O colorido da arte, o toque das mãos e o pulsar da cultura potiguar dão o tom do Espaço de Economia Criativa, montado pela Agência Sebrae dentro da Festa do Boi 2025. Até o dia 18 de outubro, sempre às 16h e 19h, o espaço se transforma em um ponto de encontro entre artesãos, artistas, empreendedores criativos e o público visitante, reunindo uma programação que celebra a diversidade e o talento do Rio Grande do Norte.
Desde o início das atividades, na sexta-feira (10), até o última segunda (13), mais de 70 pessoas já participaram das oficinas e vivências realizadas no espaço, que vem se consolidando como um ambiente de aprendizado, trocas e inspiração.
No turno da tarde, as atividades têm foco no artesanato, com oficinas que exploram diferentes técnicas e matérias-primas. Entre os destaques estão a oficina de cerâmica com a Terra Poty (10/10), a confecção de bonecas de pano pela Companhia da Chita (11/10),oficina de fibras naturais com Fibrarte (12), oficina de mimos com resíduos têxteis da Durabilitê (13/10). A programação do artesanto hoje (14) ficará com o bordado da Casa do Artesão de Caicó com Heloisa Kariery (14/10) e amanhã (15) será a vez do tingimento natural com a Villa Dharma (15/10). Cada encontro propõe uma imersão no fazer manual, valorizando saberes tradicionais e práticas sustentáveis.

“Gostei muito de participar da oficina e de conhecer um espaço que mostra o que o artesão faz com tanto carinho. Essas ações do Sebrae são uma grande ajuda para quem trabalha com artesanato, porque muitas pessoas têm talento, mas não sabem como divulgar ou expor o próprio trabalho. Quando o artesanato é mostrado ao público, ele ganha valor e incentiva outras pessoas a continuar criando. É uma forma de fazer a arte crescer e de dar mais visibilidade a quem vive dela”, afirmou Luiza Fernandes, 61 anos, participante da oficina de confecção de bonecas de pano.
À noite, o foco se volta para as expressões culturais, com atividades que unem arte, reflexão e convivência. A programação incluiu nos primeiros dias a Oficina de Cartoon (10/10), vivências de expressão corporal e pintura em tela, o conto da Princesa Bombom (12/10), e momentos de debate, como a Roda de Conversa “Teatro e Vida Real” (16/10). A semana encerra com apresentações culturais e o Pedal Mix Nordestino (18/10), misturando arte, movimento e celebração da identidade regional.
Para a gestora de Economia Criativa do Sebrae-RN, Maézia Teodora, o espaço tem cumprido seu papel de promover o encontro entre tradição e inovação. “A programação foi pensada para valorizar o fazer artesanal e a expressão cultural como potenciais de geração de renda, mas também como formas de fortalecer nossa identidade potiguar. Cada oficina e vivência é uma oportunidade de aprendizado, conexão e valorização dos talentos locais”, destaca Maézia.
Com uma curadoria diversa e sensível, o Espaço de Economia Criativa na Festa do Boi reafirma o papel do Sebrae como articulador do empreendedorismo cultural e promotor do talento potiguar, fortalecendo o segmento criativo como um importante motor de desenvolvimento sustentável no estado.
Agência Sebrae Festa do Boi
O Sebrae-RN participa da Festa do Boi 2025 com um espaço de 5 mil m² voltado à inovação, sustentabilidade e fortalecimento da economia potiguar. De 10 a 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o público encontrará palestras, oficinas, exposições, experiências gastronômicas e oportunidades de negócios em diversas cadeias produtivas.
A programação inclui a Fazendinha Modelo, a Queijeira Artesanal Nivardo Melo, a Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, o espaço Feito Potiguar e atividades da Economia Criativa, além de ações de educação ambiental e neutralização de carbono.
Mais informações: agenciasebraefestadoboi.com.br
Serviço:
Espaço de Economia Criativa – Agência Sebrae na Festa do Boi 2025*
Até 18 de outubro (sábado)
Oficinas de Artesanato – às 16h
Vivências Culturais – às 19h
Local: Parque Aristófanes Fernandes – Pavilhão da Agência Sebrae
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público