ASN RN Atualização
Compartilhe

Delegação cubana visita o Sebrae-RN e reforça aproximação para parceria voltada aos pequenos negócios

Representantes do Ministério de Economia e Planejamento de Cuba conhece projetos, metodologias e experiências potiguares em empreendedorismo, energias renováveis e turismo
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Uma delegação do Ministério de Economia e Planejamento de Cuba esteve no Rio Grande do Norte, entre quinta-feira (27) e sábado (29), para conhecer de perto projetos, metodologias e a atuação do Sebrae-RN no apoio aos pequenos negócios. A missão técnica, composta por seis representantes de órgãos estratégicos do governo cubano, integrou um intercâmbio voltado ao desenvolvimento institucional e ao fortalecimento do empreendedorismo no país caribenho.

No primeiro dia no estado, o grupo conheceu a sede do Sebrae-RN, onde recebeu uma visão ampla sobre a missão, os objetivos, o modelo de atuação, os setores atendidos e os principais projetos — tanto estaduais quanto nacionais — incluindo a operação do Polo Sebrae de Energias Renováveis, que tem sede no Rio Grande do Norte. A visita integra um movimento mais amplo de aproximação entre o Sebrae e o governo cubano, que busca fortalecer políticas voltadas a atores econômicos não estatais, realidade regulamentada recentemente pela legislação do país.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou que o avanço da abertura econômica em Cuba torna ainda mais urgente o fortalecimento do segmento de pequenos negócios. “Com a abertura econômica, os investimentos de grandes empresas tendem a crescer — e isso, em muitos casos, amplia a desigualdade entre elas e os micro e pequenos empreendimentos, que são a grande maioria. O governo cubano está criando oportunidades para o setor privado, e essa aproximação com o Brasil faz parte desse movimento”, explicou.

Segundo ele, o plano de trabalho entre Sebrae e governo cubano prevê ações como transferência de metodologias, missões empresariais, encontros de negócios, participação em feiras e intercâmbio técnico. A escolha do Rio Grande do Norte como destino da missão também foi estratégica.

“Viemos mostrando aquilo que fazemos e o que eles poderão adaptar à realidade deles. O RN foi escolhido pela similaridade e pela experiência que temos na cooperação internacional. Já atuamos com África do Sul, Cabo Verde, Guiné-Bissau e outros países, sempre compartilhando metodologias de forma prática”, destacou.

Para o diretor, a missão consolida ajustes finais para que o termo de cooperação entre Sebrae e governo cubano seja firmado. “O acordo já está pré-aprovado. Essa visita serviu para alinharmos pontos práticos e estruturarmos ações que devem começar já no primeiro semestre de 2026. Eles vieram para aprender, mas nós também temos muito a aprender com eles”, afirmou.

Intercâmbio em foco

Segundo Ludmila Castro, analista da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae Nacional, a missão representa um avanço importante no diálogo iniciado há alguns anos. “Essa primeira vinda dos cubanos ao Brasil é justamente para conhecer o que nós, como Sebrae, fazemos, atuamos, quais são os tipos de serviços e soluções que oferecemos aos nossos clientes”, explicou. Antes da etapa no RN, a comitiva esteve por três dias em Brasília, aprofundando-se na visão nacional sobre políticas públicas para pequenos negócios.

A diretora de Planejamento Anual do Ministério de Economia e Planejamento de Cuba, Yesmin Izquierdo, agradeceu a receptividade e destacou a relevância do intercâmbio.

“A experiência de vocês sempre será muito bem-vinda para nós. O Sebrae nos acolheu, nos mostrou suas melhores práticas e nos ensina metodologias que podem transformar os pequenos negócios em nosso país. Isso pode dar comida ao povo, gerar energia, criar empregos, oferecer oportunidades e qualidade de vida. Ficaremos eternamente agradecidos. Este é apenas o início de muitas outras experiências”, afirmou Yesmin Izquierdo.

O Mercado da Agricultura Familiar foi um dos pontos de visita.

Após a agenda em Natal, a missão seguiu com uma série de visitas técnicas entre sexta (28) e sábado (29), percorrendo diferentes regiões do estado. Em Santa Cruz, as representantes conheceram a produção de avicultura na zona rural, um coletivo de artesanato e o Santuário de Santa Rita de Cássia. Em Tibau do Sul, acompanharam iniciativas ligadas à produção de ostras, camarões e peixes, além do trabalho da Aproostra no flutuante local e uma visita à Praia da Pipa. A programação incluiu ainda a produção de mel em Nísia Floresta, o Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, encerrando com uma visita ao Mercado da Agricultura Familiar, com apresentação de cooperativas.