Agentes e guias de turismo do Rio Grande do Norte participaram, nessa quarta-feira (29), de uma experiência imersiva no território potiguar. Em uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-RN), o grupo vivenciou o Roteiro de Turismo de Base Comunitária — uma jornada que promoveu a aproximação entre profissionais do setor e comunidades locais que protagonizam práticas autênticas e sustentáveis no turismo do estado.
Representantes de onze agências conheceram de perto iniciativas que unem cultura e natureza, dialogaram com os protagonistas locais e participaram de experiências típicas das comunidades visitadas.

Para Wyclef Thiago, da agência EBA – Em Busca de Aventura, a visita técnica foi uma experiência enriquecedora, por permitir conhecer de perto o trabalho e a força das comunidades do litoral sul potiguar e o quanto o turismo de base comunitária pode transformar realidades. “Para quem trabalha com turismo de aventura e experiências como nós, foi inspirador ver como essas iniciativas valorizam o território e preservam as tradições locais. Saímos com novas ideias, parcerias em mente e a certeza de que o turismo potiguar tem um potencial imenso quando feito com propósito”, destacou.
Da mesma forma, Gilson Bezerra, sócio fundador da agência Pé na Estrada Trilhas, ressaltou que teve a oportunidade de vivenciar experiências diferenciadas, com um olhar sensível ao desenvolvimento das comunidades e dos negócios entre agentes de viagens e os povos do local. “Voltamos todos cheios de ideias e boas energias, animados com as novas parcerias e possibilidades de fazer girar a economia de forma sustentável e inclusiva”.
Programação

O roteiro teve início no Território Potiguara Katu, na divisa entre Canguaretama e Goianinha, onde os visitantes puderam saborear a culinária regional — com pratos como calambica, peixes e frutas da época — e participar de vivências indígenas com histórias, saberes e cantos ancestrais, além de banho de rio, conhecimento uso de plantas medicinais, no Jardim da Cura, e pintura com grafismos tradicionais.
Na Praia de Sibaúma, o grupo acompanhou e participou das manifestações culturais quilombolas de dança e música, com a apresentação do Coco de Zambê, pelo grupo Herdeiros de Zumbi. O roteiro foi finalizado no Flutuante Sorriso da Ostra, em Tibau do Sul, com degustação de ostras ao pôr do sol na Lagoa de Guaraíras — local premiado com o 1º lugar no Green Destinations Story Awards, na categoria Comunidades Prósperas.
De acordo com Yves Guerra, gestor de Turismo do Sebrae-RN, a iniciativa vai além da visita técnica: “O objetivo é capacitar e conectar empresas e guias de turismo do RN, com perfil de ecoturismo e turismo de aventura, às comunidades tradicionais — indígenas, quilombolas e de ostreicultores — do litoral sul potiguar, gerando novas oportunidades de negócios”, explicou Yves. Ele acrescentou ainda que além das comunidades visitadas nesta ação, faz parte do roteiro a comunidade do Porto, em Canguaretama, que oferece passeios pelos manguezais e vivências sobre o cultivo de ostras.
Projeto Turismo de Base Comunitária
As comunidades integram o Projeto Turismo de Base Comunitária, realizado pelo Sebrae-RN em parceria com a Setur-RN. A iniciativa passou por um processo de estruturação ao longo de 16 meses, com foco na formação de governança local e no fortalecimento das associações comunitárias. Durante esse período, foram realizados diagnósticos para identificar necessidades de qualificação, promover oficinas de turismo e artesanato e desenvolver ações voltadas à comercialização.
Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se a precificação, o desenho de experiências turísticas e as visitas técnicas, que contribuíram para aumentar a atratividade e a sustentabilidade dos produtos no mercado. O projeto também incluiu missões de benchmarking e a participação em feiras e salões de turismo em diferentes regiões do país.

