Em um movimento que reforça a identidade e a força da economia local, 22 empresas do Rio Grande do Norte receberam, na manhã desta sexta-feira (10), o Selo ‘Feito Potiguar’. A solenidade de certificação ocorreu na Agência Sebrae montada na Festa do Boi 2025, principal evento do agronegócio no estado, que começou hoje. Com as novas adesões, o movimento, lançado em abril, chega a um total de 165 negócios certificados.
A diversidade dos produtos contemplados nesta etapa demonstra mais uma vez o potencial produtivo do estado. A lista inclui desde pastas de caju e rapaduras até cervejas artesanais e carne suína. A iniciativa valoriza tanto a tradição quanto a inovação do que é produzido no estado, abrindo portas para que pequenos e médios produtores ganhem mais visibilidade e credibilidade no mercado.
Um dos destaques foi a certificação da Fazenda Tupinambá, de Bodó, pela produção de morangos agroecológicos, uma cultura incomum no semiárido nordestino. A produtora Edneuman Ferreira comemorou o reconhecimento com um selo de qualidade para um trabalho focado na sustentabilidade.

“Receber o ‘Feito Potiguar’ é o reconhecimento do nosso esforço em fazer uma produção mais ecológica. É uma honra e uma oportunidade de mostrar que nosso estado pode produzir uma variedade de cultivar diversa das habituais”, afirmou Edneuman.
-
-
Ela explica que a fazenda está testando diferentes substratos, como fibra de coco e areia, para adaptar o cultivo à realidade potiguar.
Pecuária Potiguar Ganha Selo de Origem e Qualidade
Pela primeira vez, o selo se estendeu à pecuária, certificando sete criadores de gado do Rio Grande do Norte. A chancela “Rebanhos” atesta a excelência dos animais com base em critérios rigorosos, como origem potiguar (animais nascidos e criados no estado), produtividade comprovada acima da média regional e garantia de genética de qualidade e sanidade.

Orlando Procópio, tradicional criador da raça Sindi, foi um dos pecuaristas que teve seu rebanho reconhecido. Para ele, o selo representa tanto orgulho quanto responsabilidade. “Sou fã do trabalho que o Sebrae RN desenvolve no agronegócio potiguar. Este selo nos incentiva a produzir com cada vez mais eficiência, sustentabilidade e em prol da nossa comunidade”, declarou o criador.
Para conhecer o Movimento Feito Potiguar, as empresas certificadas e solicitar a certificação com o Selo para sua empresa acesse: feitopotiguar.com.br.
Agência Sebrae Festa do Boi
O Sebrae-RN participa da Festa do Boi 2025 com um espaço de 5 mil m² voltado à inovação, sustentabilidade e fortalecimento da economia potiguar. De 10 a 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o público encontrará palestras, oficinas, exposições, experiências gastronômicas e oportunidades de negócios em diversas cadeias produtivas. A programação inclui a Fazendinha Modelo, a Queijeira Artesanal Nivardo Melo, a Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, o espaço Feito Potiguar e atividades da Economia Criativa, além de ações de educação ambiental e neutralização de carbono. Mais informações: agenciasebraefestadoboi.com.br.