de ferramentas de métodos ágeis para identificação e hierarquização dos problemas operacionais enfrentados pela prefeitura.
O Catalisa Gov é uma iniciativa do Sebrae Nacional, que visa estimular a cultura da inovação dentro das instituições públicas, aproximando o setor governamental das práticas e metodologias já utilizadas no ambiente empreendedor, como as startups. Esse movimento tem como objetivo promover a modernização da administração pública por meio da implementação de soluções tecnológicas que melhorem a eficiência, a transparência e o desenvolvimento sustentável.
Em maio deste ano, Currais Novos passou a integrar o seleto grupo de municípios brasileiros que estão investindo em inovação para modernizar os serviços públicos, tornando-se o segundo município do estado a adotar o Catalisa Gov, depois de Natal.
Para Edinete Nascimento, analista de inovação do Sebrae em Currais Novos, a adesão dos secretários e servidores ao workshop foi um grande sucesso. “Tivemos uma participação expressiva de secretários, coordenadores e outros membros da gestão municipal. Já mapeamos quatro desafios iniciais e a avaliação é extremamente positiva. A inovação tem mostrado seu potencial para melhorar os serviços e a comunicação da gestão com a população, tornando os processos mais eficientes e acessíveis”, afirmou Edinete do Sebrae.
Edward Feitosa, coordenador de inovação de Currais Novos, reforçou a importância da aproximação entre a gestão pública e o setor privado. “A inovação no setor público deve ser entendida como uma forma de melhorar a vida das pessoas. O CatalisaGov vem para reforçar a gestão pública de Currais Novos, tornando-a mais inovadora e eficiente, por meio da colaboração com startups e empreendedores. Esse processo está transformando desafios em soluções práticas para o município”, explicou Edward.
A metodologia foi aplicada pelo consultor do Catalisa Gov, Luís Canabarro Cunha. “O Catalisa Gov busca utilizar a legislação atual, como o Marco Legal de Inovação e a Lei de Inovação Federal, para permitir que a gestão pública trabalhe de forma mais dinâmica com startups e desenvolva soluções personalizadas para problemas reais. Em vez de adquirir um serviço ou produto pronto, buscamos identificar os desafios e permitir que o ecossistema de startups proponha soluções tecnológicas inovadoras”, explicou Cunha.

A gestora estadual do Catalisa Gov, Algéria Varela, observou que, depois de Natal e Currais Novos, a próxima cidade potiguar a implementar o programa será Mossoró. Para a gestora, “o Catalisa Gov não só proporciona uma nova abordagem para a gestão pública, mas também fortalece o Ecossistema de Inovação de Currais Novos, que já é referência nacional”.
Com a implementação do Catalisa Gov, Currais Novos se posiciona como um exemplo de cidade inovadora, que busca transformar desafios em oportunidades de desenvolvimento sustentável e melhoria nos serviços públicos, conectando o governo com as soluções mais criativas e tecnológicas do mercado.