Natal – Um dia inteiro para promover conexões e troca de experiências entre startups sobre o ecossistema inovador e os desafios desse mercado. Assim foi a nona edição do Startup Day no Rio Grande do Norte, que realizou atividades por todo o estado. O evento, promovido pelo Sebrae em todo o país, teve programações em várias cidades do interior do RN, além da capital. Em Natal, as ações ocorreram no Sebraelab e no campus da Universidade Estadul do RN (UERN), localizado na Zona Norte. A mobilização no RN conectou mais de 1,5 mil participantes em torno de palestras, bate papos e interações com especialistas do ecossistema de inovação local e vindos de diversas partes do país.
O gestor do Projeto de Startups do Sebrae-RN, Carlos von Sohsten, e a analista técnica, Jéssica Sena apresentaram o GO!RN 2023 que acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro no Centro de Convenções de Natal. O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, fez um pronunciamento online para as 110 cidades brasileiras que realizaram o Startup Day e destacou que o evento é uma demonstração de muita força da startups, conectando todo o ecossistema às oportunidades, lembrando que a programação é para todos os níveis de maturidade de startups, desde a ideação, tração, validação e operação dos negócios. “A inovação é um dínamo, que gera força e diferenciação para os negócios e a economia do Brasil, capaz de nos ajudar a superar muitos dos desafios e tornar a vida melhor, tanto para as pessoas e como para o meio ambiente”, afirma Quick.
O palestrante cearense Ângelo Vieira Jr., referência em Inovação e Transformação de Negócios, foi um dos destaques da nona edição do Startup Day. Ele apresentou um modelo de gestão inovador para negócios inovadores, o XM – Experience Management. Ângelo Vieira Jr. explica que a customização da experiência tem avançado bastante nos negócios brasileiros, com desdobramentos que revelam um cliente que ajuda a construir essa jornada, que ajuda a direcionar os produtos e serviços, tornando-se um dos atores principais dessa estratégia.
“A partir daí, a gente começa a observar o empoderamento da experiência dentro da própria empresa para refletir nesse consumidor final. Ou seja, a usabilidade da experiência nos produtos para que se torne cada vez mais usual e fácil de traduzir, para que esse cliente entenda o que a gente tem”, explica Ângelo Vieira Jr.
Sobre enxergar o futuro ou “futuros”, como o próprio Ângelo enfatiza, começa uma nova era de hiper costumização, podendo entender o consumidor não apenas com dados superficiais, mas chegando no detalhe do detalhe desse consumidor. “Como construir modelos de gestão que são inovadores e com negócios cada vez mais inovadores? Essa é a grande questão”. O palestrante destacou que a tecnologia progride a um ritmo exponencial e arrasta a sociedade junto com ela, mas as pessoas e organizações progridem a um ritmo logarítmico.
Desafios no cenário das startups

Segundo Vieira, há dois grandes desafios no cenário da economia digital para as startups. O primeiro é como entender o que os negócios falam. “Nesse processo de transformação digital há um Gap muito grande que é que as empresas tradicionais não entendem o que as startups vendem e as startups muitas vezes não conseguem se comunicar com os negócios tradicionais que existem, devido a linguagem diferente e mundos diferentes. Estamos falando de empresas que estão acordando para esse processo de transformação digital e do outro lado existem as startups que já nasceram nessa economia digital. Existe uma lacuna que a gente precisa tentar conectar. Esse é um desafio muito importante”, reconhece.
Quanto ao segundo desafio, Ângelo Vieira afirma que, olhando para a experiência do cliente, que de um lado precisa resolver tudo em poucos cliques e do outro está a segurança da informação, que requer validação das informações e mais cuidados com ataques cibernéticos. “Então, como é que podemos construir experiências que são inovadoras e que ao mesmo tempo oferecem segurança de dados e que, de fato, o que é justo e necessário para construirmos essa segurança”, conclui o palestrante.


