ASN RN Atualização
Compartilhe

Encontro “Artes &´Negócios” celebra o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino na Pinacoteca do Estado

Ação reuniu empreendedoras potiguares para vivências culturais, networking e fortalecimento da rede feminina de negócios
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

A manhã desta terça-feira (19) foi marcada por inspiração, conexões e valorização do protagonismo feminino durante a edição especial Artes & Negócios, promovida pela Comissão de Mulheres do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae e pela Rede Mulher de Valor da CDL Natal, na Pinacoteca do Estado. O evento marca as comemorações do Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e reuniu empresárias, gestoras e lideranças femininas em uma programação que conectou cultura, negócios e troca de experiências. De acordo com o levantamento levantamento Empreendedorismo Feminino no Rio Grande do Norte , publicado em março/25, 42% das empresas no estado têm mulheres como principais sócias, totalizando 118.593 negócios ativos.

Programação

Karen Álvares

As atividades tiveram início às 10h, com uma visita guiada à exposição Feito Potiguar, que apresenta obras e expressões artísticas produzidas no Rio Grande do Norte. As participantes percorreram as salas da Pinacoteca acompanhadas pela mediadores culturais, Karen Álvares, coordenadora do setor educativo da exposição Feito Potiguar e Adriana Lucena, curadora dos produtos Feito Potiguar, mergulhando na pluralidade da arte local e ampliando o repertório criativo a partir do diálogo entre cultura e empreendedorismo.

Em seguida, das 11h às 12h, o grupo participou de um momento de networking e brunch exclusivo. O encontro proporcionou um ambiente acolhedor para compartilhamento de trajetórias, desafios e oportunidades, fortalecendo a presença feminina no ecossistema de negócios potiguar.

Michelle Geppert, diretora da Toli, foi uma das participantes. No mercado há 33 anos, ela avalia o empreender feminino como um desafio.

“Empreender há 33 anos atrás foi ainda mais desafiador do que é hoje. Eu era muito jovem, então eu tinha que me conciliar em tudo realmente, entender de gestão, entender de pessoas, entender de liderança e tudo isso foi um aprendizado e hoje com a evolução também de tecnologias do mundo como um todo. Nós mulheres temos muitos braços, nós somos empreendedoras, nós somos mães, filhas, irmãs, então tudo isso são multifunções que nos tornam muito mulheres mesmo e temos que ter força, equilíbrio e muita perseverança”, avaliou Michelle.

De acordo com as organizadoras, a edição reafirmou a importância de fortalecer espaços de apoio e colaboração entre mulheres, promovendo iniciativas que estimulem o desenvolvimento empresarial e a liderança feminina. “Reunimos mulheres que transformam seus segmentos todos os dias, e nada mais simbólico do que celebrar esta data reforçando conexões reais e enriquecendo nossa visão por meio da arte”, destacou Mona Nóbrega, membro da Comissão de Mulheres do CDE do SEBRAE.

Marcia Kafensztok, da Primar Orgânica foi outra participante que celebrou o encontro e a arte potiguar na exposição. “Esse movimento Feito potiguar é sensacional. Eu tô no Rio Grande do Norte há 40 anos e eu nunca vi o povo daqui enaltecendo as coisas que acontecem aqui, os produtos daqui, então eu já acho esse movimento muito bonito. E você misturar isso com arte, aí dá uma fluorescência, dá um brilho para esse movimento assim muito grande e juntando com o empreendedorismo feminino, então é bacana a gente poder estar participando disso tudo, estar nesse movimento todo aí“.

  • Exposição Feito Potiguar