A expectativa de bons negócios e o sentimento de otimismo marcaram a Rodada de Negócios do Sebrae RN, realizada nesta quinta-feira (23), no Hotel Thermas, durante a programação da 37ª Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro 2025), em Mossoró. A iniciativa, voltada para empresas que integram o Programa Feito Potiguar, reuniu 30 fornecedores e 10 grandes compradores em um ambiente dinâmico, que resultou em conexões estratégicas, novos contratos e ampliação de mercado para os pequenos empreendedores potiguares.
Para os participantes, a rodada foi sinônimo de oportunidade real de novos negócios. É o caso da Granja Filadélfia, que fechou uma nova parceria com o Larêgo Empreendimentos Hoteleiros, grupo responsável pelo Hotel Ibis. A empresa genuinamente mossoroense passará a fornecer ovos para as duas unidades da rede hoteleira, instaladas em Mossoró e em Natal.

“Foi uma excelente oportunidade. Já atendemos as principais redes de supermercado de Mossoró e região, e estamos buscando expandir a atuação para o setor hoteleiro, e essa nova parceria só foi possível graças à rodada de negócios do Sebrae. Além desse contrato, estamos prospectando outros contatos promissores”, comemorou o gerente administrativo e comercial da empresa, Victor Rocha, destacando a organização e a eficiência da ação promovida pelo Sebrae.
A NZ Fruit, de Currais Novos, também saiu confiante do evento. A empresa, especializada em polpas naturais e nascida com o apoio do Sebrae, busca expandir sua presença no mercado regional. “Nosso propósito é mostrar que é possível produzir com qualidade e tecnologia no interior do estado. Participar dessa rodada é abrir portas para novos mercados e fortalecer a marca Feito Potiguar”, afirmou Zenúbia Alves, representante da agroindústria.

O entusiasmo também veio do lado dos compradores. Lecilda Gadelha, do Empório Lê Gadê, que está prestes a inaugurar sua loja no município de Eusébio (CE), elogiou a qualidade dos produtos e o profissionalismo dos empreendedores potiguares. “Saímos com vários negócios engatilhados, alguns praticamente fechados. Encontramos cachaças, queijos, mel e cortes de cordeiro de altíssima qualidade. O que queremos é levar um pouco do nosso RN para o Ceará”, destacou.
Além do Empório Lê Gadê, participaram os compradores Rede 10 supermercados, Bodega Chico e Teta, Larêgo empreendimento hoteleiros/IBIS hotel, Supermercado Nordestão, Grupo Queiroz, Seixas Negócios e Oeste trigo/
Apreciatte.
De acordo com Daniela Tinoco, analista técnica de mercado do Sebrae RN, a rodada é uma ferramenta estratégica para fortalecer os pequenos negócios e gerar oportunidades comerciais concretas.

“Nosso objetivo é inserir cada vez mais ações de mercado para as empresas do Feito Potiguar, valorizando o que é produzido no Rio Grande do Norte e conectando fornecedores a compradores de grande porte. Queremos que essas empresas vendam mais, faturem mais e alcancem novos mercados”, afirmou.
Com metodologia dinâmica, a rodada de negócios permite que, em poucas horas, empreendedores apresentem seus produtos, discutam preços, logística e capacidade de produção para diversos compradores em um só local. A ideia do evento é promover contatos estratégicos de aproximação comercial e concretizar a realização de novos negócios.
Atualmente, o Programa Feito Potiguar conta com 175 empresas certificadas, que representam a diversidade produtiva do estado, desde alimentos, bebidas e gastronomia. Na Ficro, parte desses produtos pode ser conferida no estande do Sebrae, que segue em exposição até sábado (25).
Criada em 1988 pelo Sebrae e realizada desde 1999 pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), a Ficro reafirma seu papel como um dos mais importantes eventos do empreendedorismo potiguar. Em novo formato e espaço climatizado (Thermas Hall), a feira reúne cerca de 90 expositores.

