O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Sebrae-RN, lançou nesta quinta-feira (10) o Programa RN+Exportação, uma estratégia para fortalecer a presença internacional das empresas potiguares e ampliar as oportunidades no comércio exterior. A iniciativa nasce a partir das demandas apresentadas pelo setor produtivo, especialmente em função dos impactos do recente tarifaço aplicado pelos Estados Unidos ao Brasil, que afetou diretamente cadeias produtivas importantes do estado, como as de pescados e sal, cujos representantes estiveram presentes no lançamento.

Antes do lançamento, o Sebrae-RN promoveu uma série de reuniões com representantes do SindPesca e do Siesal, entidades que reúnem os principais produtores e exportadores dos segmentos mais afetados. Os encontros tiveram como objetivo identificar gargalos e levantar demandas relacionadas às restrições impostas pelo novo cenário internacional, permitindo o desenho de ações mais aderentes às necessidades reais do setor produtivo.
Com o lema “Conectando o RN ao Mundo”, o programa se propõe a ser um instrumento de diversificação das exportações, estimulando empresas com potencial e experiência internacional a buscar novos mercados e reduzir a dependência de destinos tradicionais. Entre as ações a serem executadas estão a identificação de mercados estratégicos, revisão de produtos exportáveis, planejamento logístico, adequação documental, participação em feiras internacionais, apoio em câmbio e gestão de riscos, além do acompanhamento em processos de liberação de mercadorias no destino final.

De acordo com o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, a primeira etapa do programa vai focar na preparação de 100 pequenas empresas potiguares que já exportam ou estão maduras para iniciar suas operações internacionais. “A ideia é trabalhar com negócios que tenham condições de competir no mercado externo, discutindo temas como acesso a novos mercados, logística e estratégias de inserção internacional. O RN+Exportação é um passo importante para fortalecer nossa presença no comércio global e reduzir a vulnerabilidade das nossas cadeias produtivas diante das mudanças impostas pelo tarifaço”, destacou.
O RN+Exportação integra um esforço mais amplo do governo estadual para reposicionar o Rio Grande do Norte na pauta do comércio exterior, aproveitando o potencial de setores como o agronegócio, a fruticultura, a pesca e o sal marinho — todos com tradição exportadora, mas que enfrentam desafios diante das novas barreiras comerciais globais.
“A criação do RN+Exportação representa mais um passo na construção de um ambiente econômico favorável aos pequenos negócios do nosso estado. Estamos trabalhando para que as micro e pequenas empresas potiguares tenham as condições necessárias para competir no mercado internacional, com apoio técnico, capacitação e políticas públicas que ampliem suas oportunidades. Essa iniciativa reforça o compromisso do nosso governo em gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável para o Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte.
O Sebrae-RN será responsável por mobilizar e preparar micro e pequenas empresas, por meio de capacitações, inteligência comercial e promoção de negócios. “O programa representa uma oportunidade de transformar o potencial produtivo local em resultados concretos, conectando os empreendedores potiguares às novas dinâmicas do comércio internacional e fortalecendo a economia do estado”, completou Zeca.
“A exportação é um caminho transformador, mas é preciso que o micro pequeno empresário esteja preparado, para que ele possa fazer a exportação segura e é isso que eu vejo nesse programa que está sendo apresentado. O Sebrae-RN, juntamente com o Governo, vão começar a trabalhar micro e pequenas empresas, encorajando-as para que sigam ao mercado internacional. Afinal de contas, o mercado não se limita às nossas divisas. Então, é preciso que realmente esse trabalho de preparação seja feito”, pontuou Roberto Serquiz, presidente da Fiern.
O evento contou com representantes do setor produtivo, do Sebrae-RN e do Governo do Estado. Entre eles, Laumir Barreto (Fecomércio), Ubirajara Lopes, vice-presidente de Finanças do Sistema FAERN/SENAR, Raiane Silva (Sindicato da Pesca), e Stenio Max, vice-presidente da FCDL/RN). Pelo Sebrae-RN, além de Zeca Melo, participaram Marcelo Toscano, diretor de Operações, e David Góis, gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia. Já pelo Governo do Estado estiveram presentes o vice-governador Walter Alves, o secretário da SEAF, Luciano Santos, o secretário da Fazenda, Cadú Xavier, além de Ivanilson Maia (GAC), Marcelo Junior (SAPE) e Rejane Oliveira (SEPLAN).