O Sebrae no Rio Grande do Norte participa, de até 14 de novembro, da 21ª edição da Feira Nacional do Camarão (FENACAM), realizada no Centro de Convenções de Natal. A instituição marca presença tanto na programação científica do evento quanto na área de exposição, reforçando seu papel de apoio à inovação, à sustentabilidade e ao fortalecimento dos pequenos negócios ligados à cadeia da aquicultura e da pesca.

Dentro da programação técnica, o Sebrae/RN integrou a mesa-redonda do III Workshop da RECARCINA – Rede Nacional de Carcinicultura, com o tema “O papel do Sebrae na Carcinicultura do RN”, realizada em parceria com o SENAR Estadual. O debate reuniu especialistas, produtores e representantes de instituições públicas e privadas para discutir estratégias de desenvolvimento, capacitação e ampliação de mercados para o setor, que segue em franca expansão no estado.
De acordo com os organizadores da FENACAM, a produção de camarão no Brasil atingiu 210 mil toneladas em 2024, representando crescimento de 20% em relação a 2023. A piscicultura também segue em alta, com 968 mil toneladas produzidas e movimentação de R$ 10,2 bilhões, impulsionada por estados como Amapá, Paraná, São Paulo e Bahia.
Selo Feito Potiguar certifica novas empresas
Na última quarta (11), 19 novas empresas receberam o Selo Feito Potiguar, totalizando 200 negócios certificados desde o seu lançamento em abril deste ano. O movimento, articulado pelo Sebrae/RN com o objetivo de valorizar produtos e serviços genuinamente potiguares, conta com a parceria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte e apoio institucional do Governo do RN.

Uma das empresas contempladas foi a Mix Pescados, do empresário Ricardo Campos, instalada em Canguaretama, distante 75 km de Natal. A indústria atua na produção de camarão, peixes e moluscos industrializados. Para ele, o reconhecimento reforça o diferencial competitivo do estado.
“O selo vem para evidenciar o que o nosso estado já possui de diferente em seus produtos comercializados para todo o país. O camarão potiguar, por exemplo, tem coloração mais viva e sabor mais acentuado que o de outros estados. É uma oportunidade ímpar para mostrarmos o grande potencial do que é feito aqui”, destacou o empresário.

A Mix Pescados começou suas atividades em 2009 para atender o comércio local(RN). De acordo com Ricardo, “com a ajuda do Sebrae conseguimos nos qualificar e também adquirir novas certificações que nos possibilitam romper barreiras e expandir nossos produtos em todo território nacional. Nós entregamos ao cliente exatamente o que as legislações e normas sanitárias exigem, tanto em peso correto, quanto em qualidade ofertada” ressaltou.
Durante a cerimônia, o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, ressaltou a importância da certificação como estratégia de fortalecimento da identidade local.
“O Feito Potiguar é um movimento que valoriza a nossa produção e estimula o consumo de produtos regionais, agregando valor e gerando mais renda no estado. A FENACAM é o cenário ideal para celebrar essas conquistas e reafirmar o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento sustentável da cadeia da aquicultura”, afirmou Melo.
Fomento à inovação e ao empreendedorismo
No pavilhão de exposições, o Sebrae/RN mantém um estande interativo, com oficinas, palestras e exposição de produtos do Feito Potiguar, além de atendimento aos empreendedores interessados em capacitação e acesso a novos mercados. As atividades têm foco na sustentabilidade, na diversificação produtiva e na inserção de micro e pequenas empresas na cadeia do agronegócio do mar.
Carcinicultura potiguar em destaque internacional
A FENACAM 2025, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), projeta reunir mais de 7 mil visitantes, 200 expositores e 60 palestrantes nacionais e internacionais, vindos de países como França, Bélgica, Noruega, México, Vietnã, China, Singapura, Equador, Chile e Estados Unidos.
Para o presidente da ABCC e da FENACAM, Itamar Rocha, o evento reflete a força e o protagonismo do Brasil — e, em especial, do Rio Grande do Norte — no cenário mundial da carcinicultura.
“A FENACAM é a vitrine da aquicultura brasileira e reafirma o papel do RN como referência em tecnologia, produtividade e qualidade do camarão cultivado. É um espaço de integração, negócios e aprendizado que impulsiona toda a cadeia produtiva”, destacou Rocha.
Serviço – FENACAM 2025
Local: Centro de Convenções de Natal – Natal/RN
Data: 11 a 14 de novembro de 2025
Programação completa: www.fenacam.com.br/programacao
Realização: Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC)
Empresas que receberam o Selo Feito Potiguar
- Apiários Apimaver – Acari/RN
- Camanor – Canguaretama/RN
- Camar Maricultura RN Ltda – Canguaretama/RN
- Camarão do Sol – Ceará-Mirim/RN
- Costa Branca Fish – Areia Branca/RN
- Engenho Olho D’Água (Cachaça Mipibu) – São José de Mipibu/RN
- Faifs – Parnamirim/RN
- Inpel – Natal/RN
- Martuna – Natal/RN
- Norte Pesca – Natal/RN
- Mix Pescados Ltda – Canguaretama/RN
- Pescados Fish – Natal/RN
- Potiporã – Pendências/RN
- Produmar – Natal/RN
- Sertão Pescados – Mossoró/RN
- Transmar – Natal/RN
- Cardume – Natal/RN – Restaurante
- Grupo Petisqueria – Natal/RN – Restaurante
- Empório Artesano – Caicó/RN – Loja Apoiadora

“O Feito Potiguar é um movimento que valoriza a nossa produção e estimula o consumo de produtos regionais, agregando valor e gerando mais renda no estado. A FENACAM é o cenário ideal para celebrar essas conquistas e reafirmar o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento sustentável da cadeia da aquicultura”, afirmou Melo.