Considerada a maior feira multisetorial do interior do Rio Grande do Norte, a Fenavale encerrou a 12ª edição elevando o protagonismo dos pequenos negócios e o crescimento do empreendedorismo da região do Vale do Açu. Realizada entre quinta-feira (9) e sábado (11), na Praça São João Batista, em Assú, o evento reuniu mais de 150 expositores e atraiu cerca de 30 mil visitantes, movimentando a economia e o turismo do município.
Parceiro desde a primeira edição da feira, o Sebrae no Rio Grande do Norte tem contribuído de forma decisiva para o avanço da Fenavale, apoiando empreendedores e impulsionando negócios o desenvolvimento regional. Na edição deste ano, a instituição destacou o Programa Feito Potiguar, que reúne empresas certificadas com o selo de valorização da produção local.
Ao todo, seis empresas detentoras da chancela do Programa Feito Potiguar expuseram produtos no Espaço Sebrae na Fenavale. Entre eles, produtores de frutas do Distrito de Irrigação do Baixo Açu (Diba).

Lucas Cabral é proprietário da Vale do Açu, empresa assuense que produz biscoitos artesanais à base de nata. Prestes a ingressar no Programa Feito Potiguar, ele também participou da exposição e enalteceu o apoio do Sebrae RN no apoio aos empreendedores em prol da geração de visibilidade e fomento de novos negócios. Na ocasião, a Vale do Açu lançou seu novo produto, o Choconata, biscoito produzido a partir da nata e adicionado de cacau 50%.
“Nós, que somos uma empresa pequena, muitas vezes não podemos fazer um investimento em um estande, então esse espaço que o Sebrae abre para gente é de suma importância, nos proporcionando tantos negócios. Graças à oportunidade, tivemos bons contatos com bancos e possíveis clientes, pudemos ser vistos e lembrados e, assim, alcançar mais clientes”, comemora.
De acordo com Fernando de Sá Leitão, gerente da Agência Sebrae no Vale do Açu, o compromisso da instituição é permanecer ao lado de quem empreende e faz a economia girar.
“Somos parceiros de primeira hora, porque acreditamos que o futuro da nossa economia passa, sobretudo, pelos pequenos negócios, aqueles que geram emprego, movimentam o comércio local e mantêm viva a cultura empreendedora que é marca do povo do Vale. Nosso compromisso é estar junto de quem empreende, ajudando a transformar desafios em oportunidades e a fazer com que os negócios do Vale do Açu sejam cada vez mais competitivos, sustentáveis e protagonistas do desenvolvimento regional”, afirmou.
-
Promovida pela CDL Assú, com patrocínio do Governo do Estado do RN, da Prefeitura Municipal, do Senac e do Sebrae RN, a Fenavale reuniu os setores do comércio, serviços, indústria, agronegócio e produção associada ao turismo. Com entrada gratuita, a feira contou ainda com ampla programação cultural e apresentações musicais.