ASN RN
Compartilhe

Lideranças definem eixos estratégicos para projetar Economia do Mar no RN

Encontro promovido pelo Sebrae RN, em Tibau, elegeu turismo sustentável e regenerativo, educação, economia azul e infraestrutura; escolhas marcam nova fase do Projeto Líder – Economia do Mar
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Com o propósito de fortalecer os pequenos negócios e impulsionar o desenvolvimento sustentável da Costa Branca Potiguar, lideranças públicas, privadas e do terceiro setor se reuniram em Tibau, nesta terça-feira (4), no quinto encontro do Projeto Líder – Economia do Mar, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. Denominado “Nossas Possibilidades”, o módulo marcou a nova fase da metodologia de desenvolvimento territorial, com a definição de quatro eixos estratégicos, que servirão de base para as próximas ações: turismo sustentável e regenerativo, educação, economia azul e infraestrutura.

Conduzido pelo facilitador Rômulo Rêgo, o encontro segue até hoje (5), no Restaurante Beach Sea, e consolida as discussões realizadas nas etapas anteriores. A atividade também inicia a construção da agenda de desenvolvimento, que será finalizada até o oitavo encontro, em abril de 2026.

“Chegou o momento de definirmos nossos eixos de atuação estratégicos. Estamos seguindo rigorosamente a metodologia e, a partir de agora, vamos priorizar os vetores capazes de gerar transformações significativas para o território”, destacou Rêgo.

De acordo com o facilitador, os participantes serão distribuídos em grupos temáticos, reunindo especialistas de diferentes áreas para aprofundar o planejamento e propor iniciativas concretas que fortaleçam a região de forma sustentável.

Presente ao encontro, a gestora de Territórios Empreendedores no Nordeste do Sebrae Nacional, Érica Bittencourt, destacou a relevância da metodologia adotada pelo Sebrae, que promove integração entre lideranças públicas, privadas e do terceiro setor para o fortalecimento das vocações locais.

O desenvolvimento territorial precisa ser sustentável e regenerativo. É fundamental compreender as dinâmicas do território e trabalhar de forma integrada, com diferentes eixos estruturantes. Essa agenda que estamos construindo é viva e se renova ao longo do tempo, acompanhando as transformações e novas vocações do território, explicou Érica Bittencourt, gestora de Territórios Empreendedores no Nordeste do Sebrae Nacional.

A gestora reforçou ainda que o objetivo maior da iniciativa é melhorar o ambiente de negócios, fortalecendo micro e pequenas empresas, que são a base da economia nacional, e ampliando o impacto positivo das políticas públicas locais.

“O Sebrae é parceiro desse movimento, mas o protagonismo é das lideranças locais. O desenvolvimento territorial acontece na ponta, e é lá que nascem as transformações duradouras”, completou.

Um dos integrantes do projeto, Marcelo Rosado avalia que as ações desenvolvidas pelo Projeto Líder – Economia do Mar serão um divisor de águas para o desenvolvimento da Costa Branca Potiguar. Segundo o empresário, a participação efetiva de lideranças dos sete municípios que integram o território é decisiva para a obtenção de resultados exitosos.

Marcelo Rosado, integrante do Projeto Líder – Economia do Mar.

“As pessoas que estão participando estão muito motivadas, se doando, e esse envolvimento faz com que a gente perceba que essas pessoas estão comprometidas e irão criar esse movimento necessário para transformar o território. As lideranças, apoiadas pelo Sebrae, estão percebendo as oportunidades para que tenhamos um litoral onde as pessoas possam valorizar e perceber que nossos recursos naturais são suficientes para trazer prosperidade para o povo que mora aqui”, pontua.

A prefeita de Tibau, Lidiane Marques, participou do encontro e celebrou o fato de o município sediar a reunião, que contou com a participação de lideranças de todos os municípios da Costa Branca.

“É uma honra ver nossa cidade recebendo um encontro tão importante, que reúne lideranças, empresários e parceiros em torno de um mesmo propósito: construir juntos um futuro de desenvolvimento sustentável para a região. A economia do mar é uma das maiores forças da Costa Branca, e Tibau tem orgulho de ser parte desse movimento”, afirmou.

O Projeto Líder – Economia do Mar é o terceiro território empreendedor em andamento no Rio Grande do Norte, ao lado do Geoparque Seridó e do Território das Serras do Agreste Potiguar. O próximo encontro envolvendo os municípios da Costa Branca (Tibau, Grossos, Areia Branca, Guamaré, Porto do Mangue, Galinhos e Macau) acontecerá em dezembro, no município de Guamaré.

  • ECONOMIA DO MAR
  • Projeto Líder