Natal – O interesse em debater e aprender mais sobre as tendências de mercado e o impacto que a inovação e o empreendedorismo podem provocar no desenvolvimento da sociedade levaram um público de cerca de 3 mil pessoas a participar do GO!RN 2020, que ocorre nesta sexta-feira (11) e sábado (12). Totalmente online e gratuito, o evento está conectando todo ecossistema de inovação e a comunidade de startup do Rio Grande do Norte com os principais especialistas do Brasil e do mundo para discutir esses assuntos. São mais de 100 importantes personalidades do mundo digital, dos negócios e da inovação, que estão somente proferindo palestras e ministrando cursos, como também interagindo com os participantes. O evento pode ser acompanhado pela plataforma no link https://eventmobi.com/gorn/
Até as 21h, estão programadas diversas atividades que são desenvolvidas simultaneamente em palcos virtuais e com conteúdos diversificados. Assuntos que agradam em cheio aqueles que têm uma ideia de negócio ou já possuem uma empresa e também os amantes da tecnologia e aficcionados por games. A inscrição no evento pode ser feita a qualquer momento pelo site https://rn.sebrae.com.br/gorn/.
O evento também tem estandes virtuais no espaço de exposição de startups e de empresas inovadoras. Na área dos patrocinadores, com vídeo, os participantes terão acesso em tempo real a promotores. Há ainda espaços para reuniões exclusivas, desafios e gameficação com ranking em tempo real, salas de reunião, chats exclusivos com especialistas, interação em tempo real com palestrantes e convidados, grupos de discussão, mural de postagens em redes sociais e agenda personalizada.
Interações
Até o início da tarde, mais de 2.950 pessoas estavam conectadas à plataforma que transmite a programação pela internet. Para se ter uma ideia da audiência do evento, teve horário que a página da plataforma EventMobi atingiu o pico de 39,8 mil visualizações. “São números bem expressivos. O evento tem uma proposta original. A dinâmica é que tudo acontece ao mesmo tempo. Não há exatamente uma sequência. É possível entrar na sala um pouco depois e assistir a palestra do mesmo jeito, do começo, porque algumas atividades são gravadas e outras são ao vivo, o que é normal nesse tipo de evento online”, explica o coordenador do GO!RN, Carlos von Sohsten, que é analista técnico do Sebrae-RN.
O coordenador do GO!RN faz uma avaliação positiva das interações e participação nesse primeiro dia. “Vemos que o participante está aprendendo muito rápido como o evento funciona, porque a plataforma é muito intuitiva. Há uma interação muito alta nas áreas em que o participante pode se manifestar por chats, assim como nos desafios. Acredito que essa edição está indo melhor do que se esperava”, diz Carlos von Soshten.
Inovação nas MPEs
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, participou remotamente da abertura do evento e integrou o painel ‘Os Desafios da Inovação para as Micro e Pequenas Empresas Brasileiras’, ao lado do diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, mediados pelo gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis.
Sobre o tema, Bruno Quick afirmou: “Centrar na inovação é a forma mais acertada de lidar com essa crise. É inovar para transformar e superar”. Segundo Quick, a crise veio mostrar que somos obrigados a largar alguns conceitos antigos e nos forçar a mudar, a inovar assimilando novas tecnologias e outras inovações que dizem respeito ao jeito de trabalhar. “Talvez essa inovação esteja sim, associada à tecnologias, mas tem mais a ver com o nosso jeito de analisar as coisas, de nos relacionar com clientes e fornecedores”, raciocina.
Fomento à inovação
Durante a abertura, o superintendente do Sebrae-RN destacou o compromisso da instituição com a disseminação da cultura da inovação no Rio Grande do Norte. “Temos a honra de ter apoiado e integrar o conselho do Instituto Metrópole Digital. Temos mais de 20 incubadoras de empresas implantadas no Rio Grande do Norte, fruto de uma parceria com as maiores universidades públicas e privadas”, destaca. Zeca Melo também falou sobre os programas de suporte financeiro de fomento à inovação, como é o caso dos editais da Finep, que são executados pelo Sebrae-RN, o Centelha e o Tecnova.
O GO!RN é uma correalização do Sebrae com o Banco do Nordeste, também patrocinador do evento, a Jerimum Valley, Potiguaras Valley, LEP, CDL Jovem, Salt Valley e Junior Achievement, Parque Instituto Metrópole Digital – IMD, RN Júnior, Silicon Valley, Prefeitura da Cidade do Natal, OAB/RN, AIESEC, Seahub e SETIRN, PONG, Potilivre, WiE, GDG, Grupy, Pyladies, WebDev, PHP, Darkwaves, Telecom UFRN e Natal JS, Arara Furtacor, Customer Success, Inova Metrópole, ITNC-IFRN, Empreende RN, InPacta e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – Fiern. O evento conta com mais de 114 atividades. Para conferir, acesse o site do evento e participe.