ASN RN
Compartilhe

Selo ‘Feito Potiguar’ fortalece produção local com certificação de 22 novas empresas na Festa do Boi 2025

Iniciativa, articulada pelo Sebrae RN, que valoriza a origem e a qualidade de produtos do estado, agora alcança 165 negócios, incluindo, pela primeira vez, rebanhos bovinos de alta genética
Por Especial Festa do Boi 2025
ASN RN
Compartilhe

Em um movimento que reforça a identidade e a força da economia local, 22 empresas do Rio Grande do Norte receberam, na manhã desta sexta-feira (10), o Selo ‘Feito Potiguar’. A solenidade de certificação ocorreu na Agência Sebrae montada na Festa do Boi 2025, principal evento do agronegócio no estado, que começou hoje. Com as novas adesões, o movimento, lançado em abril, chega a um total de 165 negócios certificados.

A diversidade dos produtos contemplados nesta etapa demonstra mais uma vez o potencial produtivo do estado. A lista inclui desde pastas de caju e rapaduras até cervejas artesanais e carne suína. A iniciativa valoriza tanto a tradição quanto a inovação do que é produzido no estado, abrindo portas para que pequenos e médios produtores ganhem mais visibilidade e credibilidade no mercado.

Um dos destaques foi a certificação da Fazenda Tupinambá, de Bodó, pela produção de morangos agroecológicos, uma cultura incomum no semiárido nordestino. A produtora Edneuman Ferreira comemorou o reconhecimento com um selo de qualidade para um trabalho focado na sustentabilidade.

Luis Henrique, superintendente do Senar fez a entrega.

“Receber o ‘Feito Potiguar’ é o reconhecimento do nosso esforço em fazer uma produção mais ecológica. É uma honra e uma oportunidade de mostrar que nosso estado pode produzir uma variedade de cultivar diversa das habituais”, afirmou Edneuman.

-

-

Ela explica que a fazenda está testando diferentes substratos, como fibra de coco e areia, para adaptar o cultivo à realidade potiguar.

Pecuária Potiguar Ganha Selo de Origem e Qualidade

Pela primeira vez, o selo se estendeu à pecuária, certificando sete criadores de gado do Rio Grande do Norte. A chancela “Rebanhos” atesta a excelência dos animais com base em critérios rigorosos, como origem potiguar (animais nascidos e criados no estado), produtividade comprovada acima da média regional e garantia de genética de qualidade e sanidade.

Orlando Procópio recebeu a certificação do Presidente da Anorc, Mateus França.

Orlando Procópio, tradicional criador da raça Sindi, foi um dos pecuaristas que teve seu rebanho reconhecido. Para ele, o selo representa tanto orgulho quanto responsabilidade. “Sou fã do trabalho que o Sebrae RN desenvolve no agronegócio potiguar. Este selo nos incentiva a produzir com cada vez mais eficiência, sustentabilidade e em prol da nossa comunidade”, declarou o criador.

Para conhecer o Movimento Feito Potiguar, as empresas certificadas e solicitar a certificação com o Selo para sua empresa acesse: feitopotiguar.com.br.

Agência Sebrae Festa do Boi

O Sebrae-RN participa da Festa do Boi 2025 com um espaço de 5 mil m² voltado à inovação, sustentabilidade e fortalecimento da economia potiguar. De 10 a 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o público encontrará palestras, oficinas, exposições, experiências gastronômicas e oportunidades de negócios em diversas cadeias produtivas. A programação inclui a Fazendinha Modelo, a Queijeira Artesanal Nivardo Melo, a Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, o espaço Feito Potiguar e atividades da Economia Criativa, além de ações de educação ambiental e neutralização de carbono. Mais informações: agenciasebraefestadoboi.com.br.

  • Feito Potiguar