A moda e o artesanato potiguar ganharam destaque na passarela do São Paulo Fashion Week 2025. O Bordado de Caicó, a Renda de Bilro de Alcaçuz e a coleção de acessórios da marca potiguar Sheila Morais abrilhantaram o palco do maior evento de moda da América Latina, levando mais cores, formas, estilo e identidade regional à passarela.
O Bordado de Caicó, produzido pela artesã Edilma Soares, da Casa do Artesão do Seridó, encantou o público com a delicadeza dos recortes e bordados sobre cambraias de linho e rami. O trabalho artesanal, tradicional da região do Seridó potiguar, é reconhecido com selo de Indicação Geográfica (IG) na categoria de indicação de procedência. Já a Renda de Bilro de Alcaçuz, confeccionada pela Associação das Rendeiras de Alcaçuz, foi destaque pela combinação de delicadeza, força e resistência — características marcantes da cultura artesanal do estado.

“Fomos além das fronteiras do nosso estado e abraçamos também o tradicional Bordado de Caicó, Patrimônio Imaterial do vizinho Rio Grande do Norte, casa do Instituto Riachuelo, parceiro nessa conexão. Ter a parceria com o Instituto Riachuelo, no Projeto Poti com o Sebrae-RN, nos trouxe essa conexão com artesãos de todo o RN, em especial de Caicó, que está desfilando aqui com a gente. É uma felicidade ter a nossa rede de artesãs ampliada”, afirmou Celina Hissa, diretora criativa da Catarina Mina, marca responsável pela apresentação no evento.
Já a coleção de acessórios de Sheila Morais foi apresentada ao lado da marca Marina Bitu, com inspiração na obra da artista Djanira da Motta e Silva. A proposta revisitou uma de suas criações, “A Costureira”, traduzindo em formas maximalistas no metal, ouro e prata, elementos como flores, escamas e anzóis, apresentadas em broches, brincos e outras peças.
“Foi muito importante para a marca participar de um desfile no São Paulo Fashion Week, um evento nacional, com uma designer de renome como a Marina Bitu, que tem um posicionamento de autenticidade. Estar nesse mailing de escolha dela, levando a joia do Seridó à passarela, fortalece ainda mais a nossa confiança”, declarou a designer Sheila Morais.
Reconhecida por seu trabalho autoral no design de acessórios, a empresária e designer potiguar Sheila Morais é uma das pioneiras do setor no Rio Grande do Norte. Sua trajetória inclui prêmios como Mulher de Negócios e MPE Brasil, ambos concedidos pelo Sebrae, além da participação no programa Natal Pensando Moda, que apoia o desenvolvimento de marcas criativas e inovadoras no estado.

“É uma grande satisfação ver empresas atendidas pelo Sebrae conquistando novos mercados. E é ainda mais gratificante perceber que marcas já consolidadas abriram, de forma generosa e profissional, espaço para parcerias e para a presença de empreendedores potiguares em suas passarelas”, ressaltou Verônica Melo, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial (UDS) do Sebrae-RN.
Unidade de Desenvolvimento Setorial
A Unidade de Desenvolvimento Setorial (UDS) do Sebrae-RN atua de forma estratégica para fortalecer os segmentos produtivos do estado, promovendo inovação, competitividade e sustentabilidade entre os pequenos negócios. Por meio de programas, consultorias e capacitações, estimula a melhoria da gestão, o acesso a novos mercados e a adoção de boas práticas que impulsionam o desenvolvimento das cadeias produtivas. Em parceria com instituições públicas e privadas, entidades de classe e atores do mercado, a UDS contribui para o crescimento dos setores do comércio, serviços e indústria, ampliando oportunidades e gerando valor para o empreendedor potiguar.

