ASN RN
Compartilhe

Ficro reafirma protagonismo dos pequenos negócios do Oeste Potiguar

Feira foi aberta oficialmente ontem (23), em Mossoró, reafirmando apoio ao empreendedorismo, como os produtos com o selo Feito Potiguar
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

A abertura oficial da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro) 2025, na noite de ontem (23), no Thermas Hall, em Mossoró, reafirmou o papel do evento como motor de valorização dos pequenos negócios do Oeste Potiguar. Com presença de empreendedores, autoridades políticas e representantes de setores socioeconômicos, a solenidade marcou o início de mais uma edição dedicada ao fortalecimento da economia e à geração de oportunidades.

Na prática, esse papel pode ser visto no espaço Sebrae instalado na Ficro, onde pequenos negócios certificados com o selo Feito Potiguar expõem seus produtos e têm na feira oportunidade a mais para apresentá-los e fechar negócios. É o caso de Giomar Neves, da marca Mel Boa Fé.

Abertura oficial da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro) 2025.

Com experiência de quem participa do evento há vários anos, Neves ressaltou a importância da feira para o fortalecimento dos pequenos produtores. Segundo ele, a Ficro representa uma oportunidade de crescimento e visibilidade que se renova a cada edição.

“É um espaço onde fazemos novos negócios, reencontramos parceiros e mostramos que o que é produzido no interior também tem qualidade e valor”, afirmou o empreendedor, destacando que o evento “tem sido essencial para consolidar a presença do mel potiguar no mercado”.

Fomento

Durante os pronunciamentos oficiais, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel, também destacou o papel transformador da feira e a importância de manter o olhar voltado para quem gera emprego e renda.

“Militamos em defesa do empreendedorismo, dos pequenos negócios. O desafio foi dar uma ruptura ao que era a Ficro. Tivemos a ousadia de trazer um formato diferente, de feira de negócios, comércio, serviço e turismo. É preciso valorizar quem movimenta a economia e acreditar que uma feira como essa é fomentadora de emprego e renda”, afirmou.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel.

Ele reforçou ainda que o sucesso da iniciativa é fruto da união institucional e da valorização do que é feito no Rio Grande do Norte. “Nada se faz sozinho. O Feito é Potiguar, resultado da parceria entre federações e empreendedores, e que ajuda a fortalecer a autoestima do nosso povo”.

Também prestigiaram a abertura da Ficro o diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcante, e o diretor de operações do Sebrae RN, Marcelo Toscano, entre outras autoridades, como a governadora Fátima Bezerra, que ressaltou a importância da feira para o desenvolvimento regional e para a valorização do empreendedorismo local. “A Ficro é uma das mais importantes feiras do nosso estado. Mostra a força que têm o comércio e o empreendedorismo de Mossoró e de toda a região. Vida longa à Ficro”, declarou.

Modernização

Reconhecida como um dos principais eventos de negócios do interior potiguar, a Ficro chega à sua 37ª edição com um formato repaginado e mais tecnológico, ocupando uma área de 2.500 m², com 90 empresas expositoras, ambiente climatizado, estacionamento gratuito e espaço gastronômico.

Criada em 1988 pelo Sebrae RN e organizada pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim) desde 1999, a feira é referência em inovação e negócios na região. Começou ontem (23) e segue até amanhã (25).

Nessa edição, uma das principais novidades, além da mudança da Estação das Artes para o novo espaço (Thermas Hall), é o novo horário de funcionamento: das 14h às 22h, ampliando as possibilidades de networking e geração de negócios. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

A modernização do evento inclui ainda um site interativo e atendimento por meio de chatbot, reforçando a experiência digital dos visitantes. Apesar das inovações, a Ficro mantém suas raízes, com a participação ativa da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), representada por seu presidente, Nilson Brasil, que reconheceu: “Lembro bem do início da feira, com o Sebrae. Sem o Sebrae, nada disso estaria acontecendo”.

  • Ficro 2025